Onde se hospedar em Recife? Os melhores bairros na cidade e os hotéis preferidos dos viajantes

Quando viajei sozinha pra Pernambuco, pesquisei muito as opções de hospedagem em Recife porque precisava ficar numa localização “central”, ou que me permitisse chegar com facilidade em alguns lugares, já que minha viagem foi pra fazer 2 provas de concurso.

Depois da prova consegui aproveitar muito – especialmente porque a localização do hotel que escolhi foi muito boa pra isso – e turistei bastante, como dá pra notar bem lá pelas fotos no instagram.

dicas de onde se hospedar em recife, os melhores bairros e hoteis.jpg
Recife é uma lindeza, ow! E Pernambuco é realmente sensacional e fica difícil não se render a um passeiozinho que seja, mesmo que você não vá a turismo.

Foi uma missão hercúlea encontrar o lugar “ideal” pra se hospedar, porque eu também queria os achar hotéis mais baratos possíveis (dentro da melhor localização possível – é querer demais, né), e além disso descobrir os bairros mais seguros de Recife, já que todo recifense me assustava alertava falando “CUIDADO, aqui é perigoso demais, nem saia pra padaria sozinha” (mas isso se desmistificou quando fui, e escrevi mais sobre como voltei encantada aqui).

Onde se hospedar: os melhores bairros e melhores hotéis em Recife

Vamos falar então sobre os melhores bairros pra se hospedar na cidade e alguns dos melhores hotéis nesses bairros aí.

Lembrando que na hospedagem em Recife as prioridades foram segurança, localização e economia. Essa economia levou em conta o custo-benefício, já que pagar barato demais e ter uma experiência horrorosa não vale a pena. Então se esses são os mesmos critérios que você prioriza, a lista de bairros e hotéis a seguir deve te ajudar a decidir onde se hospedar em Recife.

Dica 1: Boa Viagem é sem dúvida um dos melhores bairros de Recife pra se hospedar

Falar de Recife e não falar de Boa Viagem é como comer biscoito passatempo sem recheio. Não dá, e nem faz sentido nenhum.

O bairro é provavelmente o mais famoso de lá e o mais queridinho entre os turistas. Pra você ter noção, muitos dos “tours” em Recife especificam que só buscam nos hotéis de Boa Viagem (esticando no máximo até o Pina, que é o próximo bairro aqui da lista).

Além de muito bem servido de opções pra comer e passear, a orla do bairro é bonita pra caramba – uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil – de um mar bem verdinho e clarinho que já me impressionou desde que o avião se aproximou da cidade. 

melhores hoteis em recife e melhores bairros
vista que se tem do mar incrivelmente verdinho, do hotel Grand Mercure, em Boa Viagem. Né ruim não, né? (foto do Booking, porque eu não tive grana pra me hospedar aí não, mas se você tiver GO FOR IT, ele é um dos mais amados e bem avaliados no bairro)

E não se assusta com a fama de “você não pode nem chegar perto da água de jeito nenhum, porque tem tubarão na praia de Boa Viagem“.

Alguns moradores me explicaram que você não pode é ir pro fundo (e isso você não deveria fazer em qualquer mar, pelo bem da sua vida), mas é óbvio que você pode pelo menos molhar o pé ali no rasinho, porque a chance de um tubarão sair correndo na areia atrás do seu pé é bem remota (a menos que seu pé seja extremamente especial ou tenha um sabor incrível de pudim).

bristol recife dica de onde se hospedar em boa viagem.jpg
alá os prédiozões bonitos de Boa Viagem e novamente o mar bem verdinho ao fundo (vista do hotel Bristol, foto do Booking)

E claro, Boa Viagem te possibilita tirar aquela icônica foto “turística” com as placas mais famosas da orla de Recife que avisam “PERIGO: TUBARÃO”.

Muitos dos hotéis mais bonitos (e dos hotéis mais caros também :() de Recife estão lá. Procurando bem, você consegue encontrar umas promoções bacanas que te permitem ficar em Boa Viagem sem gastar um rim inteiro.

onde se hospedar em recife melhores hoteis e melhores bairros da cidade
Radisson, baita hotelzão em Recife, bem de frente pra praia de Boa Viagem (foto do Booking também)

E quais os melhores hotéis em Boa Viagem?

Os três hotéis das fotos aí em cima já servem como bom exemplo: são bem queridinhos dos viajantes e tem uma avaliação muito boa.

Mas vamos compartilhar outras opções de hotéis aqui, caso esses acima não te atraiam.

O Ramada Suites, por exemplo (esse aqui), fica em Boa Viagem, bem de frente pra praia. Tem inclusive uma piscina com vista linda praquele mar verdinho, e recebeu uma avaliação excepcional. É sempre muito recomendado pelos hóspedes que ficam lá.

O Atlante Plaza, também em Boa Viagem (e também com uma piscina linda, com vista privilegiada) é muito bem avaliado. Mais especificamente avaliado como “fabuloso” pelos hóspedes. Fabuloso é forte, hein. Eu ficaria num local fabuloso.

onde ficar em recife opcoes de hoteis para se hospedar em boa viagem.jpg
ainda mais se tivesse uma piscina dessas (foto daqui)

Ou seja, o que concluímos sobre Boa Viagem é que o nome do bairro combina bastante, porque de fato você vai ter uma Boa viagem se escolher se hospedar lá (me senti aquele tio do pavê fazendo esse trocadilho agora).

E apesar de geralmente mais caros, volta e meia surge alguma pechincha boa de hotéis em Boa Viagem (até aqueles hotéis 5 estrelas e beira-mar), que você pode pesquisar nessa lista aqui.

Os melhores bairros de Recife pra se hospedar – Dica 2: Pina

O Pina está para Boa Viagem como o Leme está para Copacabana.

Ou seja: pelo que entendi (mas pode ser que eu não tenha entendido nada), é como se o Pina ficasse num cantinho de Boa Viagem, lááá na outra ponta da orla, e com uma não-tão-longa caminhada você chega de um ao outro. Mas se você for de Recife, me conte aí nos comentários se eu acertei no “conceito do Pina”, por favor!

Onde se hospedar no Pina em Recife dicas de hoteis.jpg
vista do hotel Manibu, no Pina (foto daqui)

As “fronteiras” entre Pina e Boa Viagem não ficaram tão bem definidas pra mim, e sendo franca não entendi até hoje a diferença entre um e outro, mas tem uma diferença entre Pina e Boa Viagem que é bem notável: se hospedar no Pina é, em regra, mais barato do que se hospedar em Boa Viagem. E costuma ter os mesmos benefícios.

E onde se hospedar no Pina / Praia do Pina?

Aqui você tem que atentar pra um detalhe importante: pelo que os moradores me falaram, parece que a partir de certo ponto do mapa, o Pina se torna um local menos seguro.

Não sei se é verdade ou não, porque não moro em Recife, mas moradores me recomendaram evitar hotéis que ficassem mais pra ponta extrema do bairro, bem lá em cima no mapa (você pode ver o mapa com as opções de hotéis no Pina aqui), porque seria perigoso.

onde se hospedar em Recife melhores bairros e hoteis.jpg
vista da orla do Pina

Por aquelas questões que falei lá no primeiro parágrafo, de economia e de localização mão na roda, além do importantíssimo fator custo-benefício, a minha escolha em Recife foi ficar no Pina mesmo. Se hospedar no Pina também te ajuda a chegar um pouco mais rápido no Centro de Recife.

Nessa lista tem muitas possibilidades dos melhores hotéis e albergues por lá. As opções vão de “não é muito caro mas é excelente”, passando por “reserve se você for rico, porque é totalmente maravilhoso” até “é barato pra caramba”.

E o Centro histórico? Vale a pena se hospedar no Centro em Recife?

Essa foi uma dúvida que tive quando fui pra Pernambuco e talvez alguém mais tenha, então compartilho aqui: se boa parte do comércio e das atrações turísticas de Recife ficam justamente no Centro (especialmente pelo Centro histórico), não valeria a pena se hospedar lá?

Em termos de segurança e facilidade pra turistar, eu diria que não. Apesar de ficar mais próximo da praça do Marco Zero – que é realmente lindo e recomendo muito que você visite – você estaria em um bairro não tão seguro, e que provavelmente não te geraria um custo-benefício tão bom quanto os hotéis em Boa Viagem ou na praia do Pina.

“Como raios se hospedar no Centro de Recife não é tão bom pra turistar, se eu vou ficar praticamente do lado de pontos turísticos?”

Lembra daquela questão de tours que buscam só nas praias de Boa Viagem e do Pina? Então. Isso já dá um bom indicativo de onde viajantes se concentram, e geralmente o turismo se concentra em determinadas regiões por alguma razão. Além disso, a oferta de hospedagem é bem baixa no Centro de Recife mesmo, o que acaba complicando sua busca por um bom custo-benefício.

No entanto, definitivamente recomendo o passeio, embora não recomende a hospedagem: vá ao Marco Zero e lá, além de contemplar a praça do Marco Zero em si, que é bem bonita, você ainda pode conhecer o Paço do Frevo, que é maneiríssimo e ainda vai te render uma aula de frevo gratuita no final da experiência. Tem também a Rua do Bom Jesus que é uma gracinha e lembra Cartagena, e outras coisas interessantes a se descobrir ao redor.

(essa foto foi tirada num domingo no Marco Zero – tem mais de Recife lá no instagram!)

Conheça também o Mercado de Artesanato na Praça do Marco Zero, que é cheio de coisa linda (e cara… e a gente sai de lá babando e não levando nada mesmo), e de lá vale seguir pra Olinda, que fica a menos de 30 minutos de Uber.

Termino por aqui – devo acrescentar outras sugestões de hospedagem depois – e qualquer dúvida ou recomendação sobre hospedagem em Recife, fica à vontade nos comentários!

E se quiser uma forcinha pra decidir fazer um seguro viagem antes de ir pra Pernambuco, leia esse texto aqui (que no final ainda dá desconto nisso): E quando a gente se quebra todo/fica doente/passa mal na viagem?

Até o próximo post!

2 comentários sobre “Onde se hospedar em Recife? Os melhores bairros na cidade e os hotéis preferidos dos viajantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s