Às vezes acho que Machu Picchu é um herói e ao mesmo tempo um vilão pro turismo do Peru. Herói porque atrai uma quantidade enorme de gente pro país, e vilão porque cega muitos turistas pra outros lugares no Peru, tão lindos quanto.
Compartilho então essa lista com 12 cidades lindas ou paisagens deslumbrantes do país, que valem muito a visita. Machu Picchu é apenas um, entre tantos lugares lindos que o Peru tem pra te oferecer.
12 lugares lindos que você pode conhecer no Peru
Como já disse antes em “Amor é uma coisa que a gente nem precisa justificar, mas aqui vão uns 57 motivos pra amar o Peru”, esse país é surpreendente, e tem muito, mas muito lugar bonito mesmo. Bora confirmar isso de uma vez por todas agora.
Oásis de Huacachina
O primeiro motivo pra conhecer o Oásis de Huacachina já tá no nome: é um oásis, diacho. Quem não quer conhecer um oásis na vida? Quando descobri que existia um oásis logo “ali do lado”, imediatamente coloquei na lista de “lugares que quero desesperadamente conhecer no Peru”.

E valeu muito a pena.
Huacachina é um destino muito divertido, talvez o mais divertido no Peru (eu diria até que o ponto forte do deserto é a diversão e emoção que ele proporciona, mais do que a beleza do oásis).
Essa emoção toda se dá muito por conta do sandboard que aquelas dunas gigantescas proporcionam (as dunas em Huacachina realmente são enormes!), ou, se você não quiser ou não puder fazer sandboard, no passeio nos carros areneros, que também já é maneiríssimo.
E Huacachina também é um destino barato e sem grandes complicações pra ir, partindo de Lima). Falei mais sobre isso aqui em: Oásis de Huacachina, comer muita areia vale a pena.
Arequipa
Arequipa muito possivelmente é a cidade mais bonita do Peru. Daí você se pergunta (eu me perguntei também), “mas se é a cidade mais bonita do Peru, por que raios eu nunca ouvi falar tanto assim dela?”

E a resposta, também muito possivelmente, é: “porque quase todo mundo que vai pro Peru só quer saber de Machu Picchu”. Logo, como Arequipa fica meio fora da rota “machu picchuana”, a cidade é deixada de lado por muitos.
Viajantes costumam conhecer só Cusco, Machu Picchu, Lima (e conhecem Lima na marra, já que os vôos costumam necessariamente passar pela capital), os arredores disso aí, e não muito mais que isso. Não é culpa deles: a divulgação é pouca, e Arequipa não fica exatamente perto de nenhum desses destinos.
Daí deixam de descobrir uma cidade realmente linda, rodeada de vulcões suntuosos e uma natureza deslumbrante, e a Plaza de Armas mais bonita do Peru e quiçá da América Latina:
E apesar de Arequipa não ficar perto dos destinos mais visitados, é bem fácil de ir! Você encontra vôos de Lima ou Cusco pra Arequipa a bons preços, a um pouquinho mais de 1 hora de distância.
Se quiser ler o relato e ver as fotos de Arequipa, chega aqui: Arequipa, a danada de bonita.
Lá tem até um mosteiro incrível, que é uma “cidade dentro de outra”, onde monjas vivem em completo isolamento desde 1600:
E de Arequipa você ainda pode seguir pro destino a seguir (não é exatamente perto, mas dos destinos listados aqui, Arequipa é o ponto mais próximo:)
Puno
Puno é sua base pra conhecer o Lago Titicaca no Peru – o maior lago da América Latina. Só olhei ele do avião, e já fiquei impressionada. Parecia uma cidade inteira, de tão grande. E não à toa “cidades” se formam ao redor do lago (e em cima).
Além de enorme, o que vi lá de cima também me deixou embasbacada por ser tão azul e tão bonito. E é toda uma cultura completamente diferente que se forma com base naquele lago gigante azul, algo sempre fascinante de se observar.
A altitude em Puno, no entanto, pode dar uma “estragadinha” na sua viagem (sap: você pode passar mal e botar as tripas pra fora). Coma pouco, pegue leve em tudo, faz tudo com calma. Até porque você vai estar de férias.
Tem esse problema do mal da altitude em vários destinos do Peru (e eu passei mal até na Colômbia, num destino mais baixo – se quiser ler o relato reclamão, tá aqui: “Bogotá ou “não tô conseguindo respirar”), então vou até mencionar em cada um dos destinos aqui se tem altitude ou não.
Arequipa que mencionei acima, por exemplo, também já pode te causar algum desconforto, porque fica a mais de 2300 metros de altitude. E vamos falar agora de outro destino alto e lindo…
Valle del Colca
Um dos muitos lugares lindos e subvalorizados do Peru é o Valle sagrado del Colca, que é tão bonito e impressionante que acho que descrevo melhor com: quase chorei quando vi o Valle pela primeira vez. Falei até sobre isso nesse post do instagram aqui:
O seu ponto de partida pra conhecer o Valle del Colca é Arequipa, aquela cidade lindíssima do tópico 2 que já valeria a pena conhecer de toda forma. Ou seja, o Valle del Colca é um passeio win/win.
Escrevi mais sobre como é o passeio aqui em: Valle del Colca, a coisa mais bonita que já vi na vida (como chegar, o que levar e outras dicas).
Durante a primavera o Vale do Colca ganha um tom de verde muito vivo e muito lindo, e lá você também pode contemplar o voo do Condor, em um dos cânions mais altos do mundo inteirinho.
Destaquei o ponto da primavera porque durante o inverno o Vale do Colca não fica tão bonito. E isso é algo que torna o Valle incompatível com a maioria das viagens pro Peru: muita gente visita o Peru durante o inverno, porque é uma época mais propícia pra conhecer Machu Picchu.
Daí a pessoa não veria um Valle del Colca tão verde e tão bonito, e também vê Lima sempre com um céu muito nublado e sem graça… E falando em Lima…
Lima
Lima vai entrar nessa lista como algo óbvio e também como uma boa notícia.
É algo óbvio porque você vai conhecer Lima de toda forma, já que 99,9% dos vôos passam por lá, seja na ida, seja na volta, e todo mundo aproveita essa breve conexão pra passear um pouquinho pela capital.
E é uma boa notícia porque Lima realmente é uma cidade bacana, com muitas coisas bonitas pra ver, fazer e COMER, principalmente… a comida peruana é sensacional e em Lima você pode comer à vontade porque não tem altitude pra te fazer passar mal (como em Cusco, Arequipa, Puno).
Além disso, achei Lima uma cidade muito barata (se você já foi, manda nos comentários o que achou): a comida é muito barata, a hospedagem em pontos muito bons (Miraflores, por exemplo) não tem preços exorbitantes e até o preço dos táxis é negociável (você negocia o preço de tudo em Lima, na verdade).
E se quiser comprar bugiganga do Peru e lembrancinha de viagem, você vai se esbaldar com os preços baixos (também negociáveis, sempre dá pra pechinchar) no Mercado Inca e no Inka Plaza, que mencionei aqui nessa lista de “O que fazer em Lima além de se esbaldar de tanto comer – 15 passeios bonitos na cidade“.
Huaraz
Huaraz é uma cidade bem pequenininha, sem muita estrutura e que já foi muito castigada por terremotos no Peru. “Por que raios eu deveria conhecer Huaraz então?”, você se pergunta. E eu respondo com uma foto da wikipedia:

Huaraz na verdade é sua base e ponto de partida pra diversos cenários lindos assim, que ficam todos na região de Ancash no Peru.
Nessa região você vai ver muitos lagos embasbacantes rodeados de montanhas nevadas, porque é por ali que ficam as cordilheiras peruanas, que degelam e formam lagos de cores tão lindas rodeados de montanhas branquinhas.
Cabe ressaltar, novamente, que lá tem altitude, e as trilhas são puxadas, então você precisa se aclimatar antes. Não vai dar uma de highlander querendo chegar lá e já trilhar no primeiro dia.
Machu Picchu
Colocar Machu Picchu numa lista de “lugares pra conhecer no Peru” é quase um pleonasmo. Só vou colocar aqui por protocolo e pra encher linguiça, porque mesmo se não estivesse nessa lista, 99,9% dos viajantes querem ir no Peru só pra conhecer Machu Picchu mesmo.
Tenha em mente antes de ir pra Machu Picchu:
- Tem altitude. Cuidado pra não passar mal, se aclimata antes.
- Não é um destino barato.
- É necessário se programar/comprar ingressos com antecedência.
- Opções de hospedagem esgotam bem antes das datas. Reserve com antecedência também.Afinal, a gente tá falando do destino mais cobiçado do país todo.
E claro, já que você vai pra Machu Picchu, não deixa de conhecer a cidade a seguir (nem tem como deixar, na verdade)…
Cusco
Tenho a impressão que todo mundo que vai pra Machu Picchu volta mais impressionado com Cusco do que com Machu Picchu mesmo. Porque de Machu Picchu todo mundo já espera a lindeza e magia absoluta, mas de Cusco ninguém espera tanta coisa. Daí chega lá e descobre que é uma cidade linda, totalmente diferente de tudo que já viu.

E de Cusco você pode fazer um tour pro outro lugar lindo a seguir:
Rainbow Mountain
A Montanha arco-íris era semi-desconhecida até não muito tempo atrás, mas viralizou depois de uns posts no instagram que mostravam fotos lindas nesse lugar inusitado.

O passeio pra lá sai de Cusco, então você já pode aproveitar pra fazer Machu Picchu, Rainbow Mountain e Cusco, os 3 lugares lindos de uma vez.
Paracas
Paracas tem 2 lugares bacanas pra te oferecer: a Reserva de Paracas (que vai te permitir ver um deserto que encontra o mar), e as Islas Ballestas, que falo a seguir, pra não dar spoilers.
Sobre o deserto encontrando o mar, acho que uma imagem fala melhor que 1700 palavras, então vou só jogar uma foto explicativa:

Por sinal, esse candelabro desenhado na areia é um dos muitos detalhes místicos e misteriosos do Peru. Ninguém sabe como ele foi parar aí e como o vento nunca tira ele daí. Ele é enorme e impressionante, como as linhas de Nazca, que também merecem menção nessa lista.
Linhas de Nasca
Pra ver as famosas linhas de Nasca (ou Nazca? Se você souber o jeito certo de escrever manda nos comentários!) você vai ter que fazer um passeio de avião, já que elas são bem grandes e só são bem visualizadas láá do alto.

O passeio não é barato, porque afinal, é um passeio de avião, e não sei quando passeios de aviões são baratos. Acho que nunca. Mas se você estiver duro (e eu compactuo disso), dá pra ver algumas subindo mirantes.
Nazca fica a umas 6 horas de distância de ônibus de Lima, e a um pouco mais de 2 horas de distância de Huacachina ou Paracas.
Logo, querendo conhecer essas linhas misteriosas no deserto, valeria a pena fazer um itinerário que envolvesse Lima, Huacachina, Paracas e depois Nazca.
E já que falei de Paracas, vamos falar do outro destino maneiríssimo que você pode conhecer lá:
Islas Ballestas
“Ilhas habitadas só por animais”. Pelicanos, lobos-marinhos, golfinhos, pinguins e muitos outros. Essa descrição bastou pra me convencer a ir pras Islas Ballestas, e achei que valeu totalmente a pena.
Mas se a própria descrição ainda não te convenceu, recomendo a leitura de: Como chegar nas Islas Ballestas? E vale a pena encaixar esse passeio no roteiro no Peru?
Por enquanto termino aqui a lista (mas vou aumentar já já, quer apostar quanto?). Se quiser recomendar mais lugares lindos no Peru (ou compartilhar sua experiência em um desses), fica à vontade nos comentários! E até o próximo post!
Fique agora com esse vídeo mais aleatório do mundo com dicas de viagem do Peru em ASMR (???), que espero que te ajude a rir, ou a relaxar, ou a montar seu roteiro no Peru:
O 1 viagem, 2 visões também tá no instagram, facebook e youtube!
Super concordo c vc.
Peru é muito mais q Machu Picchu.
E achei Cusco muito mais surpreendente tb.
Esperando Mariana crescer um pouco mais pra fazer uns 30 dias de Peru!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Putz, 30 dias de Peru vai ser SENSACIONAL! Certeza que vai conhecer muito lugar lindo! Cresce logo, Marianaaa (e me carrega na mochila)!!! Hahahaha
CurtirCurtir
Que lugares lindos, dá vontade de ir pro Peru agora mesmo! Quando estive lá, atravessei da Bolívia para o Peru de ônibus, passei por Puno e segui para Cusco e Machu Picchu. Na volta passei algumas horas em Lima. Com certeza preciso conhecer os outros lugares. Lindas fotos! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muuito obrigada, feliz que te inspirou! E seu roteiro foi muito bom! Cê chegou a passar mal com a altitude em Puno (é pior que em Cusco, né)? Um beijo e obrigada pela leitura e o comentário querido!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não passei mal com a altitude em nenhum dos dois. Mas em compensação tive uma infecção intestinal em Cusco kkkk. Consegui me recuperar a tempo de seguir para Machu Picchu. Beijão.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gosto muito da forma leve que você escreve, parece que estamos vivendo a viagem junto contigo hahaha
Você acha que vale a pena reservar com antecedência hostels? Eu vou em Julho pro Peru, mas vou sair do Paraná e pegar ônibus até Corumbá e atravessar a Bolívia para chegar em Cusco (ou seja várias variáveis então é dificil programar datas certas kkkkk) vou passar cerca de 20 dias no Peru 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que coisa boa ler seu comentário, Gabriel, baita incentivo! Então, acho que reservar com antecedência é recomendável, especialmente se você tiver gostado de um lugar e fizer questão de ficar nele, ainda mais em julho que é um mês lotado por lá. E 20 dias é um período ótimo, vai dar pra curtir muito lugar lindo! Muito obrigada pelo comentário e volte sempre por aqui, depois me conta como foi a viagem pelo Peru (tem mais dicas do Peru listadas aqui: https://1viagem2visoes.com/category/peru/ e da Bolívia aqui: https://1viagem2visoes.com/category/bolivia/)
CurtirCurtir
Já estive no Peru, e sempre tive vontade de retornar, fiquei apaixonado pelo país. Agora lendo seus relatos tão bem descritos e apaixonantes, já vou fazer um roteiro baseado em suas informações. Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que comentário gostoso de ler, muito obrigada, Leonardo! Volte sempre por aqui e me conte se o roteiro deu certo e como foi a segunda viagem! O Peru realmente vale o retorno!
CurtirCurtir
Dezembro deste ano vou realizar meu sonho de conhecer Cusco e Macchu Picchu..dizem que é realmente lindo e vou ver de perto essas maravilhas de lugares no Peru.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei seu blog, super informante e engraçado
CurtirCurtido por 1 pessoa
E eu amei seu comentário, muito obrigada, Thaís! Volte sempre por aqui!
CurtirCurtir
Adorei suas dicas, Quanto você acha que seria gasto para conhecer Puno ,Arequipa, Vale De Colca, além é claro de Lima, Machu Pichu e Cusco, no mês de janeiro em duas mulheres ficando hospedadas em hostel? Desculpa a dúvida mas tenho muita vontade de conhecer o Peru, mas não tenho a menor ideia de custos, pois nunca fiz nenhuma viagem para fora do país , além da Argentina. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Ionice! Não sei exatamente o valor que daria, mas fica tranquila que não deve sair muito cara se vocês vão ficar em hostel, e ainda devem rachar refeições, passeios, locomoção e etc! Um dos lugares mais caros acho que é Cusco e Machu Picchu, as hospedagens e passeios por lá, mas fora isso você encontra bons preços pesquisando bem. Qualquer coisa tem mais dicas do Peru nos links abaixo, vou compilar:
Arequipa:
https://1viagem2visoes.com/2017/04/07/onde-se-hospedar-arequipa-melhores-lugares/
Vale do Colca:
Lima:
E muito mais dica clicando em https://1viagem2visoes.com/category/peru/ e navegando pra baixo pra ver todos os posts! Boa viagem e curtam muito!
CurtirCurtir