Pra matar a saudade do Peru: uma lista de restaurantes peruanos no Rio de Janeiro

Quando eu era pequena, costumava dizer que o emprego dos meus sonhos era “jogadora de video game”, “paleontóloga” ou “fazedora de carinho em cachorros”.

Mas o processo de experimentar os restaurantes abaixo pra escrever esse texto me fez concluir que existe outro “emprego dos sonhos” que eu poderia ter citado na infância: “resenhadora de comida peruana”.

Ter que avaliar qual comida peruana é a melhor é uma dádiva e uma tremenda sacanagem ao mesmo tempo: é impossível decidir qual é mais gostosa.

Mas vamos tentar, e citar agora umas opções bacanas de restaurantes peruanos no Rio de Janeiro.

Os melhores restaurantes de comida peruana no Rio

Na lista a seguir tem opção pra comer adoidado em Botafogo, GlóriaLaranjeiras, Jardim Botânico, Flamengo e Ipanema, e esses são só os que eu fiquei sabendo da existência por aqui.

Se alguém souber de mais algum restaurante peruano no Rio, é só mandar nos comentários (e mande mesmo, por favor, não guarde essa informação preciosa só contigo)!

1. Lima Restobar

Fui no Lima Restobar com 2 pessoas diferentes: um era um comilão exigente, e outro um fotógrafo exigente (e ironicamente nem tiramos foto da comida: ela acabou antes). Isso significa que ambos não aprovariam a comida se ela não fosse muito agradável ao paladar e aos olhos.

Resultado: ambos não só aprovaram, como fizeram “HMMMM”+”c*ralho”+”Nosssssa” (sic) e fecharam os olhinhos enquanto davam a primeira mordida.

E eu? Eu fechei os olhos mais ainda, soltei um “meu Deus”, e tô suspirando enquanto lembro da comida escrevendo.

Então o veredito é: aprovado (e por três pessoas). Podem ir que não vai ter arrependimento.

Lima Restobar.jpg

Onde fica: Em Botafogo, na Rua Visconde de Caravelas, 113.

Pontos fortes: Definitivamente A COMIDA, o ambiente agradável, atendimento ultra simpático, entrada bem bacana (pãezinhos com cremes gostooosos), pratos fartos (se você pedir um lomo saltado na chapa e não for de comer muito, dá pra dividir por 2 pessoas de boa, e sai por 90 reais o total).

2. Inti Huasi

A primeira coisa que percebi sobre o Inti Huasi é que é difícil perceber o Inti Huasi.

Explico: o restaurante é meio escondido, e tem um letreiro que é quase da cor do toldo, então foi difícil encontrar. Só achei porque estávamos ali procurando ele mesmo, mas alguém passando ao acaso, no meio da rua, dificilmente percebe o letreiro, e perde a oportunidade de descobrir um lugar que tem comida tão gostosa.

O restaurante é pequeno, aconchegante, e gostei muito do ambiente intimista de lá. Faz a gente se sentir “em casa”.

melhores restaurantes peruanos do rio de janeiro inti huasi flamengo.jpg
Cantinho do Intihuasi

Os destaques pra mim foram: 1. A sobremesa. Pedi um suspiro limeño (que não é exatamente um suspiro, já aviso) e não me arrependi, e 2. a jarra de Chicha morada – uma delícia tradicional peruana, bem docinha, que tem pra tomar em absolutamente todo restaurante do Peru, e dá pra matar a saudade tomando no Inti Huasi.

suspiro limeno inti huasi melhores restaurantes de comida peruana rio de janeiro
Suspiro limeño do Inti Huasi (pena que é pequenininho, eu era capaz de comer o equivalente a um pote de sorvete inteiro disso)

Ir lá vale a pena se você é fã de ceviche: ele tem um circuito de degustação de vários ceviches lá, mas não cheguei a experimentar isso (ainda).

chicha morada melhor restaurante peruano rio de janeiro onde comer comida peruana no rio.jpg
Jarra de chicha morada, a grande estrela

Os preços no Inti Huasi, no entanto, são um pouco mais salgados do que no Lima Restobar.

Onde fica: No Flamengo, na rua Barão do Flamengo, 35D. Procura o letreiro com atenção, é uma combinação de verde escuro com preto, meio complicada de achar.

Prós: A localização (o restaurante é próximo do metrô, apesar do letreiro ser tão discreto e você só encontrar se estiver empenhado nisso), a possibilidade de degustar vários ceviches, a jarra de chicha morada.

3. La Carioca

restaurantes peruanos no rio de janeiro.jpg
prato já pela metade, porque não me segurei pra tirar foto antes

Apesar do nome, não tem nenhum biscoito globo e mate leão lá, é tudo peruano mesmo.

O La Carioca tem uma atmosfera mais informal do que as opções anteriores (tá mais pra um bar do que pra um restaurante peruano), e tem preços mais convidativos do que os restaurantes acima.

Gostei muito de lá, e talvez seja um dos meus preferidos (já disse que é difícil decidir). Foi uma mistura de sabores incríveis, preço bom e atmosfera agradável que levou meu coração na disputa. Até brigadeiro picante tem lá! Um brigadeiro com pisco e pimenta, que te deixa “embriagado de amor”.

brigadeiro picante la carioca restaurante peruano em ipanema rio.jpg

Onde fica: Em Ipanema, na rua Garcia d’Avila, 173, Loja A. Tem também um no Jardim Botânico (rua Maria Angélica, 113A).

4. Pisco Gastrobar

Como o nome já sugere, o Pisco Gastrobar na verdade é um bar, e não um restaurante.

E ele fica no meio de vários outros bares, no Mercadinho São José.

Isso quer dizer que infelizmente não dá pra almoçar nele, já que o lugar não vai estar aberto pro almoço (a menos que você almoce a partir das 18:00), mas dá pra aproveitar um jantar gostoso, e um ambiente legal pra curtir com os amigos.

melhores restaurantes de comida peruana no rio de janeiro pisco gastrobar
detalhes do Pisco Gastrobar (numa foto de qualidade pavorosa… tô precisando mesmo de um celular novo)

Onde fica: Em Laranjeiras, no Mercadinho São José (que fica na rua das Laranjeiras, 90).

Preços: O prato mais barato é R$ 20,00 (salchipapas… não é exatamente um praaato, maas…) e o mais caro é R$ 50,00 (mix de degustação de ceviches).

5. Kamu Kamu

Ainda não fui no Kamu Kamu, na Glória, mas tá na lista pra ir.

Quem quiser ir e descobrir antes de mim se vale a pena, segue o endereço: Villa Aymoré, Ladeira da gloria 26, bloco 3.

Termina aqui a lista, que pretendo fortemente aumentar um dia. E um bônus se você for de Niterói: um amigo de lá contou que o Cuzco Restobar é bem gostoso. O restaurante fica em Icaraí, na Dr. Leandro Mota, 141.

Pra ler mais posts babando não só na comida peruana, mas em tudo do Peru), chega aqui.

E até o próximo post! Qualquer coisa pode fuçar o 1 viagem, 2 visões no instagram, youtube e facebook também!

8 comentários sobre “Pra matar a saudade do Peru: uma lista de restaurantes peruanos no Rio de Janeiro

  1. Moro na Colômbia e aqui também servem ceviche. Comi uma vez só e fiquei imaginando… será esse o gosto do ceviche peruano?!?! Acho que não… (talvez por isso não tenha comido mais vezes). Já fui a Letícia (Amazonas) uma vez, região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), e vou voltar agora pois me apaixoneiiiii pelo lugar, e lá servem o famoso ceviche peruano. Quero provar, espero que seja autêntico! Acredito que seja, pois é incrível como os sabores dos pratos mudam (de brasileiro para colombiano) numa simples (e literal) passagem de fronteira.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Te entendo perfeitamente, também já comi ceviche ruim na vida e fiquei encucada! Ceviche é bem questão de gosto também, tem quem ama, quem não vê tanta graça e quem acha horroroso hahahah
      E seu comentário deu vontade de ir pra Letícia experimentar Ceviche (além de saudade da Colombia)! Muito obrigada pela leitura e comentário, Sarah, volte sempre por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário