Os melhores restaurantes saudáveis no Rio de Janeiro (BÔNUS: tem restaurantes vegetarianos e veganos na lista também!)

O Rio de Janeiro tem fama de ser aquele lugar onde todo mundo se preocupa neuroticamente com a forma, pra frequentar a praia de Ipanema e de Copacabana exibindo tanquinho.

Então já começo essa lista de restaurantes desmistificando essa informação:

Não é.

(Eu mesma sou a antítese disso)

O único “padrão” que você realmente vai observar aqui no Rio é o das havaianas no pé. Isso aí todo mundo usa mesmo.

Carioca é chegado num hambúrguer de 1 metro da mesma forma que é chegado num açaí com tapioca fit.

Mas que o Rio tem muita opção de restaurante saudável, isso tem mesmo. É impressionante.

E se você estiver vindo pra cá e não quiser voltar com a saúde toda bugada da viagem porque só comeu Cheddar Mc Melt e pizza de calabresa, essa lista dos melhores restaurantes saudáveis  no Rio pode te ajudar a voltar pra casa sem o colesterol lá no Corcovado.

restaurantes vegetarianos e restaurantes saudáveis no rio de janeiro

Os melhores restaurantes saudáveis no Rio de Janeiro (tem restaurantes vegetarianos / veganos também!)

Não esqueço de quando uma amiga de Recife veio aqui e ficou impressionada comentando que “carioca deve ser tudo natureba”, porque tem um restaurante saudável a cada esquina.

Logo, com a abundância de opções aqui no Rio, usar a expressão “melhor” restaurante é até ousadia da minha parte (e subjetivo pra caramba), então já deixo claro: esses restaurantes saudáveis são meus preferidos (e realmente amo todos, se pudesse comia neles todo dia).

Tem também restaurantes vegetarianos e veganos, pra todo mundo conseguir aproveitar.

1. Gula Gula – um restaurante saudável e saboroso espalhado pelo Rio todo

Tem muito Gula Gula no Rio de Janeiro, então você vai acabar esbarrando com ele.

E se isso acontecer:

ENTRE!

E peça um dos pratos principais sugeridos.

As saladas com quiche também não decepcionam.

Eu nunca dei bola pra quiche na minha vida, até que pedi o quiche de “queijo brie com damasco” deles.

Foi tão bom que só de escrever bateu saudade.

Onde encontrar o Gula Gula?

Esse é um daqueles restaurantes tipicamente cariocas, que você encontra em muitos cantos daqui. Tem no Centro, em Botafogo, na Barra, em vários shoppings. Então se você não for no Gula Gula, não é por falta de oportunidade.

2. BioCarioca, um restaurante vegetariano e delicioso em Copacabana

O BioCarioca é um restaurante perto da praia de Copacabana, que costuma estar quase sempre entubado de gente. E isso é totalmente compreensível: lá é muito bom.

É daqueles restaurantes que você leva aquele seu amigo preconceituoso com comida saudável e vegetariana pra ele eliminar o preconceito totalmente, sabe como?

A comida é deliciosa e o atendimento é rápido. Uma vez que você é atendido, o prato leva no máximo 15 minutos pra chegar, o que é sensacional. Já fui até em horários muito cheios (se possível evite ir de 12h às 14h, que é mais lotado) e ainda assim a comida chegou bem rápido.

O prato executivo (servido até às 15h30) é farto, variado, e tem um preço muito justo.

Muito recomendado: o bobó de cenoura com cogumelo paris; os yakissobas, que são dos melhores que já comi na vida; o quibe de triguilho com legumes, que não deixa absolutamente nada a dever a outros quibes e a feijoada vegana, que é servida quarta-feira e sábado.

“Mas eu gosto muito de um churrasco. Tem certeza que vou gostar desse restaurante vegetariano aí?”

Fui no Biocarioca com pessoas que gostam muito de carne e costumam sentir falta dela nos pratos.

Elas ficaram impressionadas de verdade com a comida lá.

Todas se sentiram muito satisfeitas com tudo, e saímos saciados, serelepes e querendo voltar pra provar todas as outras opções do menu (ainda é meu sonho).

E qual o endereço dessa beleza?

 Rua Xavier da Silveira, 28. É perto da praia, e você consegue curtir a praia de Copacabana e depois almoçar ou jantar lá.

3. Rio Vegano, um restaurante vegetariano caseirinho e muuuito bom, também em Copacabana

Essa lista quase poderia se chamar “Restaurantes saudáveis em Copacabana”, porque o bairro realmente tem muita opção de lugar saudável e gostoso pra comer. Inclusive, falei sobre isso e mais de Copacabana aqui: Por que se hospedar em Copacabana no Rio de Janeiro (e o que fazer no bairro)?

O Rio Vegano é bem pequenininho, aconchegante, daqueles restaurantes que se você leva uns 6 amigos já quase monopoliza o ambiente. Você se sente em casa.

Isso também faz o atendimento no restaurante ser ainda mais rápido, atencioso e muito bom. E não é só o atendimento: quando a comida chega, ela é tão boa quanto.

Vale a pena ir pra se alimentar bem, experimentar uma comida diferente e saborosa e de bônus ainda se sentir bem consigo mesmo por não estar prejudicando nenhum animal no seu prato (nem a você mesmo, já que a comida é muito saudável).

Endereço: Barata Ribeiro, 806, Copacabana. A estação de metrô mais próxima é a Cantagalo.

4. Bibi, o clássico dos clássicos no Rio de Janeiro

Carioca que é carioca já comeu, ou pelo menos já passou em frente a um Bibi alguma vez na vida.

Até porque é difícil não passar: tem Bibi por todos os cantos do Rio.

O Bibi tem opções saudáveis e outras nem tanto. Ou seja: dá pra você ir lá de boa e levar aquele seu amigo irredutível que só come hambúrguer com cheddar.

Daí você pede sua saladinha (que você monta de acordo com seu gosto, marcando no papel o que deseja), ou sua tapioca, com seu açaí e seu suco, e seu amigo pede um hambúrguer gigantesco cheio de cheddar com batata frita, pronto.

Falando em suco, cabe ressaltar que tem tantos sabores de suco pra escolher no Bibi, que você chega a ficar tonto.

Enfim, tem muita opção gostosa, e tem Bibi em todos os cantos do Rio (alguns cantos tem mais de 1 Bibi… é realmente surreal).

Endereço: São tantos, que é melhor simplesmente escolher o que estiver passando pela sua frente enquanto você estiver caminhando pelas ruas do Rio. Em Copacabana tem bastaaante (leia mais dicas só de Copacabana aqui).

5. Veggie Govinda: um restaurante saudável indiano, vegetariano e incrível no Centro do Rio de Janeiro

O Veggie Govinda é tão gostoso que eu preferia resumir esse tópico só em: vá.

Mas vou tentar elaborar um pouco mais, pra descrição não ficar tão curta.

Pensa num restaurante de preço justo (é um preço fechado pelo prato que sempre satisfaz os maiores gulosos, sobremesa, suco, tudinho… da última vez que fui era R$ 35), com a comida sempre bem gostosa e temperada, inusitada, de atendimento rápido e ambiente agradável – talvez não tão agradável entre 12h e 13h durante a semana, quando fica absurdamente cheio.

Mas se o restaurante fica cheio, é justamente porque é excelente e tem um preço bem “pagável”.

restaurantes vegetarianos no rio de janeiro govinda.jpg
um dos pratos deliciosos do Govinda que salivei só de olhar (foto do site do restaurante)

O Govinda é uma verdadeira joia escondidinha no Centro do Rio – e digo escondidinha porque ele realmente é só uma portinha no meio da rua, que você entra, sobe uma escadinha (ou o elevador) e só aí descobre aquela beleza.

Enfim, se puder, vá lá almoçar. Vale a pena durante um passeio pelo Centro – que você pode aproveitar pra conhecer a Confeitaria Colombo, o Theatro Municipal, a Ilha Fiscal, enfim… todos os passeios citados aqui: 10 passeios muito gostosos e baratinhos no Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Rodrigo Silva, 6. A estação de metrô mais próxima é a Carioca.

6. Vegan vegan, o restaurante vegetariano mais hype de Botafogo

É um pouco difícil algum vegetariano, vegano ou “simpatizante” no Rio de Janeiro não ter ouvido falar do Vegan Vegan.

O Restaurante é um baita clássico entre os restaurantes veganos e orgânicos por aqui.

Se você estiver passeando em Botafogo, pela Rua Voluntários da Pátria, recomendo entrar, pedir o “prato do dia” (é sempre um prato diferente) e se esbaldar num dos restaurantes veganos mais famosos do Rio.

Endereço: Voluntários da Pátria, 402 B. A estação de metrô mais próxima é Botafogo, com saída pela própria Voluntários mesmo.

7. Refeitório Orgânico, outro restaurante vegetariano e famosão de Botafogo

O Refeitório Orgânico é outro “clássico” entre os vegetarianos, com um “toque budista”, como se define, que também fica em Botafogo (a uns 13 minutos de distância andando do Vegan Vegan – mas quem me disse foi o Google Maps, eu não fiquei andando de um pro outro pra fazer a conta.

O local (que por sinal é bem grande) já foi palco de eventos beneficentes pra abrigos de animais e afins, o que torna ele ainda mais estimulante pra se visitar.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120, Botafogo.

8. Balada Mix, um restaurante saudável “clássico” entre cariocas

Não sei o que tem mais no Rio de Janeiro. Se é Bibi ou Balada Mix (ou locais que vendem havaianas).

Se a foto aí em cima te animou (eu salivei também), uma notícia boa: tem Balada Mix realmente por todos os cantos do Rio de Janeiro, então você vai acabar esbarrando com um mesmo. O restaurante tem várias opções de pratos saudáveis.

9. Delírio Tropical: um restaurante que é quase um “fast food saudável” no Rio de Janeiro

O Delírio Tropical traz um conceito interessante em que você monta seu próprio prato, olhando todas as opções de saladas orgânicas e pratos quentes em uma “vitrine”- o que pode ser péssimo pros indecisos (tipo eu) que chegam lá, esbarram em mil opções e não sabem qual escolher, nem tem noção dos preços das coisas.

Então já adianto, sobre os preços, que acho lá um pouco caro.

Quer dizer, não é uma fortuna, e muitos não acham caro não, eu que tenho alguma dúvida sobre o custo-benefício.

Mas como muita gente ama (mas muita gente MESMO, a unidade do Centro costuma estar sempre cheia e com filas que quase viram a esquina na hora do almoço – mas calma que não tem só essa unidade), indico aqui porque vai que você ama também.

10. Bônus: outro restaurante vegetariano em Copacabana

Confirmando que Copacabana é um lugar incrível pra todo vegetariano e/ou pessoa preocupada com a saúde, o Gaia Art & Café, que fica no Leme, é outra ótima pedida no bairro.

Se estiver pelo Leme, passa lá que você não vai se arrepender. A comida é deliciosa e o ambiente também.

É um bistrô todo aconchegante, com opções bem diferentes e gostosas pra você experimentar no menu. Ou seja, a arte e a criatividade é notável no próprio local e nos pratos também.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 323 A, Leme.

E você, tem algum restaurante vegetariano ou saudável pra recomendar no Rio?

Fica à vontade aí nos comentários se quiser sugerir restaurantes saudáveis na cidade, ou perguntar qualquer coisa!

Termino a lista aqui – por enquanto, com certeza vou aumentar – e até o próximo post!

Leia também: Guia de sobrevivência no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s