Eu já babei bastante em Arequipa aqui antes (devo até ter deixado quem leu enjoado com a babação). A cidade é realmente bonitaça, e ponto de partida pra contemplar outras belezas absurdas do Peru, como o Valle del Colca.
Daí no relato babante anterior, fiquei devendo escrever mais dicas sobre Arequipa, e uma das coisas mais importantes a se fazer antes de ir pra qualquer lugar é descobrir onde se hospedar (e onde não se hospedar de jeito nenhum). Então bora falar sobre onde ficar em Arequipa agora:
Onde se hospedar em Arequipa?
Dei uma pesquisada boa (até porque sou a “tarada das pesquisas” pré-viagem) nas opções de hospedagem em Arequipa, e deu pra notar que é quase unanimidade que o melhor lugar pra ficar em Arequipa é pela Praça Principal da cidade (a Plaza de armas), ou pelo menos próximo à ela.
E chegando lá, deu pra confirmar que é mesmo.
Pra entender o motivo dessa unanimidade, imagina uma praça incrivelmente bonita – talvez a plaza de armas mais caprichada da América Latina – rodeada de absolutamente tudo que você pode precisar em uma viagem: mercado, farmácia, restaurante a rodo, abundância de lojas com todos os souvenirs do Peru que você vai estar louco pra levar, e além disso tudo, com agências a cada 2 passos te oferecendo todos os passeios e viagens possíveis.

Em síntese, chegando na Plaza Principal quase morri do coração com a beleza de Arequipa e dos arredores (e quase morri por conta da altitude também):

E além de bonita, cômoda e próxima de pontos importantes a se visitar, a Plaza de Armas de Arequipa também parece ser segura, mesmo sendo tão central.
É tanta qualidade que parece anúncio de produto da Polishop.
E onde se hospedar na Plaza de Armas de Arequipa?
Agora que já ficou evidente a melhor localização pra se hospedar, é bom falar das opções. E opção não falta por lá, tem um hotel atrás do outro (e hostel também), e você pode ver logo todas nesse link do Booking aqui.
Mas vou começar pelo que se destacou mais, e depois dar outra dica:
Onde se hospedar em Arequipa se você quer a melhor vista da cidade (sério):
Lá na Plaza de Armas me deparei com esse hotel que é de fazer qualquer um suspirar: o Katari (é logo o primeiro que aparece na lista do link acima).
Eu não tô exagerando não, esse hotel é o que tem a vista mais bonita da cidade inteira – e talvez uma das mais bonitas do mundo. É um negócio de limpar a baba do canto da boca.
E se você não estiver acreditando, essa foto do site deles vai te dar uma noção melhor:

Não à toa, o Katari é o primeiro da lista quando você busca hotéis na Plaza de Armas, e tem uma das melhores avaliações (“Fantástico, 9,3” no Booking) de todos os hotéis por lá.
A localização do Katari
O Katari fica bem na Plaza de armas mesmo, de frente pra principal Catedral da cidade (que é lindíssima), e rodeado de tudo que você pode precisar. E até o que você não precisa, mas quer muito, tipo aquelas lojas vendendo miniaturas de alpacas. Não tem muito como ser melhor.

A menos, claro, que você não goste de movimentação e queira um lugar mais residencial, sossegado e um pouco mais isolado mesmo. Pra esse caso em específico eu recomendaria o Hotel Boutique Villa Elisa, que também é bem bacana (vou falar dele mais abaixo).
O restaurante do hotel
O Katari também tem um restaurante muito bom, que vale a visita mesmo se você não se hospedar no hotel: o Ascai 360º, que eu já falei bastante sobre naquele post das primeiras impressões de Arequipa.
Além da vista deslumbrante, da comida gostosa e do preço justo, todo mundo do restaurante e da recepção era incrivelmente simpático e solícito.

Em suma, acho que esse é um daqueles hotéis pra escolher sem medo de errar, e ter uma experiência mais agradável ainda nessa cidade tão bonita.
Agora falando da opção mais tranquila/residencial que mencionei ali em cima:
Onde se hospedar em Arequipa se você quer pura tranquilidade, piscina divina e ficar no lugar mais aconchegante do mundo:
Quando fui pra Arequipa, me hospedei no Hotel Boutique Villa Elisa, que não é exatamente na Plaza de Armas, fica a 10 minutos caminhando. O hotel fica perto de uma pracinha deliciosa cheia de verde que tem alpacas passeando e tudo.
Me apaixonei. O hotel é muito lindo, aconchegante, charmosinho pra caramba, camas maravilhosas, café da manhã delicioso, comida deliciosa. O atendimento é muito dedicado/personalizado, já que o hotel é pequeno e não costuma ter muita gente mesmo, e você se sente em casa (lá tem ares de casa mesmo, é a intenção deles).
E recentemente ainda colocaram essa piscina aqui, só pra tirar qualquer dúvida se vale a pena se hospedar lá ou não:

Como mencionei ali, o hotel é pequenininho, aconchegante, tipo casa mesmo (é tipo um casarão delicioso com alguns quartos), então se você decidir pelo Villa Elisa em Arequipa, vale a pena reservar com antecedência.
O Villa Elisa também tem avaliação de “Fantástico”. Com razão.
Ou seja, são duas opções fantásticas pra se hospedar em Arequipa pra estilos diferentes.
Conclusão de onde se hospedar em Arequipa
A melhor localização possível pra ficar em Arequipa é a Plaza de Armas mesmo, e na Plaza de Armas o hotel pra escolher “sem medo” e sem chance de errar possivelmente é o Katari. Lá você vai ter a vista mais bonita da cidade toda.
Já se você topa ficar um pouquinho distante da Plaza de Armas (10 minutos caminhando), num lugar mais tranquilo, aconchegante, com jardim gostoso e piscina pra relaxar, recomendo fortemente (fortemente mesmo) o Villa Elisa, porque tive uma experiência muito boa lá (e na época nem tinha piscina!).
Finalizo por aqui esse guia de onde se hospedar, e pra ler mais sobre Arequipa e outras dicas do Peru, tem bastante coisa aqui! Mas se nenhum relato resolver suas dúvidas, fica à vontade pra mandar perguntas nos comentários (e se não tiver dúvida nenhuma, pode mandar qualquer comentário também)!
Leia também: Arequipa, a danada de bonita (o que fazer e onde comer na cidade)
Monasterio de Santa Catalina em Arequipa: dá pra andar umas 4 horas nesse lugar e se perder
Querendo fazer seu seguro viagem antes de ir pro Peru, leia esse post que conta mais sobre (e ainda dá cupom de desconto! hohoho).

Até o próximo post!
Um comentário sobre “Onde se hospedar em Arequipa, uma das cidades mais bonitas do Peru”