Vou começar esse post já com a notícia boa: sim, vale.
E eu poderia terminar o texto aí.
Mas já vou meter uma notícia não tão boa assim: apesar de valer a pena, seria bem melhor se você pudesse passar um pouquinho mais de tempo em Atins, ao invés de fazer o passeio bate-e-volta, pelos motivos que vou contar mais abaixo.

De toda forma, como dinheiro não dá em árvore e nem sempre a gente tem tempo pra curtir todos os lugares com calma em uma viagem, o bate-e-volta pra Atins está lá, figurando como um dos passeios mais vendidos nas agências de Barreirinhas. E pra não desperdiçar a oportunidade de pelo menos conhecer Atins em uma viagem aos Lençóis maranhenses, esse passeio de 1 dia saindo de Barreirinhas (ou de Santo Amaro), é uma saída bem viável. Vamos falar sobre como ele é agora.
Primeiro, confirmando o que você já desconfiava sobre o bate e volta à Atins:
1. Ir pra Atins de “bate e volta” é cansativo
São muitas horas pra ir, muitas horas pra voltar, muita correria pra ver (quase) tudo que Atins tem pra oferecer, muita estrada de areia que vai te fazer quicar – como inclusive já mostrei nesse vídeo aqui:
Mas apesar de cansativo, é plenamente viável. O cansaço nem de longe vai desanimar, e não vai te impedir de se deslumbrar com a beleza e a delícia daquelas lagoas e daquele mar de Atins. E aquele polo incrível de kitesurf. E aquela tranquilidade. E ahhh… tudo. Atins realmente é um lugar delicioso.
Até o momento contabilizo um total de 0,0 pessoas que não voltaram encantadas de lá, seja do passeio bate e volta, seja de uma estadia mais longa.
2. Ir pra Atins de “bate e volta” é caro
Se você estiver hospedado em Barreirinhas, vai perceber logo que existe uma abundância de opções de passeios pra fazer saindo da cidade. Lagoa bonita, Lagoa azul, Caburé, Vassouras, Sobrevoo, Passeio de Boia Cross no Rio Formiga, e muito mais, tudo isso em diferentes horários e pacotes e por aí vai. Entre esses passeios, um dos mais caros é o passeio de bate-e-volta Atins.
Mas novamente: vale a pena. Confia.
3. Tem um camarão famoso em Atins – e de novo: caro
Nesse tópico aqui eu vou ter que contrariar a maioria da população mundial dizendo que não achei que o valor do famoso camarão de Atins se justificou. Pode ser só porque eu tava dura, tentando fazer a viagem mais econômica possível e olhando as coisas com aquele olhar meio atravessado de quem precisa economizar – e daí olhei os camarões de forma atravessada também. Ou pode ser que o preço realmente não seja justificado pelo sabor e o atendimento.
De toda forma, você nunca vai saber se não provar, e se você ama camarão, taí um prato cheio (literalmente). Os camarões de Atins são realmente os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. Se você já provou, fica à vontade nos comentários pra contar se achou que a fama se justificou.

O que dá pra afirmar é que nesse passeio de 1 dia, o momento em que você vai comer esse camarão é apresentado como uma das principais atrações.
E agora as informações não tão óbvias sobre o passeio de 1 dia em Atins:
1. Você achava que as lagoas eram todas iguais… se enganou
Eu não sei como pode, mas quando você já viu um monte de lagoa linda nos Lençóis Maranhenses e acha que nada mais vai te surpreender, vem Atins e pá: surpreende. As lagoas que conheci lá foram abusadamente lindas e muito gostosas de nadar – além de infinitamente mais tranquilas que as dos circuitos mais comuns saindo de Barreirinhas.
2. Atins te rende um passeio mais emocionante nas jardineiras do que os outros nos Lençóis
As jardineiras vão andar bastante na areia em Atins. Vão subir dunas e tudo. E podem até descer essas dunas correndo, a depender do nível de emoção desejado no passeio.
Você vai ver muita natureza e muito mais animais também, do que vê nos outros passeios às Lagoas, e isso é muito gostoso – e também exige mais atenção do motorista, pra que não machuque nenhum.
3. Atins é o paraíso pra quem ama Kitesurf
Os ventos em Atins são completamente ideais pra quem ama Kitesurf. Atins, aliás, é considerado um dos melhores lugares do mundo pro Kitesurf.
E tem muita opção de aula lá pra você fazer.
4. Em Atins você vai nadar em muita água doce e água salgada no mesmo dia
Atins é um dos lugares dos Lençóis Maranhenses que mais vai te proporcionar experiências aquáticas diferentes. Uma hora você tá nadando numa lagoa, daqui a pouco num mar, daqui a pouco num rio, daqui a pouco outra lagoa, daqui a pouco na piscina quentinha natural formada pelas ondas do mar (que é bem agitado, por conta dos ventos).
E por falar nessas piscinas naturais…
5. O mar de Atins forma piscinas naturais quentinhas e muito gostosas
A maioria das suas experiências aquáticas nos Lençóis Maranhenses vai ser gelada. Quer dizer, gelada não: a água das lagoas costuma ser fria, mas como tem um solzão constante na sua cabeça, você vai amar mesmo assim e achar incrivelmente refrescante.
No entanto, Atins pode proporcionar uma experiência aquática diferente, já que as piscinas naturais formadas próximas ao mar são bem quentinhas. Bem quentinhas mesmo. E são verdadeiras piscinas, na melhor acepção da palavra. Os ventos e as ondas formam grandes acúmulos de água do mar, onde você pode deitar/sentar e ficar ali, só curtindo e ouvindo o som das ondas.
A praia de Atins me lembrou bastante das praias de Caburé também, que devo falar em outro post.
Então, pra quem gosta de mar quentinho, taí outro prato cheio.
6. Espere filas enormes pra comprar uma água de coco em Atins
Auto-explicativo.
Pra comprar a água de coco do post no instagram aí de cima, acho que foram quase 20 minutos na fila (leia também: 9 “verdades cruéis” sobre o instagram (ou “como conseguir seguidores”).
20 minutos em qualquer fila já é um desperdício de tempo, mas em Atins o desperdício é agravado, porque o passeio para por pouco tempo (ou menos tempo do que gostaríamos) em cada ponto de Atins – vou contar mais abaixo detalhes de como o passeio de 1 dia é.
Então você compraria a água de coco e logo depois já teria que correr de volta pra jardineira, que já estaria indo pro próximo local.
A demora da fila se dá pelo fato de que as jardineiras chegam todas juntas nos pontos, e aí tudo lota justamente na mesma hora.
No meu caso isso foi agravado porque fui em alta temporada. Aliás, você pode ler sobre essa questão da alta e baixa temporada e outras dicas do que não fazer nos Lençóis aqui: O que NÃO fazer nos Lençóis Maranhenses / Barreirinhas / Atins (ou “12 dicas necessárias do paraíso”)
E falando em “comprar água de coco”, cabe deixar uma recomendação aqui pra levar dinheiro. Nem todos os lugares em Atins tem maquininha de cartão. Isso tá mudando aos poucos, mas é melhor levar dinheiro também.
7. Atins é mais roots do que você imagina – mesmo que te avisem que Atins é muito roots
Você já deve ter ouvido falar que Atins é “roots”. Já deve estar esperando por isso. Eu também fui bem avisada.
Mas suas expectativas de “roots” ainda podem ser superadas. Só indo pra entender.
8. Detalhes de como é o passeio bate e volta e o que você vai ver e fazer em 1 dia em Atins:
Em síntese, a jardineira te busca (bem) cedinho no seu hotel/hostel em Barreirinhas, e começa a saga pra Atins, em muita estrada de terra, areia e às vezes água – e às vezes atolamento por causa da água.
A jardineira vai subir e descer dunas, com muito vento no seu rosto – essa parte é tão gostosa (e sugiro prender o cabelo pra não voar no olho de quem tá sentado atrás de você) – até parar em uma primeira lagoa, que pode variar, de acordo com cada passeio e motorista, então não dá pra afirmar qual vai ser a primeira lagoa no seu passeio de 1 dia em Atins. Depende também da sazonalidade, porque as lagoas nos Lençóis vão mudando de acordo com as chuvas.
Se ajudar: as que eu vi foram as Três Marias e a Lagoa da Ilha. Uma mais bonita e gostosa que a outra. As Três Marias na verdade são 3 Lagoas juntas, como o nome já sugere, e todas tão boas de ficar que você nem sabe qual escolhe. Dá vontade de pular de uma pra outra.
A parada ali é generosa: você fica tempo suficiente pra nadar (e pra tirar bastante foto). Aliás, já abre em outra aba aí pra ler: Como tirar fotos ruins na viagem (porque as boas todo mundo acha que já tira).
Daí o motorista vai avisar que o tempo acabou, você vai fazer “aaah :(” porque queria ficar mais, todo seu grupo também vai resmungar, e vocês entram contrariados porém sorridentes na jardineira, pra seguir pro próximo local de parada.
No meu caso, o próximo foi um ponto excelente de kitesurf – com a tal fila colossal pra comprar uma água de coco, e muitos kitesurfistas kitesurfando na água rasinha do rio… mar… rio com mar… não sei o que era aquilo.
Depois o guia diz que o tempo ali acabou. Você faz “aaah” de novo – ou não, porque tem esperança de ir pra outra lagoa incrível como as primeiras. Segue pro próximo ponto – ou pro almoço (spoilers do almoço: vai ser o camarão da Luzia ou do João).
Depois do almoço, aproximadamente mais uns 2 pontos de Atins são visitados (acho que tudo isso pode variar de acordo com cada grupo e motorista – se o seu tiver variado, pode compartilhar nos comentários), com aquela paradinha marota, e vendo muitos animais no caminho. E aí…
9. Você vai chegar do bate e volta de Atins toda estrupicada de cansaço, mas muito feliz
Foi o que me aconteceu. Na verdade voltei tão feliz, que por mais longo que o passeio tenha sido, voltei até com mais energia.
Conclusão sobre o passeio de 1 dia em Atins:
Acho que o principal que dá pra concluir desse bate e volta pra Atins é que: 1. É cansativo, mas muito viável; 2. é caro, mas vale muito a pena e 3. É uma oportunidade que, se estiver ao seu alcance, não deveria ser desperdiçada.
Ou você pode voltar pros Lençóis Maranhenses depois e conhecer Atins com mais calma em outra oportunidade. Você provavelmente vai querer voltar mesmo. Mas se estiver com 1 dia sobrando na viagem aos Lençóis e não souber o que fazer: encaixe Atins. E depois me conta se você se arrependeu.
Boa viagem pros Lençóis e Atins! E se ainda não leu, leia também: O que NÃO fazer nos Lençóis Maranhenses / Barreirinhas / Atins (ou “12 dicas necessárias do paraíso”)
Sempre que leio teus posts sobres viagens sigo esta ordem: me deliciar com o texto bem humorado, crítico, intrigante e talentoso; depois, bom, depois o imaginário faz a viagem que, que sabe, um dia será realidade. Teus textos são magníficos e merecem estar em livro sobre destinos. Deves pensar em editar, tens muito talento para escrever e sensibilidade na relação com os lugares e suas gentes, culturas, etc. o meu abraço e muita, mesmo, admiração.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu que me delicio com um comentário tão bom de ler como esse, muito obrigada, de coração! Tuas palavras são um baita incentivo!
CurtirCurtir
Olá!
Sou Adriana, de BH.
Pretendo viajar em março, sozinha, para conhecer os Lençóis, mais quero me hospedar em Atins.
Não pretendo conhecer muitas lagoas, não tenho pernas boas.
Pode me dá dicas?
Agradeço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Adriana! Escrevi mais dicas sobre os Lençóis Maranhenses aqui, podem te ajudar:
https://1viagem2visoes.com/2019/07/26/o-que-nao-fazer-lencois-maranhenses-barreirinhas-atins/
E sobre hospedagem, não me hospedei em Atins (fiquei em Barreirinhas), mas filtrando por nota tem boas opções:
https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=1217599&sid=31b8fa49151393c15daab42424a8663e&tmpl=searchresults&ac_click_type=b&ac_position=0&checkin=2020-11-25&checkin_monthday=25&checkin_year_month=2020-11&checkout=2020-11-26&checkout_monthday=26&checkout_year_month=2020-11&class_interval=1&dest_id=900051744&dest_type=city&dtdisc=0&group_adults=2&group_children=0&inac=0&index_postcard=0&label_click=undef&latitude=-2.568009&longitude=-42.745491&no_rooms=1&postcard=0&raw_dest_type=city&room1=A%2CA&rows=20&sb_price_type=total&search_form_id=8e734eb4ab350065&search_selected=1&shw_aparth=1&slp_r_match=0&srpvid=8e734ebf7af901ea&ss_all=0&ss_label=Atins%2C%20Maranh%C3%A3o%2C%20Brasil&ssb=empty&sshis=0&top_ufis=1&nflt=review_score%3D90%3B&rsf=&activeTab=main
Boa viagem e curta muito Atins e o Maranhão! Quando voltar conta como foi!
CurtirCurtir
Adorei as dicas. Mesmo com o problema Covid vamos arriscar e se Deus quiser iremos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Feliz que gostou das dicas, Tania, obrigada pelo comentário e gentileza! Depois me conta como foi a viagem!
CurtirCurtir
Olá, irei em março e vou me hospedar em Barreirinhas,mas terei poucos dias aí já que farei a rota das emoções. Gostaria de saber se foi para Santo Amaro, pois não achei nada escrito nas matérias que li. Tenho 1 dia a mais além do que ficarei em Barreirinhas e preciso decidir se faço o bate e volta em Atins ou Santo Amaro, os dois infelizmente não conseguirei fazer. Talvez na época em que eu vá as lagoas não estejam tão cheias também. Neste caso, teria alguma dica? Obrigada e parabéns pela matéria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Tassiana! O passeio pra Santo Amaro é mais distante que Atins, são horas de viagem, e por ser mais longe (e consequentemente cobram mais caro) é mais raro realmente que façam um passeio de bate-e-volta. Talvez seja mais negócio fazer o bate-e-volta Atins (se tiver que escolher um desses), até pela época que você disse que talvez não tenha lagoas tão cheias, e você poderia fazer uma viagem ainda mais longa à toa. Muito obrigada pela leitura e comentário e volte sempre por aqui, quando fizer a viagem me conta o que escolheu e como foi!
CurtirCurtir
Adorei as informações.
Vamos em abril 2021 com um criança de 6 anos.
Consegui imaginar uma criança nestes passeio, filas…e etc?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo comentário, Fabiana! Vi crianças brincando bastante nos passeios dos Lençóis, inclusive em Atins! Comentei mais sobre isso aqui: https://1viagem2visoes.com/2019/07/26/o-que-nao-fazer-lencois-maranhenses-barreirinhas-atins/
Recomendo tomar cuidado na jardineira, porque “pulam” bastante! Boa viagem aos Lençóis, curtam muito e depois me conta como foi e se o passeio foi proveitoso com crianças!
CurtirCurtir