“Por que estou perdendo seguidores no instagram loucamente nessa quarantena?” – 4 respostas possíveis

Desde que a pandemia do coronavírus explodiu feito uma bomba de titica em nossas caras, essa explosão veio com um efeito colateral também nas redes sociais: quase todo mundo sentiu o número de seguidores cair, especialmente no instagram, durante a quarentena.

Quer dizer, talvez o instagram da OMS, do Ministério da Saúde ou do Big Brother Brasil não estejam perdendo seguidores. Mas se você tem um perfil sobre qualquer assunto que não seja muito relacionado a “como não morrer nos próximos meses” (ou BBB 20), é provável que tenha sentido impacto.

Convenhamos que esse é o menor dos problemas agora e algumas causas pra perder seguidores nesse momento são inclusive quase intuitivas, mas vamos falar sobre isso agora e entender melhor por que você pode estar perdendo seguidores.

Por que estou perdendo seguidores no instagram durante a pandemia?

Eu podia resumir esse post em: muita gente tá saindo das redes sociais. Mas seria um post de só 7 palavras, daí era melhor eu só fazer um tweet.

Além disso, existe um outro enorme grupo de pessoas, que continua firme no instagram e realmente tomou a decisão de clicar no “deixar de seguir” ali no seu perfil.

[Aqui cabe uma observação: se seu perfil é pessoal e quem parou de te seguir também tinha outro perfil pessoal, tá tudo ótimo: você só acabou de descobrir que alguém não era tão próximo seu ou não tem interesse em acompanhar sua vida, então segue a vida feliz com seus amigos que permaneceram e vá ler outros posts aqui].

Mas se o seu perfil do instagram é relacionado ao conteúdo que você produz/ vende/ divulga, pode merecer uma reflexão: meu conteúdo não tá sendo útil, tá incomodando ou se tornou nocivo a alguém nesse momento? E como? Bora tentar entender.

Hipótese 1 de 4 pra estar perdendo seguidores: Falta de equilíbrio

Atualmente tá todo mundo pirando – e nem precisa ser psiquiatra pra diagnosticar: é só contar quantos posts sobre “como não enlouquecer na quarentena” aparecem no seu feed por dia.

Se tem tanta gente oferecendo esse conteúdo no instagram e outras redes, é porque tem muita gente precisando ou, mais provável ainda, porque a própria pessoa que criou o post tava precisando se lembrar de como não pirar, já que também anda pirando às vezes.

Logo, num momento em que tá todo mundo enlouquecendo extremamente sensível, todo conteúdo com um mínimo de potencial pra incomodar, tá incomodando ainda mais.

Na verdade, olha só, se a situação atual tá resultando até em divórcio em massa, que dirá de só apertar um botão “deixar de seguir”, que é bem mais simples que divorciar.

“Mas o que isso tem a ver com equilíbrio no meu conteúdo no instagram, ow?”

Lembra quando eu disse que muita gente tá saindo das redes sociais? A fuga em massa das redes tem a ver, em grande parte, com fuga de informação nociva ou que não seja útil.

Então quando você tá perdendo seguidores por falta de equilíbrio, pode significar que:

  1. Você anda postando conteúdo que ignora solenemente a existência de uma pandemia desoladora no mundo;
  2.  Você anda postando só conteúdo trágico e/ou negativista e/ou como se a pandemia fosse a única coisa que existisse.

O problema nesse caso são os extremos: postar como se nada estivesse acontecendo, ou postar como se a pandemia fosse a única coisa acontecendo.

Se você só posta como se estivesse absolutamente tudo zen enquanto o planeta vive uma crise sem precedentes, é possível que isso incomode pessoas mais realistas e que gostariam de ver um pouco mais dessa realidade sendo transmitida, ou ao menos mencionada em parte do conteúdo.

Se você segue o caminho extremo oposto e só posta notícia desesperadora/relembra a cada 2 minutos o número de mortos por dia/usa uma linguagem que pode “contagiar” os outros com tristeza e pessimismo, é possível que isso incomode pessoas que não gostam de entrar em desespero – sinal que seus seguidores estão todos bons da cabeça, porque ninguém gosta de entrar em desespero mesmo.

Então, em síntese: seu conteúdo pode estar afastando as pessoas por gerar ainda mais ansiedade e medo ou por gerar estranhamento por ser muito descolado da realidade.

E pode não ser nada disso.

Seu conteúdo no instagram também pode estar sensacional e você continua perdendo seguidores por nenhum desses motivos. Vamos pro próximo – e grande provável:

Hipótese 2 de 4 pra perder seguidores: seu conteúdo é relacionado a um do setores mais afetados

Quem mais tá passando por esse fenômeno de perda de seguidores no instagram e outras redes são as páginas relacionadas aos setores mais abalados pela crise. Turismo, restaurantes, festas, eventos – ou simplesmente qualquer coisa que seja feita em grupo ou com contato físico, como sei lá, aulas de judô.

Eu só posso imaginar, até porque  tem “viagem” no nome do meu instagram, e isso foi o suficiente pra perder muito seguidor por dias seguidos até em dias que nem postei nada (nos dias que postei foi pior, claro). Agradeço muito, inclusive, a quem continuou seguindo.

gull-2166711_960_720[1]

Nesse caso, não tem muito o que fazer, e também não tem porque esquentar a cabeça com “o que fazer”: perder seguidor, embora ruim, é reflexo, de certa forma, da consciência da população e também é o menor dos problemas, e a gente já tem um bocado de coisa pra se preocupar – junto com o resto do planeta.

Talvez o ideal seja reduzir, adaptar ou alterar o conteúdo durante esse momento, já que, a depender do seu nicho, pode não ser um conteúdo útil ou até um conteúdo nocivo à população de se incentivar nesse momento.

Hipotese 3: você tá com mais tempo

Existe a grande possibilidade de que muita gente já viesse perdendo seguidores diariamente há muito tempo, mas só conseguiu notar agora porque finalmente tem um tempo sobrando pra ficar olhando e acompanhando isso com mais atenção.

Com exceção das atividades essenciais no momento, da linha de frente no combate ao coronavírus, ou de trabalhos que podem ser feitos intensivamente em home office, quase todo mundo ganhou algum tempo durante a quarentena – seja o tempo de locomoção pro trabalho, o tempo de se arrumar pro trabalho se você faz home office de pijama, ou até, infelizmente, o tempo do próprio trabalho se você perdeu o emprego.

Nisso, muitas pessoas acabam usando esse tempo pra observar o número de seguidores, o que não é exatamente recomendável num momento em que nossa mente precisa mais de coisas que nos tranquilizem.

Nesse caso, a solução pode ser  simples: aplicar o tempo a mais em coisa mais bacana e evitar dar tanta atenção a perda de seguidores, porque a queda constante nos números é normal, como já falei aqui.

Hipótese 4: “nenhuma das anteriores”

Você também pode ter perdido seguidor por nada: alguém pode ter acordado de mal humor (quem não tá acordando de mau humor durante a pandemia?) e clicado ali no “deixar de seguir’ porque achou profundamente irritante a forma que você usa o ponto de exclamação.

Como a gente vive um período de sensibilidade extrema, também é provável que alguém pare de te seguir simplesmente porque discordou de algo que você disse, porque achou as cores da sua foto muito desarmoniosas, ou porque achou que você usa vírgulas de uma forma muito desagradável. Pode ser também.

Em um momento em que, naturalmente, tudo incomoda, só dá pra aceitar que vamos inevitavelmente incomodar alguém, e pessoas vão deixar de nos seguir.

Conclusão sobre perder seguidores durante a quarentena:

Você pode ter perdido seguidores porque muitos deles deletaram as redes, porque outros não aguentam mais posts que relembrem da pandemia ou porque todos os seus posts parecem pertencer a um universo paralelo onde o coronavírus não existe. Ou pode ter perdido por motivo nenhum mesmo.

Se pessoas pararam de nos seguir porque nosso conteúdo se tornou nocivo ou não era mais útil pra elas, isso foi bom pra elas nesse momento – e isso que importa – e talvez seja bom pra que a gente reflita sobre o conteúdo que compartilha.

O ideal é fazer a mesma coisa que os seguidores perdidos: focar no que é útil e benéfico e eliminar preocupações inúteis ou nocivas no momento, como o número de seguidores – que já contei aqui porque nem vale a pena se preocupar em 9 “verdades cruéis” sobre o instagram (ou “como conseguir seguidores”)

O melhor é parar de dar f5 pra checar. Até porque não tem muita coisa ao alcance pra que pessoas tenham interesse em assuntos que realmente não são úteis pra elas agora.

Você pode usar o tempo sobrando que fica verificando o número de seguidores pra fazer algo bem bacana pra você, ler um livro gostoso tomando chá mais gostoso, aprender um idioma, origami, bordados, receitas, posições de yoga ou qualquer coisinha nova, fazer pudim, dormir, ajudar alguém (aqui tem 5 sugestões bem fáceis e rapidinhas pra isso), ver um filme bocó, bater papo, comer queijo com goiabada ou não fazer nada e ficar na cama lamentando o estado atual da humanidade também, pode ser – porque você também não tem obrigação alguma de ser uma pessoa extremamente produtiva num momento como esse.

Vale a pena dar unfollow também em preocupações desnecessárias – e perder seguidores definitivamente é uma delas. Você merece uma preocupação a menos nesse momento.


Leia agora: 9 “verdades cruéis” sobre o instagram (ou “como conseguir seguidores”)

5 links úteis que permitem ajudar na luta contra o coronavírus sem sair de casa (com ou sem dinheiro)

9 comentários sobre ““Por que estou perdendo seguidores no instagram loucamente nessa quarantena?” – 4 respostas possíveis

  1. Teus posts são magníficos e não me canso de dizer: bem humorados. Não tenho rede social e se tivesse Instagram pode ter certeza sérias a primeira a quem marcaria seguir. Continue firme, não desista e cuide-se muito. O meu abraço. (Ah! aqui no WP eu sempre estou perdendo seguidores, mas estou em uma fase onde os seguidores estão chegando.)

    Curtido por 2 pessoas

      1. Eu concordo mais ou menos com isso, bem as pessoas estão tendo mais tempo e isso se reflete na quantidades de horas na redes sociais, embora sendo assim um público “mais critico ” tenha chegado, muitas vezes( isso acontece bastante, comigo pelo menos) em que eu vejo a minha abinha de seguindo e encontro perfis aleatórios que em um certo momento eram precisos mais agora é algo totalmente descartável, e sobre a pandemia, é algo que não podemos ignorar, mais quando ligamos a TV das 00:00 às 00:01 do outro dia, só vemos coisas sobre o vírus, que se torna cansativo ao longo desse tempo indeterminado que os humanos tem que viver, algo que eu não nego no seu post é que se você tem um perfil que fala sobre viagens ou um canal do YouTube que fala sobre o mesmo assunto ou diversos assuntos que não estão fazendo mais “efeito”, obviamente você não irá crescer, e se você tiver um perfil com assuntos que sempre chamaram atenção como uma série de desenho animado ou como fazer coisas caseiras, isso não excluí a opção de perder seguidores também.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Verdade, By-M, tá todo mundo perdendo seguidor no Instagram nos últimos tempos seja lá de qual assunto fale. O melhor nesse momento é nos preocuparmos mais com nossa saúde mental do que com isso (e boa parte dos seguidores provavelmente vazaram pra cuidar da deles também, o que é bom). Um beijo e obrigada pelo comentário, volte sempre por aqui!

        Curtir

    1. HAHAHAHA o Instagram realmente fez uma limpa nos bots de uns tempos pra cá, antes da pandemia até! Mas agora os bots tão agindo de forma difefente: tem um monte deles votando em enquete nos meus stories (votam inclusive em absurdos, tipo que o Stormtrooper ganharia do Yoda numa batalha, daí a gente já sabe que só pode ser bot)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olha, eu achei o comentário do Pedro perfeito! Hhahaha Acho q os bots sumiram!
    Mas falando sério agora, estou perdendo seguidores pq me nego a falar de viagens no momento. E os meus seguidores querem ver, adivinha? Viagens!!!
    Mas no fundo, agradeço eles irem embora, pq não vou indicar os hotéis sem noção que estão abertos para receber os seguidores sem noção.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Se postar sobre viagem vão parar de seguir (e que bom, sinal que tão conscientes), se não postar absolutamente nada vão parar de seguir e se postar sobre algo que não é viagem vão parar de seguir também HAHAHA é a conclusão

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s