12 lugares lindos pra conhecer no Peru (as paisagens e cidades mais bonitas, além de Machu Picchu)

Às vezes acho que Machu Picchu é um herói e ao mesmo tempo um vilão pro turismo do Peru. Herói porque atrai uma quantidade enorme de gente pro país, e vilão porque cega muitos turistas pra outros lugares no Peru, tão lindos quanto.

Compartilho então essa lista com 12 cidades lindas ou paisagens deslumbrantes do país, que valem muito a visita. Machu Picchu é apenas um, entre tantos lugares lindos que o Peru tem pra te oferecer.

12 lugares lindos que você pode conhecer no Peru

Como já disse antes em “Amor é uma coisa que a gente nem precisa justificar, mas aqui vão uns 57 motivos pra amar o Peru”, esse país é surpreendente, e tem muito, mas muito lugar bonito mesmo. Bora confirmar isso de uma vez por todas agora.

Oásis de Huacachina

O primeiro motivo pra conhecer o Oásis de Huacachina já tá no nome: é um oásis, diacho. Quem não quer conhecer um oásis na vida? Quando descobri que existia um oásis logo “ali do lado”, imediatamente coloquei na lista de “lugares que quero desesperadamente conhecer no Peru”.

Oásis de Huacachina, um dos muitos lugares lindos do Peru para conhecer.jpg

E valeu muito a pena.

Huacachina é um destino muito divertido, talvez o mais divertido no Peru (eu diria até que o ponto forte do deserto é a diversão e emoção que ele proporciona, mais do que a beleza do oásis).

Essa emoção toda se dá muito por conta do sandboard que aquelas dunas gigantescas proporcionam (as dunas em Huacachina realmente são enormes!), ou, se você não quiser ou não puder fazer sandboard, no passeio nos carros areneros, que também já é maneiríssimo.

View this post on Instagram

Em tese essa sou eu refletindo sobre a vida no deserto peruano enquanto o sol se põe poeticamente entre as dunas. Na realidade o que eu tava "refletindo sobre a vida" era "será que eu devia melhorar a postura pra sair bem nessa foto". Daí que a gente vê como Instagram é uma grande farsa: minha postura não é ereta assim normalmente nem ferrando, a foto não foi espontânea e nem no Peru eu tô enquanto posto isso agora _ (Mas Huacachina é bem bonito mesmo, isso não foi farsa, coloca na sua lista de lugares pra conhecer e/ou voltar. Lá você vai fazer o sandboard mais divertido da sua vida descendo dunas gigantescas, comer muito bem a preços muito baratos, e se hospedar entre essas dunas enormes a um preço não tão terrível… Tem post sobre no 1viagem2visoes.com… como não amar o Peru?) _ #1viagem2visoesPeru #sourbbv #mochileirosgrupofechado #naestradacomasminas #revistaqualviagem #idlatino #1viagem2visoes _ Coloquei a foto inteira nos stories porque o Instagram é sem vergonha e não deixa colocar foto vertical direitinho (na original eu tô fazendo propaganda da @reebokbrasil, me patrocina que eu faço mais, reebok)

A post shared by 1 viagem, 2 visões (@1viagem2visoes) on

E Huacachina também é um destino barato e sem grandes complicações pra ir, partindo de Lima). Falei mais sobre isso aqui em: Oásis de Huacachina, comer muita areia vale a pena.

Arequipa

Arequipa muito possivelmente é a cidade mais bonita do Peru.  Daí você se pergunta (eu me perguntei também), “mas se é a cidade mais bonita do Peru, por que raios eu nunca ouvi falar tanto assim dela?”

cidades mais lindas do Peru pra conhecer katari hotel em Arequipa.jpg
como pode um lugar desse não ser tão conhecido? olha essa catedral lindona, rodeada de vários vulcões mais lindões ainda (foto do Hotel Katari, que é provavelmente o melhor de Arequipa)

E a resposta, também muito possivelmente, é: “porque quase todo mundo que vai pro Peru só quer saber de Machu Picchu”. Logo, como Arequipa fica meio fora da rota “machu picchuana”, a cidade é deixada de lado por muitos.

Viajantes costumam conhecer só Cusco, Machu Picchu, Lima (e conhecem Lima na marra, já que os vôos costumam necessariamente passar pela capital), os arredores disso aí, e não muito mais que isso. Não é culpa deles: a divulgação é pouca, e Arequipa não fica exatamente perto de nenhum desses destinos.

Daí deixam de descobrir uma cidade realmente linda, rodeada de vulcões suntuosos e uma natureza deslumbrante, e a Plaza de Armas mais bonita do Peru e quiçá da América Latina:

E apesar de Arequipa não ficar perto dos destinos mais visitados, você encontra vôos de Lima ou Cusco pra Arequipa a bons preços, a um pouquinho mais de 1 hora de distância. É bem fácil de ir!

Se quiser ler o relato e ver as fotos de Arequipa, chega aqui: Arequipa, a danada de bonita.

E de Arequipa você ainda pode seguir pro destino a seguir (não é exatamente perto, mas dos destinos listados aqui, Arequipa é o ponto mais próximo:)

Puno

Puno é sua base pra conhecer o Lago Titicaca no Peru – o maior lago da América Latina. Só olhei ele do avião, e já fiquei impressionada. Parecia uma cidade inteira, de tão grande. E não à toa “cidades” se formam ao redor do lago (e em cima).

Além de enorme, o que vi lá de cima também me deixou embasbacada por ser tão azul e tão bonito. E é toda uma cultura completamente diferente que se forma com base naquele lago gigante azul, algo sempre fascinante de se observar.

lugares mais lindos do Peru para conhecer lago titicaca puno.jpg

A altitude em Puno, no entanto, pode dar uma “estragadinha” na sua viagem (sap: você pode passar mal e botar as tripas pra fora). Coma pouco, pegue leve em tudo, faz tudo com calma.  Até porque você vai estar de férias.

Tem esse problema do mal da altitude em vários destinos do Peru (e eu passei mal até na Colômbia, num destino mais baixo – se quiser ler o relato reclamão, tá aqui: “Bogotá ou “não tô conseguindo respirar”), então vou até fazer um resumo em cada um dos destinos aqui dizendo se tem altitude ou não.

Valle del Colca

Um dos muitos lugares lindos e subvalorizados do Peru é o Valle sagrado del Colca, que é tão bonito e impressionante que acho que descrevo melhor com: quase chorei quando vi o Valle pela primeira vez. Falei até sobre isso nesse post do instagram aqui:

View this post on Instagram

Um dos grandes erros que cometi na vida foi comprar esse casaco em uma cor tão chamativa "azul Smurf", porque agora toda vez que posto uma foto em destino frio ele se repete, e fica na cara que só tenho um casaco (acho que vou criar até uma hashtag pra isso também, #1viagem2visoescasacoazul) _ Erros à parte, essa foto foi tirada em um dos maiores acertos da minha vida, que foi conhecer o Valle del Colca no Peru… Eu nunca tinha visto algo tão lindo e quase chorei quando cheguei nesse lugar… Minha boca não fechava (dava pra jogar uns 15 pudins nela). Se puder, encaixe essa lindeza no seu roteiro no Peru (preferencialmente na primavera, no inverno deve ser uma desgraça de frio e as cores do vale ficam menos intensas). Depois me conta se valeu a pena! _ #1viagem2visoesPeru #1viagem2visoes

A post shared by 1 viagem, 2 visões (@1viagem2visoes) on

O seu ponto de partida pra conhecer o Valle del Colca é Arequipa, aquela cidade lindíssima do tópico 2 que já valeria a pena conhecer de toda forma. Ou seja, o Valle del Colca é um passeio win/win.

Escrevi mais sobre como é o passeio aqui em: Valle del Colca, a coisa mais bonita que já vi na vida (como chegar, o que levar e outras dicas).

Durante a primavera o Vale do Colca ganha um tom de verde muito vivo e muito lindo, e lá você também pode contemplar o voo do Condor, em um dos cânions mais altos do mundo inteirinho.

Destaquei o ponto da primavera porque durante o inverno o Vale do Colca não fica tão bonito. E isso é algo que torna o Valle incompatível com a maioria das viagens pro Peru: muita gente visita o Peru durante o inverno, porque é uma época mais propícia pra conhecer Machu Picchu. Daí a pessoa não veria um Valle del Colca tão verde e tão bonito, e também vê Lima sempre com um céu muito nublado e sem graça… E falando em Lima…

Lima

Lima vai entrar nessa lista como algo óbvio e também como uma boa notícia.

É algo óbvio porque você vai conhecer Lima de toda forma, já que 99,9% dos vôos passam por lá, seja na ida, seja na volta, e todo mundo aproveita essa breve conexão pra passear um pouquinho pela capital.

E é uma boa notícia porque Lima realmente é uma cidade bacana, com muitas coisas bonitas pra ver, fazer e COMER, principalmente… a comida peruana é sensacional e em Lima você pode comer à vontade porque não tem altitude pra te fazer passar mal (como em Cusco, Arequipa, Puno).

View this post on Instagram

Esse foi o pôr do sol que assisti no primeiro dia no Peru, em Lima, e enquanto essa foto era tirada, eu tava (justificadamente) com a maior cara de bocózinha encantada do mundo. Desde esse primeiro dia aí, até o último, o Peru me fascinou de uma forma, que já tô até repetitiva toda vez que digo: se você puder, vá pro #Peru. Se já foi, volte um dia, porque sem dúvida ainda deve ter mais coisa incrível pra gente ver. Foi uma das melhores viagens, se não a melhor da minha vida, e embora estar em boa companhia também definitivamente tenha ajudado, esse país é realmente um dos mais fascinantes do mundo! ⏩ This was the first sunset I watched in Peru, @Lima, and while the picture was being taken I had a ridiculously huge smile on my face. Since that first day, until the very end, this country captured me in a way it makes me boring everytime I repeat (and I repeat a lot…): If you can, #VisitPeru! This is one of the most fascinating countries in the world, and gave me one of the best trips of my life, if not the best! #1viagem2visoesPeru #1viagem2visoes

A post shared by 1 viagem, 2 visões (@1viagem2visoes) on

Além disso, achei Lima uma cidade muito barata (se você já foi, manda nos comentários o que achou): a comida é muito barata, a hospedagem em pontos muito bons (Miraflores, por exemplo) não tem preços exorbitantes e até o preço dos táxis é negociável (você negocia o preço de tudo em Lima, na verdade).

E se quiser comprar bugiganga do Peru e lembrancinha de viagem, você vai se esbaldar com os preços baixos (também negociáveis, sempre dá pra pechinchar) no Mercado Inca e no Inka Plaza, que mencionei aqui nessa lista de “O que fazer em Lima além de se esbaldar de tanto comer – 15 passeios bonitos na cidade“.

Huaraz

Huaraz é uma cidade bem pequenininha, sem muita estrutura e que já foi muito castigada por terremotos no Peru. “Por que raios eu deveria conhecer Huaraz então?”, você se pergunta. E eu respondo com uma foto da wikipedia:

laguna 69 em huaraz, um dos muitos lugares lindos no peru.jpg
Essa coisa linda se chama Laguna 69. Pra conhecer ela, seu ponto de partida é Huaraz

Huaraz na verdade é sua base e ponto de partida pra diversos cenários lindos assim, que ficam todos na região de Ancash no Peru. Nessa região você vai ver muitos lagos embasbacantes rodeados de montanhas nevadas, porque é por ali que ficam as cordilheiras peruanas, que degelam e formam lagos de cores tão lindas rodeados de montanhas branquinhas.

Cabe ressaltar, novamente, que lá tem altitude, e as trilhas são puxadas, então você precisa se aclimatar antes. Não vai dar uma de highlander querendo chegar lá e já trilhar no primeiro dia.

Machu Picchu

Colocar Machu Picchu numa lista de “lugares pra conhecer no Peru” é quase um pleonasmo. Só vou colocar aqui por protocolo e pra encher linguiça, porque mesmo se não estivesse nessa lista, 99,9% dos viajantes querem ir no Peru pra conhecer Machu Picchu mesmo.

Tenha em mente antes de ir pra Machu Picchu:

  • Tem altitude. Cuidado pra não passar mal, se aclimata antes.
  • Não é um destino barato.
  • É necessário se programar/comprar ingressos com antecedência.
  • Opções de hospedagem esgotam bem antes das datas. Reserve com antecedência também.

E claro, já que você vai pra Machu Picchu, não deixa de conhecer a cidade a seguir (nem tem como deixar, na verdade)…

Cusco

Tenho a impressão que todo mundo que vai pra Machu Picchu volta mais impressionado com Cusco do que com Machu Picchu mesmo. Porque de Machu Picchu todo mundo já espera a lindeza e magia absoluta, mas de Cusco ninguém espera tanta coisa. Daí chega lá e descobre que é uma cidade linda, totalmente diferente de tudo que já viu.

cusco uma das cidades lindas do peru pra conhecer.jpg

E de Cusco você pode fazer um tour pro outro lugar lindo a seguir:

Rainbow Mountain

A Montanha arco-íris era semi-desconhecida até não muito tempo atrás, mas viralizou depois de uns posts no instagram que mostravam fotos lindas nesse lugar inusitado.

rainbow mountain no peru um dos muitos passeios saindo de cusco

O passeio pra lá sai de Cusco, então você já pode aproveitar pra fazer Machu Picchu, Rainbow Mountain e Cusco de uma vez, os 3 lugares lindos acima.

Paracas

Paracas tem 2 lugares bacanas pra te oferecer: a Reserva de Paracas (que vai te permitir ver um deserto que encontra o mar), e as Islas Ballestas, que falo a seguir.

Sobre o deserto encontrando o mar, acho que uma imagem fala melhor que 1700 palavras, então vou só jogar uma foto explicativa:

reserva de paracas e candelabro, um dos lugares lindos no peru.jpg

Por sinal, esse candelabro desenhado na areia é um dos muitos detalhes místicos e misteriosos do Peru. Ninguém sabe como ele foi parar aí e como o vento nunca tira ele daí. Ele é enorme e impressionante, como as linhas de Nazca, que também merecem menção nessa lista.

Linhas de Nasca

Pra ver as famosas linhas de Nasca (ou Nazca? Se você souber o jeito certo de escrever manda nos comentários!) você vai ter que fazer um passeio de avião, já que elas são bem grandes e só são bem visualizadas láá do alto.

lugares lindos do peru lineas de nasca ou linhas de nazca
um dos geoglifos

O passeio não é barato, porque afinal, é um passeio de avião, e não sei quando passeios de aviões são baratos. Acho que nunca. Mas se você estiver bem duro, dá pra ver algumas subindo mirantes.

Nazca fica a umas 6 horas de distância de ônibus de Lima, e a um pouco mais de 2 horas de distância de Huacachina ou Paracas. Logo, querendo conhecer essas linhas misteriosas no deserto, valeria a pena fazer um itinerário que envolvesse Lima, Huacachina, Paracas e depois Nazca.

E já que falei de Paracas, vamos falar do outro destino maneiríssimo que você pode conhecer lá:

Islas Ballestas

Ilhas habitadas só por animais. Pelicanos, lobos-marinhos, golfinhos, pinguins e muitos outros. Isso bastou pra me convencer a ir pras Islas Ballestas, e achei que valeu totalmente a pena.

lugares mais bonitos do peru islas ballestas em paracas

Mas se a própria descrição ainda não te convenceu, recomendo a leitura de: Como chegar nas Islas Ballestas? E vale a pena encaixar esse passeio no roteiro no Peru?

Por enquanto termino aqui a lista (mas vou aumentar já já, quer apostar quanto?). Se quiser recomendar mais lugares lindos no Peru (ou compartilhar sua experiência em um desses), fica à vontade nos comentários! E até o próximo post!

 

 

5 comentários sobre “12 lugares lindos pra conhecer no Peru (as paisagens e cidades mais bonitas, além de Machu Picchu)

  1. Que lugares lindos, dá vontade de ir pro Peru agora mesmo! Quando estive lá, atravessei da Bolívia para o Peru de ônibus, passei por Puno e segui para Cusco e Machu Picchu. Na volta passei algumas horas em Lima. Com certeza preciso conhecer os outros lugares. Lindas fotos! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s