Santiago é uma cidade surpreendente. Não tem adjetivo melhor do que esse pra definir. Quase todo mundo que vai, volta (positivamente) impressionado e descobre que lá tem muito mais pra se ver e fazer do que pensava.
Mas não é a abundância de lugares e atrações bacanas que deixa a gente boquiaberto: a capital do Chile, apesar de ser “logo ali do lado”, é absurdamente diferente da maioria das grandes cidades no Brasil. A cidade, o povo, o clima, o desenvolvimento… parece um universo à parte mesmo.
As maiores diferenças entre Santiago e outras cidades brasileiras
1. Os prédios GIGANTEEEEESCOS – e o posicionamento deles
Pra já começar impactando, é lá que tá o maior prédio da América Latina inteira.
São 62 andares, 300 metros, um elevador que sobe na velocidade da luz e vai te causar pressão nos ouvidos quando estiver subindo (e descendo também), e uma vista deslumbrante, daquelas que nos fazem constatar que a vida é boa, o mundo enorme, a natureza linda e a gente é minúsculo (tudo ao mesmo tempo).

Escrevi mais sobre o Sky Costanera nesse post aqui: O que fazer em Santiago – 10 passeios lindos (e alguns deles gratuitos) na capital do Chile.
Mas já adiantando: é sensacional, vá. E preferencialmente, vá um pouco antes do pôr do sol.
E não é só esse prédio: em geral Santiago tem uns prédiozões embasbacantes. E uma coisa curiosa é que lá ficam todos a uma certa distância um do outro, e não coladinhos como a gente tá acostumado, pra evitar acidentes durante terremotos.
2. A civilidade dos chilenos – eles realmente dão uma lição bonita pra gente
Vou ilustrar isso aqui com uma historinha (triste) real: tive que tomar 2 vacinas lá, e meu braço ficou tão dolorido, que eu precisava de ajuda e quase chorava na hora de colocar um casaco.
Se alguém esbarrasse (mesmo que suavemente) no meu braço na rua, era provável que eu tivesse uma síncope e caísse no chão chorando, em posição fetal.
[Veja também: Os melhores e piores bairros para se hospedar em Santiago]
Mas durante todo o tempo que fiquei lá, absolutamente ninguém esbarrou em mim, nem no metrô lotado, nem no ônibus, nem na hora do rush, atravessando ruas muito cheias, com centenas de pessoas vindo na nossa direção.
Daí voltando pro Rio, e indo pro centro da cidade dias depois, em apenas um dia, 3 pessoas esbarraram nesse braço dolorido. *lágrima cai*
2.1. No metrô, as pessoas esperam você sair, pra só então entrar (!!!)
Aqui no Rio de Janeiro a gente tá tão acostumado a ser empurrado por uma multidão que quer entrar no metrô, sem levar em consideração que tem pessoas que precisam sair antes – e que se ambos fizerem o que querem ao mesmo tempo, não vai dar certo – que fiquei realmente aturdida com a educação e respeito dos chilenos nesse aspecto.
E por falar nisso…
2.2. Santiaguinos são muito cordiais e solícitos
Vamos falar na linguagem dos estereótipos, pra dar pra visualizar melhor: se o brasileiro é aquele cara da turma que tá sempre sorrindo, abraçando todo mundo e fazendo social com 17 pessoas na casa dele toda quinta-feira (que afinal, “é quase sexta”), o chileno é aquele cara mais reservado do seu trabalho, muito educado, bem na dele, mas incrivelmente prestativo, respeitoso e preocupado com o bem estar do próximo.

O brasileiro vai abrir as portas da casa dele sem te conhecer direito, vai te tocar enquanto fala, com aquela fama de “caloroso, vai encostar a perna na sua enquanto senta no sofá te mostrando um vídeo do gato dele no celular, e em pouco tempo você vai estar abrindo a geladeira dele (ou ele a sua).
O chileno definitivamente não vai fazer nada disso (e possivelmente ele precisa confiar melhor nas pessoas antes de chamar pra uma feijoada na casa dele… e possivelmente ele também não come feijoada). Mas ele é incrivelmente gentil, atencioso e gente boníssima da sua maneira – e mais deferente às geladeiras alheias também.
3. A limpeza e organização das ruas
Santiago surpreende no nível de organização e limpeza, e lá é tudo muito funcional e bem pensado.

Talvez por questão de sobrevivência: estamos falando de um dos países mais sísmicos do planeta, e se eles não forem organizados e não planejarem bem o que estão fazendo, a cada terremoto uns prédios vão cair, muitas pessoas vão se estrupicar em calçadas quebrando, uns tantos carros vão bater, a cidade toda vai ficar sem luz… Mas não é o caso. A cidade costuma sair “ilesa” (dentro das possibilidades) de terremotos.
Terremotos que, se ocorressem aqui no Brasil, no mesmo nível de lá, era provável que dizimassem a população em dois palitos.
4. O frio… muito frio… muito frio mesmo – e o clima seco que vai detonar sua boca e seu cabelo
Isso aqui não vale muito como “diferença” quando se compara com as cidades do sul do Brasil, mas pra todas as outras, o frio lá é realmente algo incômodo. Ir pra Santiago no inverno pode não ser uma ideia tão boa, apesar da garantia de ver os andes nevados (que ficam absurdamente lindos).
Veja aqui esse vídeo em que eu explico cantando Frozen e passando vergonha porque o inverno não é tão legal.
Vai dar preguiça de sair da cama e do quartinho aquecido (aliás, outra diferença: todos os apartamentos costumam ter aquecedor) pra conhecer as tantas coisas bacanas que a cidade tem pra oferecer, e as vinícolas não vão estar tão bonitas (vai valer a pena o passeio de toda forma, mas sempre poderia ser melhor se tivesse uvas).

Querendo ver os andes nevados, mas sem sofrer tanto com um vento gelado e cortante, uma dica boa pode ser ir no final do outono ou o começo da primavera.
Ou contar com o el niño também, que tem bugado tudo: nos últimos anos, os andes tem ficado beeeem nevados até mais tarde.
Sobre o clima seco: leve hidratante labial. Falei bastante sobre isso e outros detalhes importantes naquela lista de o que eu não deveria ter feito quando fui pro Chile, e a dica ainda é muito válida.
5. O metrô funcional
Não é só o fato de pessoas respeitarem muito as outras, não se amassarem, e permitirem muito educadamente que outras saiam do vagão antes de entrar: o metrô lá é sensacional e provavelmente vai te levar pra todo lugar que você queira ir na cidade.
Eu nem sei como taxistas sobrevivem lá. Provavelmente graças às pessoas que ainda não sabem que o metrô levaria elas pro mesmo lugar, mais barato e mais rápido – ou as que preferem mesmo.
6. O paraíso das compras de inverno
Gorros quentinhos de qualquer cor e formato, casacos impermeáveis muito bons, jaquetas corta-vento, roupas voltadas pra atividade física no frio e afins: você vai encontrar isso em todo shopping, feira e vendinha da esquina em que for. Os preços não são tão bons, verdade, mas em termos de abundância de opções, Santiago capricha.
Lá também vende muita coisa de lápis-lazuli. Sério, muita coisa. Muito lápis-lazúli mesmo. Lápis-lazúli pra todo lado. E tem cada shoppingzão…
7. A visão impressionante dos Andes, de todo lugar
Quando você estiver esperando o sinal abrir pra atravessar a rua (aliás, vamos bater todo um papo sobre “atravessar a rua” no tópico 9), experimenta olhar pro alto.
Essa coisa linda vai estar lá, de qualquer lugar que seja, te rodeando (dá pra confirmar isso lá nas fotos do instagram).
8. A abundância de vinícolas
Santiago e os arredores tem tanta, mas tanta vinícola – e tantas lindas – que a sua tarefa de decidir pra qual delas ir vai ser bem difícil. Foi pra mim também, levei uns dias só pesquisando as opções e os “prós” e “contras” de cada uma.
Ainda devo escrever sobre as impressões da que a gente visitou lá (já dou spoilers: é linda, e esse tipo de passeio sempre é incrivelmente agradável), e tem um blog de viagens que adoro que já fez toda uma lista de vinícolas pra conhecer em Santiago, com riqueza de detalhes, nesse post aqui: Documento de Viagem – Três Vinícolas para visitar perto de Santiago. E pra ler sobre outros passeios possíveis e baratos em Santiago: tem esse post aqui, com 10 sugestões dos meus passeios preferidos.
8.1. … e de abacates
Eles colocam abacate em tudo lá. Até no cachorro quente.
8.2 … e de cachorros
Você vai esbarrar com muitos cães nas ruas da capital. Muitos. Falei mais sobre isso naquela lista de erros sobre o Chile (um dos erros foi relacionado a isso, chega lá pra ler).
9. Os motoristas respeitam muito os pedestres – e os pedestres não atravessam nunca fora do sinal
Isso poderia estar no tópico sobre a civilidade dos chilenos, mas é tão impressionante que merecia um tópico à parte.
Um dia a gente tava caminhando por lá, e parou numa ruazinha que não tinha absolutamente nenhum carro VISÍVEL (ou audível) por perto. Um bicho preguiça atravessaria tranquilamente, mesmo que estivesse usando tênis e parasse pra amarrar o cadarço no caminho.
No entaaanto… o sinal tava fechado. Por conta disso, em cada lado da rua, tinha pelo menos umas 3 pessoas, que jamais atravessariam.
O que fez a gente se sentir constrangido e achar que deveria esperar também.
Mas o sinal demorou tanto tempo pra abrir – e sem absolutamente nenhum carro à vista – que começou a dar vontade de rir, porque em determinado momento parecia que a gente tava brincando de sério com as pessoas do outro lado, todos imóveis.

Apelidamos essa rua de “avenida contemplación”, já que parecia que todo mundo tava contemplando o dia, parado ali.
Além disso, os motoristas (em regra) quaase seeeeempre param pra deixar os pedestres passarem primeiro, mesmo quando o sinal está aberto pra eles. E por falar nisso…
10. É cada carro que minha nossa senhora
Eu não entendo nada de carro, meus conhecimentos realmente se limitam a quais personagens são mais velozes no Mario Kart (todo mundo quer o Yoshi, e não é só porque ele é “fofinho”), mas quem manja do assunto costuma ficar embasbacado com os carros de lá também.
11. As estações muito marcadas
No dia que você sair de casa tremendo, ver os andes branquinhos, e quase congelar: é inverno. No dia que você sair de casa, ver os andes sem neve e quase derreter: é verão. No verão também vem o smog – efeito causado pelo clima quente+cordilheira dos andes que rodeia a cidade e não deixa a poluição “fugir”, por assim dizer.

Quando começar a esfriar de novo, o pico dos andes começar a se pintar de branco como uma camada pequena de chantilly no bolo, e as folhas ficarem bem laranjinhas nos parques, criando um cenário adorável: o outono chegou. E por aí vai…
Aliás, tem um vídeo com cenas de Santiago em uma Primavera tardia aqui:
(A “foto capa” desse vídeo foi tirada em Las Condes, bairro onde nos hospedamos. Você pode procurar opções de hospedagem em Las Condes nesse link do Booking aqui).
12. O desenvolvimento econômico e social
Santiago é uma cidade incrivelmente desenvolvida, e você consegue perceber bem isso. O Chile é um país com um alto índice de liberdade econômica (o primeirão da América Latina, e o sétimo no mundo – pra ter noção o Brasil tá lá pelo 70º lugar nesse ranking… Venezuela e Coreia do Norte nos últimos).
O nível de segurança da cidade impressiona, especialmente se comparado com as grandes cidades brasileiras, onde usar um brinco que brilhe um pouco é “viver perigosamente”, e assim que você pega um celular na rua, alguém grita desesperado “ESCONDE ISSO”. Lá você sente um pouco a tranquilidade de uma cidade pequena, mesmo estando numa cidade tão grande (mas claro, depende muito de em qual região você estiver). O que é incrivelmente gostoso.
Fica claro que a capital do Chile (e os chilenos) tem muito pra oferecer, surpreender e ensinar, e que vale a pena conhecer. Além disso, como falei lá no tópico 2, pode ir tranquilo mesmo se estiver com o braço quebrado, porque em Santiago dificilmente alguém vai esbarrar em você na rua!
Confira também (se ainda não conferiu): O que eu não devia ter feito – nem ninguém – quando fui pro Chile
Querendo reservar seu hotel em Santiago, recomendo o Booking. E falei mais sobre o perrengue que passei sem seguro viagem aqui.
Qualquer dúvida pode mandar nos comentários, e siga o 1 viagem, 2 visões no facebook e no instagram! Até o próximo post!
Você fez o perfil perfeito de uma cidade que realmente é fascinante. Claro, Santiago tem muito mais mas descobrir esse muito mais também é fantástico. Texto que faz a gente querer, no meu caso, voltar ao Chile o quanto antes. O meu abraço.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Que coisa boa ler que o texto te causou isso! Também senti saudade enquanto escrevia! Muito obrigada pelo comentário e um abraço!
CurtirCurtir
Endosso tudo o que foi descrito. Chile é demais!
Vivi lá 10 anos, conheço o norte e o sul e os hábitos são os mesmos em todas as regiões.
É o país dos contrastes: deserto no norte e neve no sul.
Conheça o Chile e se enamore!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo comentário, Ilone! O Chile é mesmo apaixonante!
CurtirCurtir
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Opa, muito obrigada! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que delícia de post! Excelente relato! Temos exatamente as mesmas sensações de Santiago 💜. Muito obrigado por nos mencionar..é uma honra estar em um post de alguém que admiramos!💛💚
CurtirCurtido por 2 pessoas
Muuuito obrigada pelas palavras tão gentis, sempre! Feliz de verdade de saber que gostaram 😊🙏 Digo o mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também me deu vontade de voltar. Grande post
CurtirCurtido por 1 pessoa
Toca aqui, bateu uma saudaade danada enquanto escrevia também! Muuuito obrigada, Mariel!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já estive no Chile 4 vezes, conhecendo do norte ao sul. Em santiago 2. Mas da última vez estava muita suja. Nenhuma cidade do mundo resiste a uma greve de serviço público.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que pena saber disso, Marrcia! 😦 Espero que a situacao la melhore ate sua proxima viagem! Obrigada pelo comentario!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oie! Amei o post! Vou em fevereiro (calorão da p*rra) e fiquei ainda mais animada com seus posts sobre Santiago. Queria saber da vida noturna, bares, baladas e dos boys… Hahahahah se vc for comprometida, me desculpe pelo inconveniente. Sei q santiaguinos não são lá grandes coisas, mas e os gringos? Da pra paquerar?
E vc foi em alguma balada? To com saudade de bailar un reggaeton :p
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Clara! Muuito obrigada novamente pelo comentário! Você vai amar a viagem, com certeza, seja no calorão ou na friaca! Hahaha
Comentei sobre cada bairro de Santiago aqui, e aí tem um na lista que é considerado o “bairro das baladas / vida noturna” em Santiago: https://1viagem2visoes.com/2017/06/27/melhores-e-piores-bairros-se-hospedar-em-santiago-chile/ espero que ajude! Não posso dizer tanto por experiência própria, na viagem ao Chile o esquema era “dias extremamente agitados/fazendo mil coisas” e chegar tarde da noite exausta pra dormir e no outro dia acordar cedo e recomeçar a maratona! Obrigada novamente pela leitura e por compartilhar suas experiências lá no post de Buenos Aires, AAAADOREI! E volte sempre, mesmo! Um beijo!
CurtirCurtir
Absolutamente verdadeiro tudo o que foi descrito de Santiago. Aliás em todo o Chile, que eu conheço de norte a sul, o comportamento do povo é igualmente cordial.
Fora os terremotos, (senti o de 27F) Chile é um país que tem tudo prá nos fazer feliz! Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada pelo comentário, Ilone! Feliz de ler isso! Que sensacional conhecer o Chile de norte a sul, um dia quero realizar isso! Quais lugares te encantaram mais? Um abraço e obrigada pela leitura
CurtirCurtir
Onde você se hospedou em Santiago? Fiquei na dúvida. Mesmo lendo todos os post sobre o lugar, vendo sobre os bairros, ainda ficou aquela curiosidade se foi usado o Airbnb no Chile, se havia uma família e principalmente se você indicaria.
Bjs, seus textos são cheio um humor maravilhoso!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que coisa gostosa ler seu comentário, muito obrigada! Fiquei em Las Condes, num Airbnb (mas nunca mais achei pra recomendar, acho que a anfitriã tirou da listagem depois de um tempo) que dava desconto pra estadias mais longas, e o custo-benefício foi muito bom, o bairro é realmente lindo e cômodo! Tem muitas opções de apart-hotel mais em conta no Booking também, ideais pra estadias prolongadas. E Santiago é uma cidade que vale experimentar vários lugares, 2 amigos se hospedaram em Providencia, adoraram e recomendaram muito! Obrigada novamente pela leitura e comentário, feliz mesmo de saber que te despertei a vontade de ler mais de um texto por aqui! Volte sempre!
CurtirCurtir
Muito bom o texto e bem explicativo!! Parabens, estou com minha viagem marcada para este ano e as suas publicações estão me ajudando muito. O que mais gostei foi essa informalidade e o humor. Nota 10! Sucesso!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muitíssimo obrigada pela leitura e as palavras tão gentis, Guilherme! Fez meu dia ler seu comentário! Boa viagem e volte sempre por aqui (quando voltar conta como foi e se as dicas foram úteis)!
CurtirCurtir
Olá!
Parabéns pelo post adorei a leitura,super animada pra passar por essa experiência também!
Eu e o marido, vamos em meados de dezembro.
Teria algum passeio que não seria legal de fazer nessa época? Ou algo que não poderíamos perder no verão…
Agradeço imensamente!
Bjs! 😘✈
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Evelyn! Muito obrigada pelo comentário, eu que adorei ler isso! Então, vou passar aqui um compilado de dicas de passeios que já escrevi no blog, espero que te ajudem!
Aqui dicas de 10 passeios lindos e baratos (alguns gratuitos) pra fazer em Santiago: https://1viagem2visoes.com/2017/09/17/o-que-fazer-em-santiago-10-passeios-lindos-e-muitos-deles-gratuitos-na-capital-do-chile/
Aqui um guia de como ir pra Viña del Mar e Valparaíso: https://1viagem2visoes.com/2018/09/15/como-chegar-valparaiso-vina-del-mar/
E aqui os “erros que cometi no Chile”/dicas do que não fazer: https://1viagem2visoes.com/2016/08/23/dicas-do-que-nao-fazer-chile/ qualquer dúvida é só falar! E boa viagem! Você vai amar Santiago, com certeza!
CurtirCurtir
Muito bom post!
Já quero conhecer Santiago!!!<3
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom demais saber que o texto te deu vontade, Reysla, obrigada por ler e comentar!!! Volte sempre por aqui (e boa viagem quando for, com certeza você vai curtir muito)!
CurtirCurtir
Foi o meu primeiro roteiro internacional, e digo sem hesitar: foi uma viagem absolutamente I-N-E-S-Q-U-E-C-Í-V-E-L! Essa matéria só me deu uma vontade enorme de voltar lá de novo. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, Urivino! Que coisa boa ler seu comentário! Com certeza vai valer a pena voltar, eu morro de vontade de voltar sempre pra lá também! Que a gente descubra ainda mais coisas lindas por lá! Obrigada pela leitura e comentário, volte sempre por aqui 🙏
CurtirCurtir
Esses dias me falaram do abacate no cachorro-quente e eu babei tanto que fiz em casa. Amei demais, e já quero ir pra Santiago deitar numa caminha de abacate também! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
“deitar numa caminha de abacate” HAHHAHA ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! Adorei suas dicas!
Preciso de um norte: ficarei 6 dias no Chile. Você acha que seria legal dividir 3 dias em Santiago e 3 dias em Vina? Ou é muita coisa ficar 3 dias em Vina?
Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Danila! Se você tiver muita vontade de conhecer Vina del Mar com detalhes ou se a cidade te atrair bastante pode valer a pena sim, apesar de não ser comum (acho que a maioria costuma passar 1 dia, num bate-e-volta de Santiago, ou 2 no máximo) segue sua vontade e seu gosto! A questão é só se 3 dias não seria pouco pra conhecer tantas coisas que Santiago tem pra oferecer, a cidade é realmente incrível. Vou botar aqui uns links que podem ajudar. Esse é o guia de algumas coisas bem bacanas (e baratas/gratuitas) que tem pra fazer em Santiago: https://1viagem2visoes.com/2017/09/17/o-que-fazer-em-santiago-10-passeios-lindos-e-muitos-deles-gratuitos-na-capital-do-chile/ e aqui compartilhei como fazer o bate-e-volta Santiago – Vina del Mar/Valparaíso: https://1viagem2visoes.com/2018/09/15/como-chegar-valparaiso-vina-del-mar/ quando você decidir me conta, e boa viagem! Você vai curtir bastante de toda forma. Obrigada pelo comentário!
CurtirCurtir