O que fazer nos Canyons de Capitólio? Vale a pena mesmo ir pra lá?


Se você tem alguma dúvida se deveria conhecer esse paraíso em Minas Gerais, já pode eliminar agora: viajar pra Capitólio é realmente delicioso.

Na minha viagem encarei um perrengue danado, e ainda assim todo o perrengue que passamos pra chegar em Capitólio valeu absurdamente a pena, e a verdade é que tenho vontade de fazer de novo mais umas 38 vezes.

(essa foto dá uma vaga noção do tanto que vale a pena, porque Capitólio é mais do que “lindo pra caramba”: lá também é um lugar muito gostoso)

Então, se você for pra Capitólio encarando menos perrengue, vai curtir mais ainda.

Mas primeiro vamos esclarecer: Como chegar em Capitólio? É fácil?

Em tese é fácil sim. Se você morar em Belo Horizonte, pode ir de carro ou ônibus (tem ônibus que vai direto). De carro dá umas 4 horas de viagem. De ônibus é só um pouquinho mais.

Se você morar em São Paulo, também tem ônibus que vai pra lá. Leva umas 8 horas e infelizmente a passagem não costuma ser barata (falei mais sobre isso num tópico lá embaixo, que responde: “Capitólio é caro?”).

Já do Rio de Janeiro pra Capitólio são 9 horas.

“E que perrengue foi esse que você pegou pra ir pra Capitólio?”

De acordo com o Google Maps, a viagem de BH pra Capitólio deve(ria) durar, no máximo (estourando), umas 5 horas, mas como disse lá em cima, eu encarei um perrengue danado nessa viagem, que acabou me fazendo ficar umas 10 horas viajando.

Resumindo bem resumido, pegamos um avião pra BH, e depois de curtir um cadinho a cidade (você pode ler os passeios que fizemos em Belo Horizonte aqui: Breve relato de 2 pessoas morrendo de tédio em BH), nós pegaríamos carona até Capitólio.

Deveria ser rápido e tranquilo.

viagem de bh a capitolio quanto tempo dura dicas.png
ou pelo menos é isso que o Google Maps diz

Ocorre que essa foi a carona mais kafkiana da nossa existência e fomos parar até no meio de uma operação policial, então a viagem pra Capitólio acabou levando horas e horas (e horas) bem além do previsto (até porque a gente não previu nada, quanto mais tudo que rolou).

Como a viagem foi muito complicada, antes de chegar em Capitólio eu já tava com aquele pensamento de “olha, mas tem que valer muito a pena esses canyons depois de tudo isso”, sabe como?

E no final, Capitólio valeu a pena?

Valeu demais. Capitólio tem uma das paisagens mais lindas que já vimos nas nossas vidas, e as águas mais gostosas de se nadar juntos feito 2 lontras.

canyons de capitolio 4
e eu tô falando sério

E o que fazer em Capitólio? Quais os principais passeios por lá?

Os cânions que são o “grande tchuns” do lugar, sabe?

O melhor passeio em Capitólio é o passeio de lancha, ou catamarã, ou enfim, qualquer barco que te leve pra conhecer os canyons de Capitólio e as cachoeiras impressionantes de lá.

Quer dizer, esse foi o melhor passeio na minha opinião. Algumas pessoas preferem, por exemplo, a trilha que te permite ter uma vista de cima dos canyons.

Mas curtir aquela água e aquelas cachoeiras incríveis foi um momento incomparável pra mim. A sensação é realmente deliciosa.

Pra chegar nos cânions, o próprio hotel em que estávamos ajudou com o passeio, então não teve muito mistério e complicação.

Por que todo mundo ama Capitólio?

Algumas fotos aqui podem dar uma noção, mas como mencionei lá em cima, Capitólio é mais do que um lugar absurdamente lindo. É também um lugar com uma energia gostosa mesmo, que dá vontade de ficar pra sempre por lá, seja contemplando ou nadando / boiando naquelas águas verdinhas.

cachoeira nos canyons de capitolio de tarde 2

Lá a gente também comeu cada coisa gostosa que benzadeus. Tinha um pão de queijo que eu gostaria de ter levado uma medalha pra colocar nele.

Foi no café da manhã, no Hotel Engenho da Serra, e quem quiser pode até anotar esse nome, que é possivelmente o melhor lugar pra se hospedar por lá (e ainda tem esse pão de queijo vencedor do campeonato mundial dos pães de queijo). Vamos falar melhor do tópico “onde se hospedar em Capitólio” mais pra baixo.

Sobre as cachoeiras que você vai encontrar em Capitólio

As águas das cachoeiras de lá eram muito gostosas. Como em toda cachoeira, eram geladas, mas as de Capitólio não são taaanto.

Tinham uma temperatura ideal, que ficava ainda melhor depois da gente se habituar.

As pedras nas cachoeiras de Capitólio são realmente perigosas, tem alguns pedaços em que são pateticamente escorregadias e é molezinha de cair.

Você pensa que não é tão grave assim, mas só de encostar a ponta do dedo mindinho sem atenção já quase se estabaca.

canyons de capitolio de tarde
Ainda assim, lá nos canyons vi crianças e idosos curtindo tranquilamente (eles só eram mais sensatos e não se aventuravam tanto nas pedras), e inclusive foi por lá que conhecemos a senhora mais encantadoramente empolgada desse planeta.

Ela tava tão de bem com a vida, entusiasmada com tudo que via, e não parava de exclamar sobre a beleza do lugar com aquele sotaque mineiro forte adorável. Era contagiante a empolgação dela. 

Onde se hospedar em Capitólio?

Como eu disse ali em cima, o Hotel Engenho da Serra foi uma surpresa deliciosa, e o próprio hotel te leva nos passeios de lancha pra esse pedacinho fascinante do mundo. Além de ter aquele pão de queijo que marcou minha vida no café da manhã.

Toda a comida lá é deliciosa, aliás, e você ainda tem a experiência de comer enquanto passarinhos e borboletas vão passeando ao seu redor – e às vezes chegam mais perto pra “pedir” gentilmente sua comida.

Você pode reservar o hotel por esse link aqui e ver outras opções também que te agradem mais. Mas acho difícil alguma agradar mais que ele, de verdade… se não me engano ele é inclusive o melhor avaliado em Capitólio.

E os quartos no Engenho da Serra em Capitólio, como eram?

O quarto em que fiquei era daqueles que dão vontade de se mudar pra lá: tinha uma varandinha gostosa, cama bem grande e confortável, banheira enorme com hidromassagem (mas acho que nem todos tem, confere antes), uma atmosfera bem boa de casinha de campo, e os funcionários simpáticos e solícitos pra caramba.

Quando fui pra Capitólio, fui porque também estava tendo uma festa de noivado lá, que rolou no próprio hotel. A hospedagem num lugar tão incrível assim foi inclusive uma surpresa com a qual eu não contava.

Capitólio é um destino caro?

Sim, é. Não dá pra “florear” muito: infelizmente viajar pra Capitólio tem encarecido a cada dia. Quando fui Capitólio ainda não era tão caro (2015) – era um paraíso que começava a ser descoberto e ter fotos de babar começando a bombar nas redes, mas a tendência de tudo que vai ganhando muita popularidade é encarecer, até pela oferta e procura.

Lá não tem taaanta opção de hospedagem também, o que “ajuda” a tudo ficar mais caro. Por isso também recomendo reservar com alguma antecedência o lugar onde você gostaria de ficar por lá. Recomendei o Engenho da Serra porque foi onde fiquei, mas você pode ver a lista de opções de hospedagem em Capitólio aqui.

O que eu diria é que se você tiver muita vontade de ir, vá assim que puder, porque o destino não vai ficar mais barato com o tempo. Pelo contrário. É capaz de encarecer ainda mais, pra nossa tristeza.

Capitólio é um destino acessível pra cadeira de rodas?

Como disse lá em cima, vi muitos idosos passeando e curtindo muito a beleza do lugar – eles não foram pras cachoeiras, mas contemplaram de dentro da lancha. Acredito que cadeirantes possam fazer tranquilamente os passeios de lancha ou catamarã pra contemplar os cânions lindões.

O hotel em que fiquei (Engenho da Serra) diz ter “comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida”. Vale ligar e questionar antes de ir.

Se você é cadeirante e já foi pra Capitólio, pode compartilhar nos comentários sua experiência, que vou gostar muito de ler também.

Veredito de Capitólio

Voltei quebrada, ardida do sol (a essa altura já é fato notório que volto quebrada e ardida de absolutamente todos os lugares, porque contei exatamente isso no relato da viagem em Brasília), e ainda assim feliz da vida e muito grata… Ou triste, porque dava vontade de não ir embora.

Tem isso ainda, depressão pós-viagem, quando é tudo bom demais e não dá vontade mesmo de voltar. Mas como a volta pro Rio foi igualmente cansativa, chegamos tão cansadinhos que não deu tempo de sofrer, e só carregamos as memórias lindas (e uma muda de ipê) pros próximos dias.

Capitólio definitivamente vale a pena.

Leia também: Como conciliar o amor por viajar com o medo de avião?

E você já seguiu o 1 viagem, 2 visões no facebook ou no instagram? Segue lá que a gente fica feliz feito os passarinhos do café da manhã quando alguém dá pãozinho pra eles!

Um comentário sobre “O que fazer nos Canyons de Capitólio? Vale a pena mesmo ir pra lá?

Deixe um comentário