Onde se hospedar em Aruba ou “existe vida além de Palm Beach?”

9934834,9% dos turistas em Aruba optam pela hospedagem em Palm Beach: um pedaço bem agitado da ilha, com uma praia deslumbrante, em que pessoas (muitas pessoas… muitas) curtem suas pranchas de SUP, suas lanchas, suas boias em forma de donuts, seus jetpacks (sério) e seus passeios em barcos piratas pra balançar numa corda, fazer snorkeling e ver o pôr do sol. Baita pôr do sol, aliás (Palm Beach é um dos melhores lugares pra se apreciar).

A noite em Palm Beach é de longe a mais agitada em toda a ilha, com alguma exceção em dias de eventos em Oranjestad e San Nicolas – vamos falar deles em próximos posts – e a região concentra os resorts “all inclusive” mais luxuosos e gigantescos do país.

ventania em palm beach onde se hospedar em aruba

onde se hospedar em aruba alem de palm beach
um pedacinho de Palm Beach, e ali no fundo uma propaganda do “Jolly Pirates” (o tal barco pirata que pode te levar pra fazer snorkeling, ver o por do sol e se jogar numa corda no mar)

Basicamente, quem vai pra Palm Beach, fica bastante em… Palm Beach mesmo, e dificilmente sai muito pra desbravar outros cantos (destruidoramente lindos) que a ilha tem pra oferecer, já que os próprios hotéis em que estão hospedados são um universo à parte.

Mas e se você não quer ficar muito tempo no hotel, e quer conhecer o máximo possível da ilha? Será que vale a pena ficar em um resort all inclusive por ali?

onde se hospedar em aruba palm beach a praia mais agitada.jpg
Esse moço provavelmente tava pensando “Ficar em Palm Beach ou não? Eis a questão” quando tirei a foto

A resposta pro “vale a pena?” não posso dar, porque escolhemos não nos hospedar nessa parte mais turística de Aruba.

O que posso dizer é que existe vida (e opções de hospedagem incríveis) além de Palm Beach na ilha. Vamos falar sobre elas agora.

Onde se hospedar em Aruba além de Palm Beach

Hospedagem em Oranjestad

Oranjestad é o centrinho de Aruba. Onde muita coisa acontece de dia, e os locais voltam cedo pras suas casas pra curtir uma tranquilidade e descansar em paz à noite.

Ultra colorido e charmosinho, cheio de restaurantes, lojas, mercadinhos, cassinos, grifes, cinema e movimentação durante o dia.

hospedagem em oranjestad o centro de aruba.jpg

Tem até um trenzinho charmoso que te leva de graça pra vários pontos de interesse da região.

onde se hospedar e o que fazer além de praia em aruba trenzinho centro oranjestad.jpg
“franksinatrando” no trenzinho

O centro também tem praiazinhas gostosas e quase sempre desertas. Também é lá que fica o porto de Aruba, e o terminal de saída do ônibus (arubus), que pode te levar pra (quase) todo lugar na ilha.

onde se hospedar em aruba oranjestad praias mais bonitas de aruba oranjestad nikki beach.jpg
praiazinha isolada

Foi em Oranjestad que vimos, aprendemos e interagimos mais com os habitantes de Aruba, observamos as casinhas locais (quase sempre de porta aberta, dada a tranquilidade da região), comemos nos restaurantes deliciosos preferidos dos arubanos (que se tornaram os nossos preferidos também) e pegamos o arubus pra (quase) todos os cantos da ilha.

[Leia também, se ainda não leu: O que Aruba fez comigo – e provavelmente vai fazer com você]

Pros cantos menos acessíveis de ônibus fomos de outra forma, que valeu muito a pena, e vou contar mais sobre em outro post (tô numa promessa danada de posts, né… mas é que acabei de chegar, tão saindo aos poucos do forno!).

“Tá, me convenceu. Mas onde me hospedar em Oranjestad?”

Experimentamos duas opções de estadia lá: uma mais econômica e super acertada e gostosinha, e outra que acho que não existem palavras suficientes pra descrever.

A opção mais fantástica de hospedagem em Oranjestad é o Renaissance. Um lugar pra apostar se você quiser uma estadia sem erro no centro. Ainda tenho que escrever um texto sobre o hotel depois, porque ele é realmente coisa de maluco de tão incrível.

iguana beach renaissance island onde se hospedar em aruba.jpg
até uma praia de iguanas tem lá

Em síntese (e bota síntese nisso), o Renaissance tem uma ilha particular com 2 praias deslumbrantes, que uma espécie de “lancha-táxi” te leva de 15 em 15 minutos, shoppings dentro do complexo do próprio hotel, piscinas gostosas aquecidas e mais um tanto de coisa que dá até cansaço de pensar em escrever.

onde se hospedar em aruba pier renaissance island flamingo beach.jpg
um quase-pôr-do-sol no pier da Renaissance Island
onde se hospedar em aruba alem de palm beach renaissance island.jpg
esperando o barquinho

Ele é dividido em 2 hotéis: um só pra adultos (Marina) e outro pra famílias. O pra famílias (“Ocean Suites”) ainda tem uma praiazinha particular.

Você pode usar livremente a área de ambos os hotéis se estiver hospedado em 1 deles (mas nem dá tempo…). Menos se for criança, que aí não dá pra entrar no de adultos.

piscina do renaissance aruba marina adults only e o por do sol lindo ali atras.jpg
piscina aquecida do Renaissance (Marina)

O Renaissance não é “all inclusive” (talvez tenha opção de pagar por um esquema all inclusive lá, se você quiser muito), então você se sente livre pra passear bastante pela ilha e comer por diferentes restaurantes dela, inclusive restaurantes incríveis bem próximos do hotel.

E fica muito perto de onde você pega o arubus pra conhecer a ilha toda.

Bom pra caramba ou perfeito?

E se você não quiser se hospedar em hotel…

Você também pode ficar em casinhas em Oranjestad, alugando pelo Airbnb (se ainda não tem, pega aqui 100 reais de crédito pra se hospedar).

Tivemos uma experiência numa casinha perto da Main Street do centrinho, e foi igualmente deliciosa, além de muito econômica em comparação com outras opções de estadia.

Aqui só atente pra localização: se você notar que a casinha que vai alugar é muito distante de tudo, sem qualquer movimentação ou sem algo aberto relativamente próximo à noite, pode ser bom evitar, a menos que você tenha alugado um carro ou goste de sossego máximo à noite.

De toda forma, o centrinho é bem silencioso durante a noite, e te garante uma boa noite de sono. E ainda te dá a opção, se estiver sem sono nenhum, de ir pra Palm Beach chaqualhar.

aruba nikki beach oranjestad.jpg
o sossego da praiazinha em Oranjestad

E além de Oranjestad, tem opção?

Tem muitos outros lugares agradáveis em Aruba além de Palm Beach, mas vai muito do seu gosto. Lembrando que se o que você quer é ficar numa região bem turística e com agito à noite, dificilmente alguma se adequa melhor às suas preferências do que Palm Beach mesmo.

Mas se não for o caso:

Hospedagem na região de Eagle Beach/Playa Linda

Perto de Eagle Beach e Playa Linda você encontra hotéis um pouco menores que os resorts all inclusive de Palm Beach, e vai estar bem servido de praia. Muito bem servido, aliás. Eagle beach já foi considerada a praia mais bonita do mundo em diversas listas internacionais.

onde se hospedar eagle beach uma das praias mais lindas de aruba e a melhor pra ver por do sol.jpg
balancinho em Eagle beach

A foto mais icônica de Aruba é de lá, com aquela árvorezinha super curvada (divi divi), a areia branquinha, e a água bem azulzinha ao fundo.

Nós não conseguimos tirar foto com essa árvorezinha famosa (tava cheia de tralha e uns turistas resolveram pendurar todas as bolsas do mundo nela), mas achamos a praia linda de todo jeito, especialmente pra ver o pôr do sol.

onde se hospedar em aruba eagle beach uma das praias mais bonitas de aruba.jpg

Hospedagem em San Nicolas

San Nicolas é um lugar pitoresco, também bem sossegado (até demais), com uma sensação maior de pertencimento aos habitantes locais, simples e sem qualquer estrutura turística. Aqui você vai estar realmente no ponto mais distante da área mais turística: San Nicolas fica láá embaixo na ilha.

É lá que fica Baby Beach, uma das praias mais amadas dos locais, e como o nome sugere, ideal pra crianças, por ter a água bem rasinha e sem ondas (e de um azul clarinho impressionante).

baby beach san nicolas onde se hospedar aruba
O azul da baby beach chega a doer os olhos de tão claro (e a areia bem branquinha também): não esquece os óculos escuros. Lá no fundo a Refinaria Citgo de Aruba, em San Nicolas.

Mas se você se hospedar em San Nicolas, tente ficar perto da praia ou de alguma movimentação, pra garantir alguma comodidade e vantagem em estar lá. O local pode ser beeeem deserto/isolado.

Hospedagem em Arashi

Arashi tem uma das praias mais gostosas, bonitas e sossegadas de Aruba. Foi uma das nossas praias preferidas, se não A preferida mesmo.

Onde se hospedar em Aruba Arashi beach uma das praias mais bonitas de Aruba.jpg
morrendo de amores, gratidão por estar ali e uma paz gostosa em Arashi beach

É lá que fica também o Farol de Aruba, o California Lighthouse, que vai te render uma vista linda da ilha e do pôr do sol (não dá pra entrar no farol, mas vale ir lá porque a vista que se tem dos arredores é bem bonita).

E a região tem muitas casas lindas.

Em Arashi vale a mesma ressalva de tentar se hospedar próximo de alguma movimentação (como um restaurante, por exemplo) e da praia, pra não ficar muito isolado de tudo.

Mas se você estiver de carro, isso vira detalhe, já que em 15 minutos ou menos você chega na movimentação de Palm Beach, e em uns 25 em Oranjestad (tô chutando, mas acho que é bem menos que isso até… a ilha é pequena, então de carro você chega rápido em basicamente todos os pontos dela).

arashi beach melhores praias de aruba
Arashi foi uma das praias mais gostosas pra gente: sossegada, linda, cheia de peixinhos, e água tão cristalina que te permite ver todos eles passando pelas suas pernas

Se você estiver dependendo de ônibus, se hospedar em Arashi pode ser meio impraticável: o último arubus passa às 18:00 em Arashi/pra Arashi. Não é impossível, mas reduz bastante as possibilidades de curtir a ilha se você não tiver um carro, ou não estiver disposto a pagar táxi.

Termino aqui e espero que o post ajude alguém a escolher onde ficar nessa ilha deliciosa.
Mas se sobrou alguma dúvida, ou quiser dar alguma sugestão, fica à vontade nos comentários.

E segue o 1 viagem, 2 visões no facebook, youtube e instagram também, pra receber um “flood” de fotos e dicas de lá!

flamingo beach renaissance island dicas 2
Até o próximo post semana que vem, com um compilado de dicas cruciais de como economizar em Aruba!

6 comentários sobre “Onde se hospedar em Aruba ou “existe vida além de Palm Beach?”

    1. Muuito obrigada, muito feliz de saber que você tá gostando! Os flamingos ficam tranquilões, porque já estão muito acostumados com os turistas. Comem até na mãozinha (se já não estiverem cheios, de tanta comida que ganham). Mas tem uns safados sim, um meio “líder” da gang “bateu” na minha amiga (longa história…), atacou o pé dela em outra ocasião e atacou uma criancinha que tava se aproximando também… Fiquei danada com esse. Mas tinha um gente boa, excluído da gang. Ainda vou ter que escrever um post só sobre esses safados/não-safados e o esquema pra visitá-los! Hahaha
      Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s