Arequipa, a danada de bonita (um relato com dicas do que fazer e onde comer na cidade)

Quando a gente chegou em Arequipa, se deparou com uma cidade simples, rodeada de uma beleza natural absurda e vulcões que são difíceis de tirar os olhos. Era um contraste interessante demais: uma cidade tão humilde, rodeada de uma natureza tão imponente.

Uma lista de passeios e impressões de Arequipa
um dos cenários comuns em Arequipa: construções pequeninas, montes enormes

Assim que você sai do avião em Arequipa, o vulcão Misti já tá ali, te dando “oi, e aí, como é que vai”, e eu fiquei que nem uma pateta olhando sem parar.

Quem lida melhor com coisas estupidamente grandiosas consegue seguir a vida normalmente ao chegar em Arequipa, mas eu andava DE RÉ olhando pro vulcão, porque ainda não conseguia tirar os olhos daquilo.

Se chamam Misti, Pichu Pichu e Chachani, os 3 vulcões que esfregavam suntuosidade sem dó na minha cara.

O Misti, que é o mais “MINHA NOSSA SENHORA” ainda é ativo. Nas fotos mais famosas de Arequipa, ele é aquele vulcão com o pico nevado e formato bem cônico, que sempre aparece (só jogar “Arequipa” no google que já aparece ele de cara), não tem erro pra identificar.

Além desses 3 aí tem outros mais de 90 vulcões (sério, falei 90) nos arredores, mas que não são visíveis da cidade. Eu ia morrer sem saber desses outros 90, e só fiquei sabendo porque a moça na viagem pro Vale do Colca que esqueci o nome falou. Fica aqui meu agradecimento à moça que esqueci o nome.

misti no google
o que eu disse sobre o Misti ser o popstar de Arequipa (é ele em todas as fotos)

Assim como Paracas, Arequipa já foi diversas vezes assolada por terremotos (e todo dia tem uma tremidinha lá). Chega a ser injusto que toda a beleza do lugar seja justamente a causa e consequência de todo o “castigo”.

Ah, e lá tem a Plaza de Armas oficialmente mais bonita desse planeta.

Sério, é a mais bonita do planeta mesmo. Fui lá, conferi e já dei a medalha pra ela. Não pode existir nada mais bonito não.

Arequipa ou a catedral mais bonita do planeta2

arequipita2

Eu caminhava pelas ruas exclamando “Minha nossa senhora, como é lindo!” a cada 35 segundos. Quando via a catedral, o vulcão, o outro vulcão, mais um vulcão, a vistas dos campos, e por aí vai.

mi chapelito peruano con filtro2
cara de “É TUDO TÃO LINDO”

E parava em todos os estabelecimentos que tinham uma alpaca de mentirinha na porta (e quase todo lugar tinha), pra fazer carinho nelas (eu parava em todo lugar de Arequipa pra fazer carinho em alpacas de mentira, imagina quando chegou na parte em que a gente lidou com as alpacas de verdade).

Curtindo muito a Plaza de Arequipa
“Já entendi já, cê achou bonito”

“E o que fazer em Arequipa, além de babar na beleza da cidade?”

Convenhamos que “babar na beleza da cidade” já é uma baita atividade pra se colocar na lista de “o que fazer em Arequipa”.

Mas Arequipa tem bem mais do que beleza. Tem também muita história, que você pode contemplar em mosteiros, museus e casarões lindos, tem comida deliciosa a bons preços (vou dar dica de um restaurante barato e com vista deslumbrante mais pra baixo aqui no texto), tem uma natureza incrível pra você babar e/ou interagir (vide Valle del Colca) e por aí vai.

Lá ninguém vai encontrar um Hilton/Marriot e muita modernidade – mas também não entendo por que alguém faria questão de qualquer dessas coisas em um lugar como Arequipa (leia também: Onde se hospedar em Arequipa). A cidade é singular, e como mencionei antes, é pura história… É um lugar de estrutura bem despretensiosa: as casinhas são simples, as construções são, em regra, de poucos andares, e tudo isso contrasta com aquela baita Catedralzona enorme e bonitaça, e aqueles vulcõezões no fundo, dizendo “f*da-se o aparente limite de andares nessa p*rra”.

P1130160

 

Catedral da Plaza de Armas vista de longe

É curioso porque tudo nos levava a crer que estávamos numa “cidadezinha do interior”, desde a aparente tranquilidade, essa simplicidade em tudo, e o fato de que tinha até um parque com lhamas comendo graminha na frente de onde a gente se hospedou.
Mas não, a gente tava numa baita cidadezona mesmo (PLOT TWIST), Arequipa é a segunda cidade mais populosa do Peru (só perde pra Lima).

campos de arequipa e o pichu pichu ao fundo que nao da pra ver direito porque tem nuvem na frente

 

Um lugar que achei sensacional em Arequipa (onde comer):

Um bizu importante sobre “onde comer”: em Arequipa tem um restaurante chamado Ascai 360º, que na verdade é o restaurante do hotel Katari (você entra no hotel e pede pra ir pro restaurante), e ele provavelmente tem a vista mais bonita dessa cidade – embora seja uma missão filha da p*ta dizer qual seria a vista mais bonita de lá.

Fica na Praça Principal de Arequipa,  bem de frente pra Catedral.

O Ascai é um restaurante novo, não tem tantas opções no menu, mas o que a gente pediu tava BEM gostoso e o preço é justo. Tô colocando a dica aqui por causa da vista,  que é de um ângulo único. Então até se a comida fosse ruim a gente já acharia que talvez valeria a pena pagar, pela visão que se tem. Mas não é o caso, e a comida é fenomenal também.

Tomamos uma limonada incrível e Ricardo pediu um frango que esqueci o nome e segundo ele, é o melhor frango do Peru.

Terraza-Hotel-e1456772309662
sério, olha essa vista! olha essa vista!!! (roubei a foto do site deles, lá tem outras mais bonitas ainda)

Eu tava querendo inclusive me hospedar no Katari por causa da vista (e a localização fenomenal, bem na Plaza de Armas que tem absolutamente tudo que qualquer pessoa pode precisar), mas como gosto de ter meus 2 rins, ficou pra próxima. As diárias são bem caras, mas não acho que desmerecidamente (acho que eu que tô dura mesmo). Quem tiver condições de pagar, deveria ficar lá sem peso na consciência.

[Aproveita e já abre em outra aba pra ler também: Onde se hospedar em Arequipa, uma das cidades mais bonitas do Peru]

Os funcionários da recepção e do restaurante foram simpáticos e prestativos pra caramba também.

vista do ascai restaurante 360 a noite
e a moça simpática do Ascai ainda tirou essa foto nossa! Muito obrigada, moça simpática do Ascai!

E agora vou fazer logo uma lista…

O que fazer em Arequipa:

Arequipa tem passeio pros fãs de história, pros fãs de paisagens horrorosamente lindas, de aventura, de comida (muita comida, muita comida)… Enfim, muita coisa. Bora pra lista.

1. O que fazer em Arequipa se você gosta de história:

Um dos (muitos) passeios que a gente achou que vale a pena fazer em Arequipa é a Mansion del Fundador. É um lugar bonito demais, interessante e cheio de história. Eu esqueci (não diga…) o nome do moço que nos ensinou coisa pra caramba lá, mas ele sem dúvida colaborou pro passeio se tornar 700% mais legal, porque sem tanta informação e uma imersão na história do local não é tão bacana. Diria pra quem for, pra que se possível vá com um guia.

E recomendo entrar na mansão, porque teve uma galera que ficou do lado de fora pra não pagar, e perdeu toda a graça do negócio porque não sabem brincar.

cachorrim na casa del fundador
e lá TEM CACHORROS!!!

P1130260

mansion del fundador

Mansion del Fundador em Arequipa

Então definitivamente vale a pena colocar a Mansión del Fundador entre os seus passeios pra fazer em Arequipa. 

E tem mais passeio sensacional e cheio de história em Arequipa: 

Outro lugar que definitivamente vale o passeio é o Monasterio de Santa Catalina: onde monjas viveram (e ainda vivem!) por séculos, isoladas do mundo por grossos muros, e parece uma cidade escondida dentro de outra.

Tem uma descrição completa do passeio no Monasterio, como chegar, como é, melhores horários pra ir, valores e etc aqui.

Quem ama descobrir mais sobre a história de um lugar em passeios vai amar o mosteiro e o casarão, e obviamente também o museu de Arequipa que tem até uma múmia muito bem conservada.

O que fazer em Arequipa pra quem ama natureza:

Se você tiver tempo, recomendo esticar sua viagem pro Valle del Colca quando estiver em Arequipa.

Contei o que achei desse passeio deslumbrante e como ir aqui. Babei tanto nesse relato, que não vou repetir aqui, é melhor você ler lá e já pegar todas as dicas e informações pra fazer esse passeio, que é um dos mais bonitos pra se fazer de Arequipa e talvez do Peru inteiro.

Amantes de um lugarzinho verde também vão curtir os parques gostosinhos com alpacas que tem espalhados pela cidade, além de vários mirantes que te permitem ver os vulcões suntuosos. Um exemplo bem famoso por Arequipa é o Mirante Yanahuara.

O que fazer em Arequipa se você é uma pessoa muito prática:

Tem ônibus que fazem tours por alguns dos principais pontos da cidade saindo com freqüência da Praça Principal de Arequipa (falei mais sobre a Praça Principal aqui).

Basicamente, se você pega um desses ônibus turísticos, já mata boa parte dos passeios em Arequipa que citei aí em cima, em um dia só.

igrejas de arequipa

A Igreja Yanahuara nessa foto aí em cima, por exemplo, é um dos muitos pontos que o ônibus te leva pra visitar. Ela é bonita pra caramba, feita em pedra vulcânica branca, e fica ao lado do Mirante Yanahuara, de onde você pode ver o vulcão Misti. Um passeio 2×1 bem interessante.

Conclusão sobre Arequipa

Em síntese, tem muita coisa pra fazer em Arequipa, e eu vou fazer pelo menos mais uns 2 posts pra falar dessa cidade, porque em 1 só não dá pra esgotar todas as coisas lindas que ela tem. Arequipa tem passeios ideais pra fãs de história, fãs de natureza, fãs de aventura ou fãs de só sentar num ônibus e ser levado pra um monte de lugar maneiro. Finalizo esse texto aqui, senão bato o recorde mundial de caracteres em um post só.

Arequipa é hermosa pra caramba mesmo.

E é engraçado que por mais que eu tenha olhado que nem uma bocó sem parar pro Misti, agora que lembro dá uma saudade daquela visão absurda, e vontade de poder olhar ainda mais…


Se você tiver alguma dúvida sobre o que fazer em Arequipa ou se tiver ido e quiser compartilhar sua experiência, fica à vontade nos comentários aí em baixo! Pra ler as dicas de onde se hospedar em Arequipa, agora tem um post só sobre isso aqui! Recomendo ler, pra escolher a melhor opção possível (dei 2 bizus muito bons) de onde ficar lá.

E querendo ler mais dica sobre o Peru, é só clicar na categoria “Peru” no menu ali em cima!

11 comentários sobre “Arequipa, a danada de bonita (um relato com dicas do que fazer e onde comer na cidade)

  1. Conheço Arequipa..encantador…encantei-me em especial, além da bela paisagem ,praças e lindas igrejas e construções de pedras brancas…c o Mosteiro de São Francisco…onde fui recebido com muito carinho pelos frades franciscanos e até o convite para almoçar c eles ..e foi uma linda experiência de vida

    Curtido por 1 pessoa

  2. Me senti de volta em Arequipa com seu relato, pq tbm amamos aquela cidade.
    Meu esposo é historiador, voltaremos tão logo se abram as fronteiras por Porto Maldonado, pois somos da capital do Acre.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s