Parque Augusta: tá valendo a pena ir lá agora? Onde fica? Como chegar?

A inauguração do Parque Augusta foi há só alguns dias (pelo menos enquanto escrevo agora em 2021, mas se você estiver chegando em 2044 nesse post, ignora e me conta as notícias do futuro nos comentários – a guerra no Iêmen acabou? O Botafogo subiu?) e nesse curto tempo o Parque já conseguiu se tornar um dos lugares mais falados de SP – o que é um grande feito, porque São Paulo tem lugar pra caramba.

E não só mais falados: o Parque já é um dos mais visitados também. E é isso que você vai confirmar se for visitar o Parque da Augusta em um feriado ou fim de semana (e talvez se arrepender… ou não. Você vai decidir ao longo desse texto).

Repondo minha vitamina D no Parque Augusta, em um dia que começou frio e depois terminou com um sol absurdo – algo que São Paulo faz muito e que deixa qualquer carioca confuso

Vamos falar então sobre como é o Parque da Augusta (que na verdade chama “Parque Augusta” sem esse “da” no meio, mas é um Parque da Augusta, então acho que tá valendo chamar como você quiser), onde exatamente o Parque fica, quais os horários de funcionamento (e melhores horários pra visitar), e como chegar no Parque Augusta da forma mais econômica/rápida possível, entre outras dicas (todas que consegui pensar depois de ir).

Onde fica o Parque Augusta?

Se eu falar que o Parque Augusta fica na Augusta, você possivelmente vai sair desse texto como ato de revolta, então vou ser um pouco mais específica (embora o Parque Augusta realmente fique na Augusta, desculpe por isso): o parque toma um quarteirão inteiro que pega as ruas Augusta, Marquês de Paranaguá, Consolação e Caio Prado. A entrada principal é pela esquina da Paranaguá com Augusta. E já que falamos em entrada, vamos entender melhor como chegar no Parque.

Como ir para o Parque Augusta?

A forma mas rápida e econômica de ir ao Parque Augusta é de metrô.

E a estação de metrô mais próxima do Parque Augusta, contraituitivamente, não é a da Consolação, e sim a Higienópolis – Mackenzie. Na verdade, se você saltar na estação Consolação e for andando pela Augusta, pode acabar é andando horrores e chegar no Parque já meio esbodegado. Mas se quiser ir fazendo uma caminhada, e de repente aproveitar pra dar uma passada na Avenida Paulista, aí pode valer a pena saltar na estação Consolação e ir andando pela Augusta sim.

Já se quiser chegar no Parque Augusta da forma mais rápida, é só pegar o metrô e saltar na estação Higienópolis – Mackenzie mesmo.

Quando saltar lá, é só ir andando um pouquinho pela Consolação, virar na Marquês de Paranaguá e pronto: só segue andando reto até chegar no Parque. Você vai andar menos de 3 quadras fazendo esse caminho.

De acordo com o Google Maps, são 7 minutos de caminhada (mas acho que ele está sendo pessimista). Já se você saltar na estação Consolação e for andando pela Augusta, dá um pouco mais de 15 minutos caminhando.

O que fazer no Parque Augusta?

Sendo franca, o Parque Augusta é um ótimo lugar para não fazer absolutamente nada. Mas se você quiser fazer algo lá, tem bastante opção também. O parque tem um cachorródromo, um parque infantil, um “redário” (leva sua rede pra pendurar nas árvores lá!), equipamento de ginástica, área pra slackline, e bastante espaço pra só deitar e tomar um sol ou fazer um pic nic (considerando a imensa quantidade de cachorros frequentadores no parque, fazer pic nic pode significar correr risco de um shih-tzu atacar seu sanduíche de mortadela a qualquer momento).

Em síntese, o Parque é um ótimo passeio pra fazer com crianças, com cachorros, com amigos ou com ninguém mesmo. Também é ótimo pra tomar um sol, e tem quem vá de sunga e biquíni pra deitar lá.

Definitivamente o Parque entra na lista que prometi (e tô cumprindo aos poucos) de “77 lugares em São Paulo para repor sua vitamina D” (vai acompanhando lá no Instagram).

Qual o horário de funcionamento do Parque Augusta?

O Parque tá aberto todos os dias até 21h, e abre bem cedinho: 5h. O Google diz que aos domingos o funcionamento é 24h, mas não sei se essa informação procede (se alguém já tiver ido lá às 2h da manhã e confirmado que estava aberto, pode mandar nos comentários – e pra que você foi no Parque Augusta 2h da manhã?).

Dicas extras / o que levar pro Parque Augusta:

Considerando tudo que tem pra fazer no Parque, pode ser uma boa ideia levar:

  1. Uma canga. Me fez falta, eu acabei me esparramando na grama mesmo, e consequentemente minha roupa ficou cheia de grama. Muita gente leva canga lá pra deitar e ficar tomando sol… E já que falamos em “tomar sol no Parque Augusta”…
Momentos antes de eu ter que espanejar minha roupa toda
  • 2. O Parque Augusta virou realmente uma “praia paulistana”, e a quantidade de gente de sunga e biquíni lá é enorme. Se você quiser tomar sol, pode ir à vontade de sunga, biquíni ou top debaixo da roupa.
  • 3. Uma rede. Lá tem um espaço especial pra você pendurar sua rede nas árvores.
  • 4. Garrafa d’água. Lá tem bebedouro pra encher. O bebedouro fica bem perto da entrada.
  • 5. Cachorro. Porque se você tiver cachorro, ele vai amar o parque. Possivelmente mais do que você.

Você deveria (ou não deveria) ir ao Parque Augusta se:

Vá ao Parque Augusta se amar assistir cachorros interagindo, fazer passeios ao ar livre, tomar um sol, relaxar em uma rede (só não esquece de levar a sua) ou se quiser levar seus filhos pra brincar em algum lugar.

Não vá ao Parque Augusta se quiser sossego, ouvir os “sons da natureza” (o som mais natural que você vai ouvir são latidos) ou evitar muvucas e aglomerações em fim de semana ou feriado (lá é realmente muito cheio, ou pelo menos anda muito cheio agora que acabou de inaugurar e é novidade). Se esse for seu caso, eu recomendaria ir em dias e horários menos cobiçados enquanto o Parque é recente, ou aguardar a novidade passar.

Bom passeio (ou não) no Parque Augusta, e se esse texto te ajudou, tem mais dica de lugares legais pra conhecer nesse link aqui, e fotos com dicas lá no Instagram também, fica à vontade pra seguir se ainda não segue. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s