Pernambuco, por que não te conheci antes? (ou “o que descobri em Recife”)

O primeiro “boa tarde” que a gente ouve em Pernambuco é sempre muito marcante – assim como a primeira mordida em um bolo de rolo. O sotaque dos pernambucanos é único e muito adorável.

Desde o momento em que cheguei e ouvi aquele “d” e “t” mudo cativante, me senti muito acolhida e boba alegre, naquela terrinha de clima quente gostoso.

o que ver e fazer em recife o melhor da cidade marco zero no domingo

E não é só o clima que é gostoso, já que Pernambuco tem o doce mais gostoso desse planeta (bolo de rolo, te amo), muito caldinho de feijão servido no copo inglês, bolinho de rabada, tapioca de charque e queijo coalho, além daquele jeitinho gostoso só dos pernambucanos.

Falando nisso…

O melhor de Pernambuco – parte 1: A singularidade

Muita coisa dos pernambucanos é só dos pernambucanos. O caldinho de feijão (ou de camarão) servido no copo inglês que mencionei no parágrafo acima é um bom exemplo.

Aqui no Rio tomar algo quente na praia parece heresia, e todo mundo corre pra água de coco ou o mate mais gelado possível (aproveita e lê: guia de sobrevivência do Rio de Janeiro ou “como identificar um carioca na rua”). Mas lá eles querem o calor em dobro, e tomam caldo bem quente debaixo de 33 graus. Na praia. Na praia!

o que ver e fazer em pernambuco bate e volta de recife

E não sei dizer quantas expressões existem em Pernambuco que pertencem só a eles. Mas deu pra notar que são muitas, visse.

Voltar pra casa e saber que não vou ver mais aquele mar de um verde tão clarinho e lindo tão cedo, nem ouvir aquele “t” e “d” com frequência, me deixa “aperreada”.

Por falar naquele mar…

O melhor de Pernambuco – parte 2: As praias

Pernambuco é rodeado de praias absolutamente deslumbrantes. Talvez grande parte das praias mais gostosas e bonitas do Brasil estejam concentradas justamente por ali, naquela áreazinha mágica do nordeste.

Não necessariamente em Recife (embora eu tenha achado a orla de Boa viagem e do Pina realmente uma lindeza), mas ainda tem mais praia linda ao redor.

o que ver e fazer em recife o melhor de pernambuco e por que amei a cidade.jpg
vista da orla do Pina/Boa Viagem, que a meu ver já é bonita o suficiente pra valer a viagem – essa é a vista de um dos hotéis recomendados na lista de “onde se hospedar em Recife”, checa lá

Em trajetos de uns 40 minutos, 1 hora, ou 2 horas e bláu, bate-e-volta em outras cidades ou estados bem próximos, dá pra chegar em paraísos de água muito clara e muito calma, que convidam desesperadamente pra nadar, ver peixinhos coloridos, mergulhar ou só boiar muito mesmo.

Pra melhorar, além da cor linda e calmaria, a água é muito mais morninha do que no sudeste. Às vezes a água chega a estar quente mesmo. Tô sentindo saudade só de escrever.

praias mais lindas do brasil maragogi alagoas bate e volta de pernambuco
numa das 8230245432ufnhdg praias sensacionais bem próximas de Recife (falei sobre ela aqui)

E o Rio de Janeiro que me perdoe, mas embora nossas paisagens também sejam muito lindas, os nossos coqueiros ficam muito a dever pros coqueiros de Pernambuco (e de todo nordeste), que dão um show a parte. Voltei com vontade de plantar uns coqueiros aqui.

Inclusive fiz esse pedido muito importante sobre os coqueiros do nordeste no instagram – até o momento não atendido:

O melhor de Pernambuco – parte 3: O frevo – e todo tipo de música

Recife é uma capital muito dançante, musical pra caramba.

Aliás, nessa viagem eu me dei conta de quantos artistas icônicos da música brasileira são pernambucanos.

Concluí que o Estado inteiro é um grande exportador de inspiração e de músicas marcantes.

Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos, Reginaldo Rossi, Lenine, Zé do Baião e assim segue infinitamente…

Caminhando pelo Recife antigo, a cada esquina dá vontade de dançar algum ritmo que se revela. Frevo, maracatu, xote, MPB, de tudo.

Se bem que falar de frevo em Pernambuco é chover no molhado. Tem até um Paço do Frevo lá em Recife, bem bacana e que vale a visita (e dão uma aula de frevo lá dentro, aproveita).

Mas a capital (e Pernambuco) é muito mais que isso musicalmente.

O melhor de Pernambuco – parte 3: Uma capital que é a “Veneza brasileira”

Eu discordo desse título. Faz parecer que Recife é só uma “Veneza wannabe”, quando na verdade a cidade tem um encanto muito próprio.

(Aproveita e lê: Os melhores bairros de Recife)

Veneza não tem praias lindíssimas e de água quentinha próximas. E se tivesse, seriam “inutilizáveis” por um longo período: Veneza tem um inverno cruel, enquanto Recife tem um clima quentinho bom o ano quase todo.

(E como eu já cantei nessa paródia…)

(É melhor ir pro Nordeste do que “brincar na neve”)

Veneza não tem um povo tão acolhedor, já que na Europa a galera criou uma turismofobia.

Mas isso não é sobre o que Veneza não tem, e sim sobre o que Recife tem.

por que conhecer e o que fazer em recife e pernambuco veneza brasileira.jpg

Recife tem esse charme próprio, clima bom, muita cor, pessoas bacanas, sotaque adorável, casarios bonitos, prédiozões bonitos, casinhas bonitas (dando um pulinho em Olinda), uma orla urbana linda, músicas bonitas, paraísos de mar azul turquesa e piscinas naturais muito próximos, comida gostosa, o melhor doce do mundo (desculpa, tô ficando repetitiva, mas é que bolo de rolo realmente mexe comigo), história riquíssima e um turbilhão de cultura única.

as melhores praias de pernambuco praia dos carneiros bate e volta de recife
Praia dos Carneiros: uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo, e onde que fica? Onde? Onde? Acertou quem respondeu Pernambuco, e não Veneza! (foto: pixabay)

Então pode ir pra Veneza à vontade, mas coloca Recife (e Pernambuco em geral) na sua “wishlist” de viagens, que vale tão a pena quanto (e ainda sai mais barato e o vôo é muito mais rápido).

por que e o que conhecer pernambuco marco zero recife antigo

Recife não é a “Veneza brasileira”. Recife é Recife, e é sensacional assim.

O clima em Recife

Vou só registrar que, de acordo com um amigo recifense, a cidade tem apenas 2 estações: calor seco e calor molhado (que é a partir de março, quando começa a chover bastante por lá, e vai até agosto. Por sinal, fui em março e confirmei: é “molhado” mesmo. Choveu todo dia).

Então não tem muito erro ir pra lá, nem muito dilema de “o que levar na mala/que roupa usar”. Se levar roupa fresca e um guarda-chuva já tá tudo certo pro ano inteiro.

Saldo Geral de Pernambuco e da capital

Pernambuco é um lugar que apesar das mil qualidades, dá pra resumir em duas: único e gostoso.

o melhor de pernambuco 1 viagem 2 visoes olinda de dia.jpg
imagina se ia faltar foto de Olinda aqui

Só nesse texto eu acabei falando que o sotaque, os hábitos, as comidas (vou ressaltar o bolo de rolo de novo, porque eu poderia casar com ele), as expressões, as músicas e as praias que se tem por lá são exatamente isso: únicas e gostosas.

artesanato em recife e pernambuco.jpg
mais uma coisa única de Pernambuco: o artesanato (esses aí são do Centro de Artesanato de Recife, que fica no Marco Zero, mas você pode / deve correr pra Caruaru se for apaixonado por artesanato mesmo)

Minha viagem pra lá não foi muito planejada, e pra fins nem um pouco turísticos (num próximo post explico por que e como fui parar lá – atualizando: o post “explicando” por que fui parar em Pernambuco saiu, tá aqui), mas acabou sendo uma surpresa deliciosa.

E vai entrar pra lista das viagens preferidas aqui do blog. Aliás, já tá lá, checa aqui, nessa lista de viagens preferidas e lugares que mais amei em toda a minha vida.

E leia também: Onde se hospedar em Recife? 

Como o “vício” em viajar pode te fazer mal (e ferir as pessoas ao seu redor)


O 1 viagem, 2 visões também tá no facebook, youtube e no instagram (que eu andei floodando de fotos de Pernambuco, aliás), segue lá!

Até o próximo post e fica à vontade nos comentários!

22 comentários sobre “Pernambuco, por que não te conheci antes? (ou “o que descobri em Recife”)

      1. Você foi muito gentil com a gente🤣
        Obrigada por falar tão bem de nisso estado. Nem eu, como uma pernambucana nata, teço elogios tão primorosas a respeito do nosso estado assim. Volte sempre
        Volte sempre, foi arretado, visse!😘

        Curtido por 1 pessoa

  1. BOLO DE ROLO É VIDA. E Pernambuco é ótimo mesmo. Falta vir na PB, venha simborá pro Maior São João do Mundo, que os pernambucanos que me desculpem, mas é em Campina Grande, PB. hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. COM CERTEZA! Bolo de rolo mexeu com meus sentimentos de uma forma que não consigo nem explicar… E tô DOIDINHA pra ir pra PB mesmo e pra conhecer o Maior São João do Mundo, viu! Tá na lista, sem dúúvida! Muito obrigada pelo comentário!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Amei o texto e a forma carinhosa de divulgar meu estado, minha capital, sou muito fã disso aqui. Bolo de Rolo é sem comentários, mas temos outras iguarias na culinária. Volte logo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Estou pensando em ir para Pernambuco conhecer, me apaixonei por fotos, e muito mais por este depoimento lindo! que lugar massa para conhecer. Irei certamente!!
    Já tive oportunidade de comer o Bolo de Rolo em uma aula gastronômica aqui no Sul, imagina comer lá.. é uma delicia sem igual!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lindo foi esse seu comentário, muito obrigada, Dessa! Fez meu dia! E vá sim pra Pernambuco, tem tanto lugar lindo (e bolo de rolo delicioso) por lá e nos arredores que com certeza você vai voltar feliz dessa viagem. E aí volta aqui e me conta como foi, hein! Obrigada pela leitura e volte sempre por aqui!

      Curtir

    2. Amei seu texto, sobre minhas cidades.. obrigada! por tanto carinho e volte sempre… Recife tem encantos mil…. Quando voltar prove o bolo de noiva e a tapioca com queijo do reino… hummm..

      Curtido por 1 pessoa

  4. Acho que esse foi o texto mais legal que já li sobre minha cidade/meu estado. Que bom que vc gostou da nossa terrinha! Eu tb adoro a sua (o Rio é uma das minhas cidades preferidas do Brasil), não vejo a hora de voltar!

    Curtir

Deixe um comentário