DÁ pra fazer viagem econômica pra Aruba? – 9 formas de economizar na ilha

Depois de um texto inteiro babando em Aruba e só falando bem de lá, chegou a hora de conversar sobre uma “realidade” não tão legal do país: ele é caro.

Li, ouvi, reli e ouvi de novo comentários sobre a “careza” da ilha, mas nenhum exatamente me preparou pro que me esperava.

Conseguimos as passagens a um preço bom, mas chegando lá, assim que vi o preço de tudo, cogitei viver de beber água (que A-HÁ! é gratuita, porque Aruba tem a segunda melhor água do mundo saindo da sua pia!) e comer só amostras grátis de supermercado.

Mas a boa notícia é que dá pra economizar, sim. Então vamos falar sobre 9 dicas úteis pra economizar nessa ilha gostosa, e não deixar de ir só por medo da conta.

9 formas de economizar em Aruba

Desde “horários em que você compra 1 suco e leva 2”, passando por descontos em passeios, bairros muito mais baratos pra se hospedar, transporte gratuito e muito mais.

1. Você pode pegar “cupons mágicos” no aeroporto

Essa dica é pra usar assim que chegar em Aruba: quando estiver prestes a sair do aeroporto, você vai ver um stand do lado do portão de desembarque, com informações do país, revistas e folders.

Eu sei que dá vontade de sair correndo do aeroporto e curtir a ilha logo, mas não passe reto: vá até esse stand das revistinhas/folders.

Pegue todos.

Muitos são só propaganda pura ou chamariz, mas alguns deles tem cupons que realmente rendem bons descontos em refeições, passeios, e até sobremesas ou bebidas de graça em alguns lugares.

Ganhamos sobremesa no Driftwood (considerado pelos locais o melhor restaurante pra quem gosta de frutos do mar) graças a um cuponzinho desses, além de descontos bons em passeios e afins.

dicas aruba como economizar na ilha
provavelmente pensando “seráá que dá pra economizar em Aruba?”

Uma ideia é pegar todos os folders (que suas mãos livres permitirem) e ir folheando nos momentos em que não estiver fazendo nada em Aruba (momentos absurdamente raros, verdade).

AH, e eles ainda te dão uma bolsa charmosinha nesse stand, muito boa pra levar pra praia! Sujeita à condições, mas tenta lá de toda forma (é a bolsa vermelhinha atrás de mim na foto acima). Esse stand é mó mão na roda!

2. Use o trenzinho que te leva pra passear de graça em Oranjestad

Em Oranjestad (o centrinho de Aruba que já elogiei bastante aqui), tem um trenzinho charmoso (mais especificamente 3: um vermelhinho, um azul e um laranja) que te leva pra passear pelos principais pontos da região.

Ou seja, esqueça a necessidade de táxi, e renda-se a caminhar por aquelas ruazinhas gostosas, pegando o trem quando estiver cansado, ou quando simplesmente quiser ver tudo lá de cima (o trem tem dois andares), de um ângulo diferente.

trenzinho gratuito de oranjestad como economizar em aruba.jpg
forma certa de passear no trenzinho
como economizar em aruba trem gratuito oranjestad
forma errada de passear no trenzinho

3.  PLOT TWIST: você não precisa ficar em Palm Beach

Quem tem planos/sonhos/vontade doida de ir pra Aruba provavelmente já ouviu falar de Palm Beach.

Acho que Palm Beach está pra Aruba como El Poblado está pra Medellín, Miraflores está pra Lima, Zona T está pra Bogotá e Copacabana está pra Rio de Janeiro. Deu pra entender mais ou menos?

É com certeza o pedaço mais famoso de toda a Ilha, o mais queridinho dos viajantes, completamente lotado de turistas, com a maior badalação à noite, e resorts deslumbrantes e gigantescos com tudo incluído.

…E um preço pavoroso.

palm beach dicas de como economizar em aruba.JPG
a praia com mais movimentação de Aruba (dá pra ver a muvucada ali atrás, né? tava rolando uma competição de não-se-sabe-o-quê naquele momento… chegamos no final e só vimos o pessoal comemorando)

O pulo do gato seria avaliar seu estilo de viagem antes de ir: se você gosta de conhecer a fundo um país, explorar tudo que for possível (e até o que não for muito possível), aprender com os habitantes, aproveitar muito todas as praias… você não vai passar muito tempo no hotel.

E se você não vai passar muito tempo em hotel, você não vai aproveitar em nada o esquema “all inclusive”.

Já se você tá indo com planos de única e exclusivamente relaxar muito com a família na piscina e na praia deliciosa em frente, você vai adorar ficar nos hotéis de Palm Beach mesmo. Pode ir sem medo.

Já coloco até umas opções pra você fuçar aqui.

Se seu caso for o do “mal vou parar no hotel”, procure opções em outros bairros, como Oranjestad, o centrinho ultra charmoso da cidade, que tem movimentação, muita coisa próxima, restaurantes ótimos, lojinhas mais baratas, e inclusive até praias, menos conhecidas.

praias mais lindas de Aruba

O importante é só atentar pros comentários e mapa do local, e ver se a localização é cômoda, se tem movimentação por perto e afins. Não fique num lugar muito isoladão, que aí não vale tanto a pena mesmo.

Se você for mesmo pra Oranjestad, sugiro ficar perto da Main Street ou do Renaissance, que é onde boa parte das coisas se concentram. Ficando por aí não tem erro, e ainda deve sair realmente mais barato do que na maioria das opções de Palm Beach.

como economizar em aruba oranjestad
As cores de Oranjestad

Tem um post inteiro bem completo sobre hospedagem em Aruba aqui, se você ainda não leu: Onde se hospedar em Aruba ou “existe vida além de Palm Beach?.

4. Existe transporte público bom na Ilha (outra baita PLOT TWIST agora, eu sei)

Existe uma certa “lenda” ( justificável) de que é preciso alugar carro em Aruba.

Ocorre que alugar um carro por lá pode tornar a locomoção bem mais fácil mesmo, e permitir que você conheça alguns lugares mais difíceis de se chegar sem ele… Mas nem por isso é necessário.

Tampouco é a opção mais econômica, já que com carro você vai pagar não só a diária, mas a gasolina e basicamente todo lugar em que estacionar. Além da necessidade de alugar um 4×4 se quiser visitar alguns dos cantinhos mais interessantes da ilha.

Então se você não quer ou não pode alugar um carro em Aruba, fica tranquilo, porque realmente não precisa.

Em Aruba existe o Arubus (nome engraçadinho), que pode quebrar um galhão em vários passeios, e permitir que você vá a diversos lugares, até uns beeem distantes por lá.

A única questão inconveniente do ônibus é que ele definitivamente não funciona no esquema que estamos acostumados de “senta no ponto e espera, que uma hora ele vai passar”.

Em determinado horário, o arubus pára mesmo de passar por alguns lugares (não todos).

Por exemplo: do Terminal de Oranjestad pra Palm Beach ou Eagle Beach (e vice-versa), passa bastante ônibus até meia-noite. E eles costumam sair pontualmente, acho que de 15 em 15 minutos ou 30 em 30.

Já para Arashi (ou em Arashi), os ônibus param de passar às 18:00.

Então só esteja ligado no itinerário dos ônibus (você pode perguntar pro motorista mesmo qual o último horário que ele vai passar por ali), que vai ficar tudo certo.

5. Os pratos em Aruba são beeem fartos: dá pra pedir 1 só e dividir perfeitamente por 2

A notícia ruim: a comida é cara. A notícia boa: a comida é farta.

como economizar em aruba dicas
E geralmente tem uma “entrada”, que também é farta! Esse aí é o “sushi arubano”, uma entrada do restaurante “Gostoso”, que faz jus ao nome

Então sobre a questão de dividir prato em Aruba, é sério: a gente pedia prato pra 1, e mesmo sendo 2 pessoas, não dávamos conta de comer inteiro, e na metade estávamos pedindo arrego. Aconteceu especialmente no Driftwood, um dos restaurantes mais amados pelos arubanos, que mencionei lá em cima na dica 1.

Isso não é tão válido com massas, que costumam vir numa porção menor, mas pra todos os outros pratos, é impressionante a quantidade de comida que eles acreditam que uma só pessoa é capaz de comer.

Se você estiver na dúvida se vai passar fome fazendo esse esquema, faz assim: pede um prato só. Se estiver chegando no final, e nenhum dos dois tá satisfeito, aí é só pedir mais um.

6. Quando você avistar barraquinhas coloridas: não compre na primeira da fila

Em Aruba tem muita barraquinha que vende bugiganga, daquelas que você vai ficar doido pra comprar e levar pros amigos e familiares, sabe?

São barracas coloridinhas e chamativas, uma atrás da outra, que te seduzem feito uma formiga pra um potinho aberto de Nutella.

Tem até gente que fica na frente das barracas se oferecendo pra fazer trança no seu cabelo, e mesmo se você for careca, vai cogitar fazer.

Em regra, a primeira barraca da fileira atrai ainda mais, e se você cair no impulso de comprar logo nela, vai descobrir, 5 minutos depois, que na terceira barraca aquilo que você comprou tava pela metade do preço. E por aí vai.

Então pesquise. Sério.

Como dica bônus: as barracas coloridas mais baratinhas que vimos são as que ficam próximas do Terminal do Arubus em Oranjestad.

oranjestad vista do alto do fort zoutman aruba como economizar
Oranjestad vista de cima do Fort Zoutman

E em Oranjestad tem bastante lojinha de souvenir (sem ser barraca) que às vezes vende coisa a preço até melhor do que nas barracas.

Então enquanto você estiver entediado lá no Terminal em Oranjestad esperando o ônibus, aproveita pra ir pesquisando os preços por esses lugares.

7. Notícia boa: a água realmente é gratuita. Em todo lugar.

Essa aqui é só uma informação pra te tranquilizar: pelo menos com água você não vai ter que gastar lá. Aruba tem, como eu disse lá em cima, a segunda melhor água desse planeta.

Então no desespero você poderia ir até na pia do banheiro de algum estabelecimento e beber água de lá (MAS NÃO PRECISA FAZER ISSO).

Em regra você senta na mesa de qualquer restaurante e eles já te trazem água gelada, mesmo sem você ter pedido. Se não oferecerem, você pode pedir, de boa. Eles trazem sorrindo, com muito gelinho, e sem cobrar nada por isso. E pode beber tranquilo, sem se preocupar em comprar água engarrafada, porque a água lá realmente é boa.

Acho que tomar banho em Aruba já fazia meu cabelo ficar hidratado mesmo se eu nem usasse shampoo ou condicionador.

O que também não adiantava nada, já que lá venta muito, então o cabelo tá sempre descabelado de toda forma.

8. Leve sempre uma canga pra praia

Se você levar sempre uma canga pra praia, pode evitar usar as espreguiçadeiras nas palapas, e poupar uma grana boa.

“E o que raios são palapas?”

Palapas são aquelas “sombrinhas”, que ficam nas praias de Aruba. Ou pelo menos em boa parte das praias de Aruba, porque as menos conhecidas, mais isoladas e sem estrutura não costumam ter.

IMG-20170814-WA0282.jpg
tem umas bem maiores, outras menores, mas basicamente é isso aí

Eu acho que usar as palapas em si (ou seja, só aproveitar a sombra) não tem qualquer problema. Elas são públicas na maioria dos casos, pelo que notei.

MAAAS se você usar a espreguiçadeira, a coisa já muda.

Imediatamente vai surgir alguém te cobrando um valor (muitas vezes absurdo) por ter usado.

Então se quiser economizar, não esqueça nunca sua canga e sente/deite nela mesmo, debaixo das palapas.

9. Economizando pra ir pra Aruba: as companhias aéreas com os preços mais amigáveis

É bom saber como economizar em Aruba, mas também é importante saber como economizar pra chegar lá primeiro.

Fui de Copa Airlines, que era a companhia aérea com o melhor preço no momento, e parece que a Copa é uma boa companhia pra se ficar de olho se você quer ir pra Aruba mesmo.

Volta e meia tem alguma promoção boa, mesmo pra viagens próximas. Geralmente a gente tem que pesquisar com uns 3 meses de antecedência, mas na Copa, com alguma sorte você consegue achar preços “ok” até pra semana que vem.

Os vôos fazem sempre conexão no Panamá, e se você quiser pode aproveitar pra conhecer o Panamá também, se sua conexão for longa.

panama visto do aviao no caminho pra aruba
Panamá da janelinha do avião, em um nascer do sol nublado

10. Dica bônus: o bar de Eagle beach tem promoção de “pague 1 suco, leve 2” até umas 17:30!

Aproveita e pede seus suquinhos nesse horário! Pedimos 1 fruit punch lá, levamos 2, e foi uma grata surpresa!

Essa promoção fica no principal bar de Eagle Beach, onde é possível jantar com o pé na areia. Não sei até que horário exatamente vai, mas quando pedimos um suco às 18:00, já não tinha mais promoção.

Conclusão sobre a possibilidade de economizar em Aruba:

Apesar de ser uma ilha cara, é plenamente possível economizar lá. E vale a pena ir, sem medo.

Além disso, as razões da “careza” toda por lá possivelmente são:

1. Além de em Aruba ser tudo em dólar (nem esquenta a cabeça pra trocar moeda por florins arubanos, porque eles realmente aceitam dólar em todo lugar – e tem até umas barraquinhas em Aruba que NÃO aceitam o florim, surreal), lá tudo é importado, já que a ilha não produz muita coisa nela mesma.

Basicamente toda a economia da ilha vem SÓ do turismo… dá pra imaginar um negócio desses?

2. Justamente pelo fato da economia ser totalmente dependente de turismo, imagino que eles meio que precisem cobrar caro pelas coisas, senão não entra grana suficiente pra mover todo o país – e quase  toda a grana que entra e circula por Aruba vem de você e dos outros viajantes, tão felizes boiando no mar delicioso de lá, que quase não ligam de pagar caro por qualquer coisa.

flamingo beach renaissance island do renaissance casino e resort dicas de aruba
Aruba causa um efeito “SHUT UP AND TAKE MY MONEY” nas pessoas

Mas novamente: vale a pena? Pra c*ralho. É só lembrar que muita gente volta 3 vezes ao ano pra Aruba, pessoas se apaixonam e voltam mais de 20 ao longo da vida, e ela recebe o título de uma das melhores ilhas do Caribe (se não A mais), além da mais feliz. 

A verdade é que você vai estar tão grato de estar lá, que mesmo se estiver vivendo só de beber água da pia e comer 1/4 de um prato, já deve ficar satisfeito (mas não faça isso!).

A única coisa que não recomendo economizar é em protetor solar. Já falei isso aqui.


Pra ler mais dicas de Aruba, é só checar tudo aqui.

Fuça o 1 viagem, 2 visões no facebookyoutube e no instagram – inclusive tô floodando de foto de Aruba por lá!

E qualquer dúvida ou comentário que bata vontade de fazer, fica à vontade aí embaixo!

2 comentários sobre “DÁ pra fazer viagem econômica pra Aruba? – 9 formas de economizar na ilha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s