O que fazer em Aruba (além de boiar em praias incríveis)?

A primeira coisa que esse post precisa comunicar é que não tem absolutamente nada de errado em ir pra Aruba e SÓ ficar boiando nas praias incríveis de lá. Aliás, recomendo com força essa atividade (ou inatividade) na ilha.

Mas se você tá indo pro país e quer fazer outras coisas além disso, essa lista mostra algumas possibilidades (e são muitas) de passeios e atrações lindas em Aruba. Bora lá.

9 passeios em Aruba (além de praiapraiapraia)

As primeiras duas dicas são pros amantes de animais, e as outras envolvem passeios culturais, festivais, compras, dançar loucamente ou só contemplar a beleza estonteante da ilha mesmo.

1. Conheça o trabalho lindo do Donkey Sanctuary

No início de Aruba, quando o país era “só” uma ilha paradisíaca isolada (e sequer era considerado um país ainda), alguns dos principais habitantes de lá eram… burrinhos.

Em uma síntese sem muito “floreamento”, muitos burros foram levados pra Aruba pra serem explorados. Quando “perderam a utilidade”, foram simplesmente abandonados.

[Ou seja, burros eram os donos deles.]

Por conta disso, Aruba tem uma quantidade significativa de burros machucados, desnutridos e em estado de abandono por lá… ou tinha. Porque o Donkey Sanctuary surgiu.

donkey sanctuary dicas o que fazer em aruba alem de praia.jpg

Esse lugar rende uma visita que toca mesmo o coração (de todos aqueles que tem um).

No Donkey Sanctuary você pode conhecer e alimentar os burrinhos que ficam soltos por lá, e visitar a lojinha do Santuário, onde tudo que você compra é revertido para ajudá-los. Tem muita coisa adorável nessa loja, tipo “sabonete de leite de burrinho em formato de burrinho”, burrinhos de pelúcia, postais de burrinhos… e toda compra é por uma boa causa. Dá vontade de fazer as “compras do mês” naquele lugar.

Todos que trabalham no Donkey Sanctuary são voluntários, fazem um trabalho incrível, e qualquer ajuda que você puder dar faz muita diferença pros burrinhos e pras pessoas que cuidam deles.

A visita definitivamente não vai tomar um dia inteiro, costuma durar umas 2 horas, no máximo. Então depois de lá, você ainda pode aproveitar pra curtir Mangel Halto, por exemplo. Uma praia fenomenal bem sossegada, que fica relativamente próxima (9 minutos de carro, de acordo com o google maps) ao Santuário.

mangel halto o que fazer em aruba alem de praia.jpg
Mangel Halto é de babar

2. Ostrich Farm

O avestruz é um bicho engraçado.

Curiosamente também é um dos bichos mais rápidos e fatais do mundo (se ele der uma patada num ser humano, ou até num leão, pode matar na mesma hora).

E agora eu provavelmente te fiz desistir de conhecer a Ostrich Farm em Aruba.

o que fazer em aruba ostrich farm
Mas não desista

Vale a pena visitar: os avestruzes dessa fazendinha são adoráveis. Eles praticamente posam pra foto contigo, os cuidadores vão te ensinar fatos bem interessantes sobre eles, você vai ver um ovo de avestruz (spoilers: é enorme), e se quiser pode interagir e dar comidinha pra eles também.

Pra quem vai pra Aruba com crianças, reforço essa recomendação, porque elas com certeza vão se divertir. Inclusive vimos uma lá bem deslumbrada.

3. Bon Bini Festival e Museu Fort Zoutman

Toda quinta-feira (dia mais aleatório possível) rola um festival de boas-vindas em Oranjestad, o centro/capital de Aruba, que tem comidinhas arubanas a um preço amigável, barraquinhas vendendo coisas, e apresentação de música e dança.

A entrada custa 5 dólares, e o Festival rola no Museu Fort Zoutman. Aí você já aproveita e conhece o Museu, pra depois curtir o festival! Aqui são 2 coisas pra fazer em 1 só.

fort zoutman aruba dicas do que fazer .jpg
Museu Fort Zoutman: subindo ali no alto você tem uma vista bem bacana da cidade

Aqui vale uma observação: algumas pessoas dizem que o Bon Bini Festival é aquela típica atração “pega-turista”.

Mas isso realmente depende da percepção e do ânimo de cada um no momento: chegando lá, a gente gostou bastante, comeu um pratinho bacana e simples a um preço amigável (só não gostamos de uma “sopa de carne” que tem lá, que nem arubana é, aliás), e se divertiu tanto que até chamaram a gente pro palco pra dançar na apresentação do carnaval.

Se você for pro Bon Bini Festival de coração aberto, e sem grandes expectativas (é realmente uma apresentação simples, mas ainda assim bacana), deve gostar. Se você estiver esperando um super festivalzão, pode sair meio frustrado.

4. Pra quem gosta de compras: Oranjestad é O lugar

Palm Beach é o lugar das praias badaladas, mas Oranjestad é um lugar sem competição pra quem gosta de gastar todo o dinheirinho comprando absolutamente todo tipo de bugiganga.

oranjestad centro o melhor lugar para compras o que fazer em aruba

Lá também tem cassinos, lojas de grife, cinemas, centros comerciais e muitos restaurantes bacanas. Aliás, “comer” é uma boa atividade pra entrar nessa lista.

E por que não?

5. Experimentar a comida caribenha

O Caribe tem alguns pratos diferentes e saborosos, além de temperos inusitados. Um exemplo de prato bem gostoso e que eu nunca tinha provado antes, nem imaginado que existia, foi um camarão coberto por uma crosta de coco frita, no restaurante Driftwood (que fica em Oranjestad, então você já pode aproveitar o passeio do tópico 3 ou 4 e ir pra lá depois).

E vale muito a pena experimentar os pratos do restaurante “Gostoso” em Aruba, que também fica em Oranjestad, mais escondidinho.

galina stoba prato tipico de aruba restaurante gostoso onde comer e o que fazer.jpg
Galiña Stoba no Restaurante Gostoso

Lá você encontra um mix de comida arubana e portuguesa em um ambiente muito aconchegante e gostosinho, com atendimento excelente e um dono ultra simpático.

não dá pra ir segunda-feira: como nos apaixonamos por lá, tentamos ir todo dia, e na segunda demos de cara na porta.

Fica aberto de terça à domingo, de 12:00 às 22:00 (fechado no intervalo das 15:00 às 17:00).

Anota o endereço: Caya Ing. Roland H. Lacle 12, Oranjestad.

6. Conheça o “outro lado” da ilha

Quando você estiver cansado de boiar nas praias calminhas de Aruba (impossível, mas vá lá), adivinha só: tem outro lugar pra você boiar. A Natural Pool.

Esse lugar gostoso fica no Parque Arikok, onde você também pode fazer passeios maneiríssimos de jipe ou dirigir seu próprio UTV, contemplando a paisagem desértica do outro lado de Aruba.

Aproveita e dá uma chegada também na Natural Bridge.

natural bridge de palm tours o que fazer em aruba alem de praia 1 viagem 2 visoes.jpg

Conheça as ruínas de Bushiribana Gold mill, descubra as cavernas de Aruba, veja penhascos em que ondas de um tom azul lindo se misturam com outros tons e batem violentamente nas pedras (diferentemente do resto da ilha, que nem onda tem) e enfim… é muita coisa. Precisa de um post inteiro só pra isso (que virá).

1 viagem 2 visoes o que fazer em aruba alem de praia o outro lado da ilha.jpg
O outro lado de Aruba

De toda forma: encaixa o Parque Arikok na sua lista, que vale a pena.

7.  Suba o “vulcão” Hooiberg

“Ah meu Deus, tem vulcão em Aruba?”

Na verdade tem uma formação vulcânica, o Hooiberg, que é o segundo ponto mais alto de toda a ilha, e que te rende uma vista bacana lá de cima. Subir o Hooiberg pode até te permitir enxergar a Venezuela ao longe, se a visibilidade estiver favorável no dia.

vulcao hooiberg da janela do aviao o que fazer alem de praia em aruba.jpg

A subida pode ser cansativa, então leve muita água e se proteja bem do sol, especialmente porque não tem sombra por lá.

Altamente recomendável ir de boné e óculos escuros.

8. Alto Vista Chapel e California Lighthouse

Alto Vista Chapel é uma igrejinha, bem pequenininha mesmo e adorável, cercada de um cenário interessante que mistura a paisagem desértica e cheia de cactos de Aruba, com o mar ao fundo.

alto vista chapel aruba igreja o que ver alem de praia.jpg

cactos de aruba o que fazer alem de praia.jpg

Já o California Lighthouse é o Farol de Aruba, de onde você tem uma vista bonita da ilha, apesar de não pode entrar. Tem um restaurante bem bacana lá perto também, o Faro Blanco – vista deslumbrante, e faixa de preço não tãão amigável. Mas se você pedir entrada, lembra que dá pra dividir o prato principal.

Essas duas atrações ficaram juntinhas em um tópico só porque não levam muito tempo de visita (você não deve passar mais de 1 hora em cada uma), então se quiser dá pra ver ambas em um dia só, e depois, obviamente, ir pra praia deliciosa de Arashi (que é onde fica o farol) pra… voltar a boiar.

9. Kukoo Kunuku

Kukoo Kunuku é uma experiência extremamente divertida, que vai basicamente te levar pra dançar, cantar e chaqualhar maracas em uma espécie de ônibus escolar antigo, ridiculamente colorido, em movimento.

Esse ônibus faz paradas em vários bares, e em cada um desses bares todo mundo desce, dança e tem direito a um shot de graça. É tipo um “tour” por…festas.

Pra quem tá se perguntando se vale a pena fazer esse “tour” mesmo se não beber: eu não bebo, e foi absolutamente divertido. E você não vai passar sede se não tomar os drinks:  te dão água, de toda forma (lembrando que Aruba tem aquela “segunda melhor água do mundo”, que já mencionei no post Como economizar em Aruba).

O ônibus te busca e te deixa no hotel em que você estiver.

“E se eu estiver hospedado em casa/apartamento em Aruba?”

Você pode usar o hotel mais próximo como referência. Depois de fazer a reserva, eles te mandam um e-mail, que vai indicar onde pegar o ônibus.

E na volta, conversa com o motorista, que ele pode quebrar seu galho e te deixar pelo menos mais perto da sua casinha!

Finalizo aqui a lista, com a certeza de que tem muito mais pra fazer em Aruba e ainda vou ter que editar isso aqui pra acrescentar conforme for lembrando!

Até o próximo post!


Pra ler todos os relatos e dicas desse país incrível, como onde se hospedar por lá, é só checar a categoria Aruba no menu lá em cima!

Qualquer dúvida ou sugestão, fica à vontade nos comentários! E segue o 1 viagem, 2 visões no facebook, instagram e youtube também!

7 comentários sobre “O que fazer em Aruba (além de boiar em praias incríveis)?

  1. Você e seu texto são capazes de fazer um congestionamento(carrocarrocarro/buzinabuzinabuzina) um momento único de paz, meditação e boa música. Há sempre em suas viagens o algo mais que faz o lugar ser mais que o clichê. E deixa em quem passa por aqui, como eu, com o gosto de partir logo. O meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Que bom que te deixou feliz! 😊 Aí com isso fiquei feliz também! Rsrs 😊❤️
        É sim, Aruba está no topo da minha lista de destinos internacionais. Não sei se vai ser o primeiro, porque talvez viaje antes a trabalho, mas com certeza será o primeiro quando eu for passear. 😁😍

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s