10 itens que você deveria levar numa viagem pro deserto (ou “o que me arrependo de não ter levado”)

Se você estiver indo pro deserto do Atacama, pro Oásis de Huacachina, pro Salar de Uyuni ou a Reserva de Paracas, enfim, seja lá qual for seu destino desértico, tenho 2 coisas pra te falar: 1. Parabéns; 2. Me leva junto, por favor; e 3. Leia essa lista de coisas necessárias (ou no mínimo muitíssimo úteis) de se levar pra um deserto antes de ir; 4. Não sei fazer conta, porque tinha dito que eram 2 coisas pra te falar.

O que devo levar na minha viagem pro deserto?

Nessa “check-list” de viagem pro deserto listei o que levar pra um deserto e “o que eu não levei pra um deserto e consequentemente me lasquei“. Vamos lá.

Parte 1: O que levar pra um deserto se você não quer comer areia

UM LENÇO. Deus do céu, como um lenço me fez falta. LEVE UM LENÇO.

Sabe quando você vê aqueles vídeos no deserto em que o vento joga violentamente um monte de areia na cara das pessoas? Daí você se pergunta “como elas fazem pra não comer areia no deserto?”

Então, elas não fazem nada.

Elas comem areia mesmo.

Só não comeu areia quem foi mais esperto e levou um lenço pra amarrar na boca, bem no estilo da Kitana de Mortal Kombat. E agora que você já sabe disso, vai ser uma das poucas pessoas espertas e levar seu lenço.

como não comer areia. BÔNUS: como ser estilosa e misteriosíssima

Comer muita areia é uma sensação inenarrável (de crocância, desconforto e impressão que seu dente vai quebrar).

Pode até valer a primeira experiência, pra contar pros netos “aaah, vovô comeu muita areia lá no oásis de Huacachina“, mas fora isso, é uma porcaria.

Então leve um lenço, faça a Kitana mesmo (ou Milena, ou Jade, ou Scorpion… vai de gosto), e se poupe de mastigar areia pro resto da semana.

Aliás, pra ser mais explicativa, fiz uma escala Mortal Kombat de “personagens que não comeriam areia se fossem pro deserto”:

o-que-levar-pro-deserto-1-viagem-2-visoes.jpg
Quem não lembra dessa tela de “Selecione seus acessórios adequados”?

Cabe mencionar que os óculos do Johnny Cage também são MUITO úteis, porque no deserto ou a areia entra na sua boca ou no seu olho.

E já que falei dos óculos do Johnny Cage…

2. O que levar pro deserto pra conseguir abrir o olho?

O deserto é um dos poucos lugares onde míopes se sentem gratos pela miopia. É uma mão na roda ter uma lente na frente dos olhos nessas horas.

Logo, se você for míope: não vá de lente, use seus óculos mesmo. Se não for míope: vá de óculos escuros (preferencialmente os com proteção UV, UVA, UVB, UVC – não sei quantos raios nocivos estão catalogados atualmente). Mas isso você já ia fazer mesmo, por conta do sol.

faça como ele

E falando em sol, tem uma coisa que você acha que não vai precisar, mas vai, e muito:

3. Leve CASACO corta-vento. Isso mesmo, você vai precisar de CASACO no deserto.

Sabe aquele outro vídeo que você viu de pessoas de biquíni ou bermuda e sem camiseta curtindo loucamente no deserto? Se sabe, você anda vendo muitos vídeos no deserto mesmo. Mas então, essas pessoas com pouca roupa no deserto são como aquelas que comem areia: elas não sabem nada da vida.

Já reparou que as pessoas que vivem no deserto estão sempre cobertas até a cabeça, enquanto os Mochileiros que tão visitando pela primeira vez tão sempre de bermuda e sem camiseta?

É porque as pessoas que vivem no deserto sabem a roupa que tem que usar, e os mochileiros tão meio perdidos ainda.

Num deserto você vai lidar com um sol que queima muito sua pele sem qualquer sombra, com tempestades de areia ou ventos fortes que jogam uma areia cortante em você, e à noite, pasme, você vai passar muito frio.

(esse casaquinho da foto aí em cima quebrou um galhão na Reserva de Paracas)

Ir de bermuda e sem camiseta definitivamente não é uma ideia. Leve seu casaco mais quebra-galho no frio possível. Preferencialmente um casaco corta-vento.

4. Capa pra câmera

A primeira vez que fui prum deserto, também sofri desse mal de “ninguém me avisou” – aquele mesmo, que as pessoas que vão de sunga ou biquíni pro deserto sofrem.

No caso, apesar de ter ido de calça e casaco corta-vento, fui sem capa pra câmera. Ninguém me avisou o tanto que um passeio no deserto pode lascar sua câmera.

Você chega, vê aquela paisagem incrível, e quer fazer o quê? Tirar foto, claro (imagina se é “contemplar”).

Daí assim que a lente da sua câmera abre, a ventania joga centenas de grãozinhos malditos de areia lá dentro.

Pronto.

Perdeu a câmera pra sempre em 3 segundos de afobação.

Então proteja muito bem sua câmera quando estiver indo pra qualquer deserto.

Pra quem estiver curioso, a perda total da minha se deu em Huacachina, no Peru, e se consagrou no Deserto de Paracas. Você pode notar também que todas as fotos tiradas depois disso ficaram com manchas na lente.

Então não seja como eu. Nem como as pessoas sem lenço. Nem como as pessoas sem casaco.

5. Calça comprida.

Esse item aqui você deve levar pelo mesmo motivo da necessidade de um casaco corta-vento.

Você não quer sentir sua perna levando alfinetadas da areia carregada pelo vento violento. Quer dizer, talvez você queira, cada um tem suas preferências.

Mas se você é do tipo que não curte sofrer no deserto, vá de calça comprida.

6. Muita disposição pra se sujar

Voce vai voltar sujo do deserto. Muito sujo. Possivelmente com a cara toda preta de areia – o que até é bom sinal, quer dizer que você passou protetor solar suficiente pra areia grudar bastante nele.

Quando você tomar banho, vai sair tanta areia, mas tanta areia do seu corpo, que você não sabia que era possível, e vai te dar medo de entupir o boxe do banheiro.

eu voltei do sandboard em Huacachina mais ou menos assim

E mesmo que você tome o banho mais  caprichado e longo da sua vida (mas você vai tomar banho longo em deserto, seu desnaturado?!), a areia vai continuar ali, presa até na sua alma. Ela deve sair totalmente só uns 2 banhos depois. Então vá com disposição pra se sujar.

7. Hidratante labial

Quase todo deserto tem um clima muito, mas muito seco (senão não se chamaria deserto, e sim “Aruba“). Isso te resseca todinho também.

Sua boca é uma das coisas que mais sofrem com isso, e seus lábios podem descascar bastante e até ficarem feridos mesmo.

Seu cabelo claro que vai ficar uma desgraça também, mas eu definitivamente não recomendo que você leve uma máscara de hidratação profunda pro deserto – nem em qualquer viagem – porque é melhor desencanar disso e só curtir a viagem, senão cê pira.

Então o pote de máscara de hidratação capilar você pode tirar da mala, mas se você quiser conseguir mastigar qualquer coisa sem gritar “ai, meu lábio rachado 😢” a cada garfada, melhor levar o hidratante labial mesmo.

8. O que levar pro deserto pra não ter uma insolação?

8.1. Um chapéu que prenda bem firme na sua cabeça (ou um gorro bem quentinho, se você estiver indo ver o nascer ou pôr do sol no Salar de Uyuni, por exemplo)

Lembra que todo deserto tem uma ventania danada? E que todo deserto vai te expor a um solão na cabeça sem sombra nenhuma?

Logo, tem que ir de chapéu/boné/qualquer coisa pra proteger sua cabeça de queimar e você de ter insolação.

no deserto não vai dar pra fugir do sol igual o Mario aí em cima, então tome tenência e vá “equipado”

E não adianta usar aqueles floppy hats elegantes (falando em chapéu, leia “4 chapéus bons pra levar na viagem –  e as vantagens e desvantagens de cada um” – eu realmente fiz um guia inteiro sobre chapéus em viagem), porque apesar de fazer uma boa sombrinha, eles fatalmente vão voar tão longe e tão rápido quanto um agapornis fugindo da gaiola (e falando em agapornis, leia aqui um texto aleatório sobre um agapornis que entrou pela janela de casa um dia).

A menos que ele tenha uma cordinha marota pra prender no seu pescoço.

Você vê aqueles caras de expedições no deserto usando sempre o mesmo chapéu pelo mesmo motivo.

8.2. Três litros de protetor solar

Auto-explicativo.

8.3. Mais litros ainda de água mineral.

Mais auto-explicativo ainda.

9. Aqueles carregadores portáteis de celular

É bem provável que seu celular não tenha nem sinal, nem wi-fi em 90% da viagem, mas é sempre bom ter como carregar ele – nem que seja pra servir como câmera – especialmente se você esquecer a dica 4 e não proteger sua lente.

10. Fôlego

Subir aquelas dunas gigantes do deserto cansa. Cansa muito.

Caminhar em desertos que estão a 3600 metros acima do nível do mar também.

eu após subir as dunas de Huacachina

Bônus (dica enviada nos comentários): Soro fisiológico

Dica excelente sugerida aqui embaixo (os comentários são sempre melhores que meus textos, muito obrigada por isso): leve soro fisiológico, pela mesma razão do hidratante labial! O clima seco pode fazer seu nariz sangrar e seus olhos sofrerem.

Termino aqui a lista – que deve aumentar conforme eu for lembrando de itens que me fizeram falta no deserto – e se quiser acrescentar qualquer dica fica à vontade nos comentários.

Compartilha esse post com os amiguinhos que estão indo pro deserto também, e até o próximo post!


 

O 1 viagem, 2 visões também tá no instagram, facebook e youtube!

 

12 comentários sobre “10 itens que você deveria levar numa viagem pro deserto (ou “o que me arrependo de não ter levado”)

  1. Hahaha! Me diverti demais lendo seu texto!!! s2
    Eu pesquisei horrores antes de ir pro Saara e ainda assim penei!!!! (Acho que tem grão de areia na minha câmera até hoje :P)

    As calças compridas ajudam muito também se sua ida no deserto for de camelo (no meu caso, dromedário). Isso porque a perna fica roçando por 1h30 no pelo do bichinho, e pinica demais! Então eu botei calça comprida e ainda uma meia para nao dar chance da minha canela espetar nos pêlos!

    Agora uma coisa que me salvou quando eu cheguei no meu destino no deserto (o acampamento) foi ter levado lenços umidecidos! Por mais coberta que eu estivesse (sim, levei lenço para cobrir a cara!), a areia tem um jeito ardiloso que só ela, e penetrou por várias partes do corpo.

    E não tem banheiro no deserto! (Na maioria dos casos, pelo menos). Então eu tomei quase que um banho de gato com os lencinhos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amei o post! Me ajudou bastante, muito obrigada!
    Sobre os lenços, quando fui pro Marrocos nos ensinaram a amarrar o lenço na cabeça, assim você cobre o rosto e não precisa de um chapéu, pois ele já cobre a cabeça. Deve ter algum vídeo no youtube que mostra como fazer 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário