Como ajudar a Ucrânia – 5 formas rápidas de ajudar do Brasil

A essa altura todo brasileiro possivelmente já se perguntou como ajudar a Ucrânia, mesmo sendo um civil a mais de 10 mil km de distância e com bem menos de 10 mil na conta. A boa notícia é que é possível ajudar (a má notícia é todo o resto, inclusive o fato que os ucranianos precisam realmente muito dessa ajuda).

5 formas de ajudar a Ucrânia (e bem rápido):

Segue uma lista com links que é só clicar e decidir como prefere ajudá-los:

1. Se você quiser colaborar com a Agência da ONU que ajuda refugiados mundo afora, e que está ajudando os ucranianos também (ACNUR), o link para doar sem impostos é: https://doar.acnur.org/acnur/donate.html

Tem opção pra fazer doação mensal ou uma única doação. É só clicar nesse local indicado pela seta amarela:

Ao clicar em “doação única”, caso não possa doar muito, não se assuste com os valores que aparecem inicialmente no site (eles foram convertidos da página oficial, que eram em dólar): você pode selecionar uma opção lá no fim da tela, pra doar o quanto puder.

2. Você também pode alugar apartamentos vazios de ucranianos no airbnb.com, apenas para ajudá-los financeiramente – boa parte deles tiveram que abandonar suas casas, e muitos estão andando há dias, rendendo as infelizmente famosas cenas de crianças chorando esgotadas de tanto caminhar (já que definitivamente não basta chamar um uber e pegar um avião pra fugir de uma guerra).

3. Você também pode comprar itens deles (e não receber, até porque quem não tá tentando fugir, tá escondido com toda a família e o cachorro em um bunker com comida racionada, enquanto ouvem os sons das bombas destruindo sua cidade) na Etsy.com/market/ukraine.

A Etsy inclusive, para ajudá-los ainda mais, está removendo as taxas de vendedor dos ucranianos, para que eles possam receber o valor sem precisar pagar por isso (ia ser bem legal se o Airbnb também parasse de cobrar taxa do anfitrião nesses casos).

4. Já que falamos em Airbnb novamente, o site também abriu uma opção pra quem quiser oferecer sua casa para refugiados, em estadias de curta duração, e está financiando isso. Se não tiver uma casa para oferecer, você também pode fazer uma doação. O site pra isso é Airbnb.org

6. Bônus: uma possível forma de ajudar você mesmo e quem você conhece. Nesse momento, a gente já pode perceber que é melhor pra saúde mental de qualquer pessoa, procurar se informar com notícias que atualizam sobre o que está acontecendo e como ajudar, e não em chamadas e fotos extremamente tristes que causam sensação de impotência e até deprimem – e a depressão gera o extremo oposto de ações para ajudar quem precisa nesse momento.

Se você se deparar com algum tipo de notícia que serve única e exclusivamente pra deprimir, chocar e gerar cliques, que não agrega em absolutamente nada em informação ou formas de ajuda, evite compartilhar.


Se informar, no entanto, é importante, já que a Rússia conhecidamente usa a desinformação como estratégia de guerra – até espalhar que o presidente da Ucrânia é nazista já espalharam, sendo que o cara é judeu e perdeu familiares pro Nazismo. Já falei um pouco sobre a desinformação e negação da Rússia nesse post aqui, de 2018, quando a Rússia já tinha anexado a Crimeia e seguia infernizando a vida da Ucrânia desde então:

O que raios está acontecendo na Ucrânia (ou “dá pra viajar pra lá agora?”)

Lembrando que o post é de 2018, então a resposta pra “dá pra viajar pra lá agora?” definitivamente é “não”. O post vale só pra entender um pouco mais do contexto histórico, já que fala deeeeeesde a União Soviética (e um dos maiores genocídios da história da humanidade que Stalin promoveu na Ucrânia), até a situação em 2018, pra quem quiser ler.

E falando em informação, outras formas de ajudar os ucranianos é financiando os jornais de lá:

O Kyiv Independent pode ser ajudado pelo Patreon.

E o Ukraine World também está no Patreon para quem quiser ajudar.

Se souber de mais formas de ajudar os ucranianos nesse momento, fica à vontade para enviar nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s