Vale a pena fazer um passeio bate e volta Barreirinhas – Atins? Como é? O que você vê em 1 dia?

Vou começar esse post já com a notícia boa: sim, vale.

E eu poderia terminar o texto aí.

Mas já vou meter uma notícia não tão boa assim: apesar de valer a pena, seria bem melhor se você pudesse passar um pouquinho mais de tempo em Atins, ao invés de fazer o passeio bate-e-volta, pelos motivos que vou contar mais abaixo.

Passeio de 1 dia em Atins: vale a pena? O que fazer?
Mas essa foto em Atins já dá um bom spoiler

De toda forma, como dinheiro não dá em árvore e nem sempre a gente tem tempo pra curtir todos os lugares com calma em uma viagem, o bate-e-volta pra Atins está lá, figurando como um dos passeios mais vendidos nas agências de Barreirinhas. E pra não desperdiçar a oportunidade de pelo menos conhecer Atins em uma viagem aos Lençóis maranhenses, esse passeio de 1 dia saindo de Barreirinhas (ou de Santo Amaro), é uma saída bem viável. Vamos falar sobre como ele é agora.

Primeiro, confirmando o que você já desconfiava sobre o bate e volta à Atins:

1. É cansativo

São muitas horas pra ir, muitas horas pra voltar, muita correria pra ver (quase) tudo que Atins tem pra oferecer, muita estrada de areia que vai te fazer quicar – como inclusive já mostrei nesse vídeo aqui:

Mas apesar de cansativo, é plenamente viável. O cansaço nem de longe vai desanimar, e não vai te impedir de se deslumbrar com a beleza e a delícia daquelas lagoas e daquele mar de Atins. E aquele polo incrível de kitesurf. E aquela tranquilidade. E ahhh… tudo. Atins realmente é um lugar delicioso.

Até o momento contabilizo um total de 0,0 pessoas que não voltaram encantadas de lá, seja do passeio bate e volta, seja de uma estadia mais longa.

2. É caro

Se você estiver hospedado em Barreirinhas, vai perceber logo que existe uma abundância de opções de passeios pra fazer saindo da cidade. Lagoa bonita, Lagoa azul, Caburé, Vassouras, Sobrevoo, Passeio de Boia Cross no Rio Formiga, e muito mais, tudo isso em diferentes horários e pacotes e por aí vai. Entre esses passeios, um dos mais caros é o passeio de bate-e-volta Atins.

Mas novamente: vale a pena. Confia.

3. Tem um camarão famoso – e de novo: caro

Nesse tópico aqui eu vou ter que contrariar a maioria da população mundial dizendo que não achei que o valor do famoso camarão de Atins se justificou. Pode ser só porque eu tava dura, tentando fazer a viagem mais econômica possível e olhando as coisas com aquele olhar meio atravessado de quem precisa economizar – e daí olhei os camarões de forma atravessada também. Ou pode ser que o preço realmente não seja justificado pelo sabor e o atendimento.

De toda forma, você nunca vai saber se não provar, e se você ama camarão, taí um prato cheio (literalmente). Os camarões de Atins são realmente os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. Se você já provou, fica à vontade nos comentários pra contar se achou que a fama se justificou.

A saga da água de coco em Atins
Uma foto que representa bem o clima de Atins (conto sobre a saga dessa água de coco mais abaixo)

O que dá pra afirmar é que nesse passeio de 1 dia, o momento em que você vai comer esse camarão é apresentado como uma das principais atrações.

E agora as informações não tão óbvias sobre o passeio de 1 dia em Atins:

1. Você achava que as lagoas eram todas iguais… se enganou

Eu não sei como pode, mas quando você já viu um monte de lagoa linda nos Lençóis Maranhenses e acha que nada mais vai te surpreender, vem Atins e pá: surpreende. As lagoas que conheci lá foram abusadamente lindas e muito gostosas de nadar – além de infinitamente mais tranquilas que as dos circuitos mais comuns saindo de Barreirinhas.

2. É um passeio mais emocionante nas jardineiras do que os outros nos Lençóis

As jardineiras vão andar bastante na areia em Atins. Vão subir dunas e tudo. E podem até descer essas dunas correndo, a depender do nível de emoção desejado no passeio.

Você vai ver muita natureza e muito mais animais também, do que vê nos outros passeios às Lagoas, e isso é muito gostoso – e também exige mais atenção do motorista, pra que não machuque nenhum.

3. É o paraíso pra quem ama Kitesurf

Os ventos em Atins são completamente ideais pra quem ama Kitesurf. Atins, aliás, é considerado um dos melhores lugares do mundo pro Kitesurf.

Atins é o paraíso do Kitesurf - passeio bate e volta de Barreirinhas

E tem muita opção de aula lá pra você fazer.

4. Em Atins você vai nadar em muita água doce e água salgada no mesmo dia

Atins é um dos lugares dos Lençóis Maranhenses que mais vai te proporcionar experiências aquáticas diferentes. Uma hora você tá nadando numa lagoa, daqui a pouco num mar, daqui a pouco num rio, daqui a pouco outra lagoa, daqui a pouco na piscina quentinha natural formada pelas ondas do mar (que é bem agitado, por conta dos ventos).

E por falar nessas piscinas naturais…

5. O mar de Atins forma piscinas naturais quentinhas e muito gostosas

A maioria das suas experiências aquáticas nos Lençóis Maranhenses vai ser gelada. Quer dizer, gelada não: a água das lagoas costuma ser fria, mas como tem um solzão constante na sua cabeça, você vai amar mesmo assim e achar incrivelmente refrescante.

No entanto, Atins pode proporcionar uma experiência aquática diferente, já que as piscinas naturais formadas próximas ao mar são bem quentinhas. Bem quentinhas mesmo. E são verdadeiras piscinas, na melhor acepção da palavra. Os ventos e as ondas formam grandes acúmulos de água do mar, onde você pode deitar/sentar e ficar ali, só curtindo e ouvindo o som das ondas.

A praia de Atins me lembrou bastante das praias de Caburé também, que devo falar em outro post.

Então, pra quem gosta de mar quentinho, taí outro prato cheio.

6. Espere filas enormes pra comprar uma água de coco em Atins

Auto-explicativo.

View this post on Instagram

Hoje eu vou compartilhar uma receita sensacional que aprendi nas últimas férias. Toma nota, você vai precisar de: – 1 água de coco; – 1 canudo de papel biodegradável; – 1 dia ensolarado; – 1 companhia boa Misture tudo e leve a um ponto de Kitesurf em Atins. Coloque sal do mar a gosto (se tiver pressão alta, deixe sem sal mesmo, porque lá também tem lagoa). Deixe esquentar (no sol) – até sentir que vai começar a ter uma insolação e que é hora de levar à sombra e deixar descansar em banho-maria (ou Maria-no-banho). Unte em protetor solar da sua preferência. Pode deixar bem encharcado de protetor e dourando lá (no meu caso, avermelhando). Se quiser, dê uma roladinha na areia pra ficar à milanesa Tá aí a receita. O prato chama "dia gostoso pra c*ralho" _ Vai tentar em casa? E se quiser me ensine uma receita aí agora (aceito de pudim) _ Obs: Canudo de papel esfarela na boca, é complicado mesmo, mas você já experimentou aquele canudo de biscoito do Bob's? Aquilo sim é o epítome da complicação _ Mais foto das receitas gostosas que fizemos no Maranhão e em Atins em: #1viagem2visoesMaranhão

A post shared by Maria | 1 viagem, 2 visões (@1viagem2visoes) on

Pra comprar a água de coco do post no instagram aí de cima, acho que foram quase 20 minutos na fila (leia também: 9 “verdades cruéis” sobre o instagram (ou “como conseguir seguidores”).

20 minutos em qualquer fila já é um desperdício de tempo, mas em Atins o desperdício é agravado, porque o passeio para por pouco tempo (ou menos tempo do que gostaríamos) em cada ponto de Atins – vou contar mais abaixo detalhes de como o passeio de 1 dia é.

Então você compraria a água de coco e logo depois já teria que correr de volta pra jardineira, que já estaria indo pro próximo local.

A demora da fila se dá pelo fato de que as jardineiras chegam todas juntas nos pontos, e aí tudo lota justamente na mesma hora.

No meu caso isso foi agravado porque fui em alta temporada. Aliás, você pode ler sobre essa questão da alta e baixa temporada e outras dicas do que não fazer nos Lençóis aqui: O que NÃO fazer nos Lençóis Maranhenses / Barreirinhas / Atins (ou “12 dicas necessárias do paraíso”)

E falando em “comprar água de coco”, cabe deixar uma recomendação aqui pra levar dinheiro. Nem todos os lugares em Atins tem maquininha de cartão. Isso tá mudando aos poucos, mas é melhor levar dinheiro também.

7. Atins é mais roots do que você imagina – mesmo que te avisem que Atins é muito roots

Você já deve ter ouvido falar que Atins é “roots”. Já deve estar esperando por isso. Eu também fui bem avisada.

Mas suas expectativas de “roots” ainda podem ser superadas. Só indo pra entender.

8. Detalhes de como é o passeio bate e volta e o que você vai ver e fazer em 1 dia em Atins:

Em síntese, a jardineira te busca (bem) cedinho no seu hotel/hostel em Barreirinhas, e começa a saga pra Atins, em muita estrada de terra, areia e às vezes água – e às vezes atolamento por causa da água.

A jardineira vai subir e descer dunas, com muito vento no seu rosto – essa parte é tão gostosa (e sugiro prender o cabelo pra não voar no olho de quem tá sentado atrás de você) – até parar em uma primeira lagoa, que pode variar, de acordo com cada passeio e motorista, então não dá pra afirmar qual vai ser a primeira lagoa no seu passeio de 1 dia em Atins. Depende também da sazonalidade, porque as lagoas nos Lençóis vão mudando de acordo com as chuvas.

Lagoas em Atins: passeio bate e volta saindo de Barreirinhas

Se ajudar: as que eu vi foram as Três Marias e a Lagoa da Ilha. Uma mais bonita e gostosa que a outra. As Três Marias na verdade são 3 Lagoas juntas, como o nome já sugere, e todas tão boas de ficar que você nem sabe qual escolhe. Dá vontade de pular de uma pra outra.

A parada ali é generosa: você fica tempo suficiente pra nadar (e pra tirar bastante foto). Aliás, já abre em outra aba aí pra ler: Como tirar fotos ruins na viagem (porque as boas todo mundo acha que já tira).

Daí o motorista vai avisar que o tempo acabou, você vai fazer “aaah :(” porque queria ficar mais, todo seu grupo também vai resmungar, e vocês entram contrariados porém sorridentes na jardineira, pra seguir pro próximo local de parada.

No meu caso, o próximo foi um ponto excelente de kitesurf – com a tal fila colossal pra comprar uma água de coco, e muitos kitesurfistas kitesurfando na água rasinha do rio… mar… rio com mar… não sei o que era aquilo.

Depois o guia diz que o tempo ali acabou. Você faz “aaah” de novo – ou não, porque tem esperança de ir pra outra lagoa incrível como as primeiras. Segue pro próximo ponto – ou pro almoço (spoilers do almoço: vai ser o camarão da Luzia ou do João).

Depois do almoço, aproximadamente mais uns 2 pontos de Atins são visitados (acho que tudo isso pode variar de acordo com cada grupo e motorista – se o seu tiver variado, pode compartilhar nos comentários), com aquela paradinha marota, e vendo muitos animais no caminho. E aí…

9. Você vai chegar do bate e volta de Atins toda estrupicada de cansaço, mas muito feliz

Foi o que me aconteceu. Na verdade voltei tão feliz, que por mais longo que o passeio tenha sido, voltei até com mais energia.

Conclusão sobre o passeio de 1 dia em Atins:

Acho que o principal que dá pra concluir desse bate e volta pra Atins é que: 1. É cansativo, mas muito viável; 2. é caro, mas vale muito a pena e 3. É uma oportunidade que, se estiver ao seu alcance, não deveria ser desperdiçada.

Ou você pode voltar pros Lençóis Maranhenses depois e conhecer Atins com mais calma em outra oportunidade. Você provavelmente vai querer voltar mesmo. Mas se estiver com 1 dia sobrando na viagem aos Lençóis e não souber o que fazer: encaixe Atins. E depois me conta se você se arrependeu.

Boa viagem pros Lençóis e Atins! E se ainda não leu, leia também: O que NÃO fazer nos Lençóis Maranhenses / Barreirinhas / Atins (ou “12 dicas necessárias do paraíso”)

2 comentários sobre “Vale a pena fazer um passeio bate e volta Barreirinhas – Atins? Como é? O que você vê em 1 dia?

  1. Sempre que leio teus posts sobres viagens sigo esta ordem: me deliciar com o texto bem humorado, crítico, intrigante e talentoso; depois, bom, depois o imaginário faz a viagem que, que sabe, um dia será realidade. Teus textos são magníficos e merecem estar em livro sobre destinos. Deves pensar em editar, tens muito talento para escrever e sensibilidade na relação com os lugares e suas gentes, culturas, etc. o meu abraço e muita, mesmo, admiração.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s