Quando eu era pequena, costumava dizer que o emprego dos meus sonhos era “jogadora de video game”, “paleontóloga” ou “fazedora de carinho em cachorros”.
Mas o processo de experimentar os restaurantes abaixo pra escrever esse texto me fez concluir que existe outro “emprego dos sonhos” que eu poderia ter citado na infância: “resenhadora de comida peruana”.
Ter que avaliar qual comida peruana é a melhor é uma dádiva e uma tremenda sacanagem ao mesmo tempo: é impossível decidir qual é mais gostosa.
Mas vamos tentar, e citar agora umas opções bacanas de restaurantes peruanos no Rio de Janeiro.
Os melhores restaurantes de comida peruana no Rio
Na lista a seguir tem opção pra comer adoidado em Botafogo, Glória, Laranjeiras, Jardim Botânico, Flamengo e Ipanema, e esses são só os que eu fiquei sabendo da existência por aqui.
Se alguém souber de mais algum restaurante peruano no Rio, é só mandar nos comentários (e mande mesmo, por favor, não guarde essa informação preciosa só contigo)!
1. Lima Restobar
Fui no Lima Restobar com 2 pessoas diferentes: um era um comilão exigente, e outro um fotógrafo exigente (e ironicamente nem tiramos foto da comida: ela acabou antes). Isso significa que ambos não aprovariam a comida se ela não fosse muito agradável ao paladar e aos olhos.
Resultado: ambos não só aprovaram, como fizeram “HMMMM”+”c*ralho”+”Nosssssa” (sic) e fecharam os olhinhos enquanto davam a primeira mordida.
E eu? Eu fechei os olhos mais ainda, soltei um “meu Deus”, e tô suspirando enquanto lembro da comida escrevendo.
Então o veredito é: aprovado (e por três pessoas). Podem ir que não vai ter arrependimento.
Onde fica: Em Botafogo, na Rua Visconde de Caravelas, 113.
Pontos fortes: Definitivamente A COMIDA, o ambiente agradável, atendimento ultra simpático, entrada bem bacana (pãezinhos com cremes gostooosos), pratos fartos (se você pedir um lomo saltado na chapa e não for de comer muito, dá pra dividir por 2 pessoas de boa, e sai por 90 reais o total).
2. Inti Huasi
A primeira coisa que percebi sobre o Inti Huasi é que é difícil perceber o Inti Huasi.
Explico: o restaurante é meio escondido, e tem um letreiro que é quase da cor do toldo, então foi difícil encontrar. Só achei porque estávamos ali procurando ele mesmo, mas alguém passando ao acaso, no meio da rua, dificilmente percebe o letreiro, e perde a oportunidade de descobrir um lugar que tem comida tão gostosa.
O restaurante é pequeno, aconchegante, e gostei muito do ambiente intimista de lá. Faz a gente se sentir “em casa”.

Os destaques pra mim foram: 1. A sobremesa. Pedi um suspiro limeño (que não é exatamente um suspiro, já aviso) e não me arrependi, e 2. a jarra de Chicha morada – uma delícia tradicional peruana, bem docinha, que tem pra tomar em absolutamente todo restaurante do Peru, e dá pra matar a saudade tomando no Inti Huasi.

Ir lá vale a pena se você é fã de ceviche: ele tem um circuito de degustação de vários ceviches lá, mas não cheguei a experimentar isso (ainda).

Os preços no Inti Huasi, no entanto, são um pouco mais salgados do que no Lima Restobar.
Onde fica: No Flamengo, na rua Barão do Flamengo, 35D. Procura o letreiro com atenção, é uma combinação de verde escuro com preto, meio complicada de achar.
Prós: A localização (o restaurante é próximo do metrô, apesar do letreiro ser tão discreto e você só encontrar se estiver empenhado nisso), a possibilidade de degustar vários ceviches, a jarra de chicha morada.
3. La Carioca

Apesar do nome, não tem nenhum biscoito globo e mate leão lá, é tudo peruano mesmo.
O La Carioca tem uma atmosfera mais informal do que as opções anteriores (tá mais pra um bar do que pra um restaurante peruano), e tem preços mais convidativos do que os restaurantes acima.
Gostei muito de lá, e talvez seja um dos meus preferidos (já disse que é difícil decidir). Foi uma mistura de sabores incríveis, preço bom e atmosfera agradável que levou meu coração na disputa. Até brigadeiro picante tem lá! Um brigadeiro com pisco e pimenta, que te deixa “embriagado de amor”.
Onde fica: Em Ipanema, na rua Garcia d’Avila, 173, Loja A. Tem também um no Jardim Botânico (rua Maria Angélica, 113A).
4. Pisco Gastrobar
Como o nome já sugere, o Pisco Gastrobar na verdade é um bar, e não um restaurante.
E ele fica no meio de vários outros bares, no Mercadinho São José.
Isso quer dizer que infelizmente não dá pra almoçar nele, já que o lugar não vai estar aberto pro almoço (a menos que você almoce a partir das 18:00), mas dá pra aproveitar um jantar gostoso, e um ambiente legal pra curtir com os amigos.

Onde fica: Em Laranjeiras, no Mercadinho São José (que fica na rua das Laranjeiras, 90).
Preços: O prato mais barato é R$ 20,00 (salchipapas… não é exatamente um praaato, maas…) e o mais caro é R$ 50,00 (mix de degustação de ceviches).
5. Kamu Kamu
Ainda não fui no Kamu Kamu, na Glória, mas tá na lista pra ir.
Quem quiser ir e descobrir antes de mim se vale a pena, segue o endereço: Villa Aymoré, Ladeira da gloria 26, bloco 3.
Termina aqui a lista, que pretendo fortemente aumentar um dia. E um bônus se você for de Niterói: um amigo de lá contou que o Cuzco Restobar é bem gostoso. O restaurante fica em Icaraí, na Dr. Leandro Mota, 141.
Pra ler mais posts babando não só na comida peruana, mas em tudo do Peru), chega aqui.
E até o próximo post! Qualquer coisa pode fuçar o 1 viagem, 2 visões no instagram, youtube e facebook também!
e a lista além da tradicional água na boca, traz mesmo a saudade – e vontade de voltar – do Peru. é um perigo vir aqui, a lista de vontades aumenta a cada post. um grande abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Feliz de saber que deu vontade, a ideia é essa mesmo! Muito obrigada pelo comentário sempre tão gentil!
CurtirCurtir
Hmm… tem algum restaurante da tradicional cozinha Chester Arubino?
CurtirCurtido por 1 pessoa
HAHAHA não tem! Deixa de ciúme, lhama!
CurtirCurtir
Oi, talvez tu já tenha falado aqui, mas não me recordo…como tu fez nas viagens para chile e peru em relação ao telefone celular? comprou chip lá ou optou pelo roaming?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi! Comprei chip lá, Leo! E usei wi-fi em toda oportunidade que tinha, roaming é perigoso, gasta muuuito! Obrigada pelo comentário!
CurtirCurtir
Moro na Colômbia e aqui também servem ceviche. Comi uma vez só e fiquei imaginando… será esse o gosto do ceviche peruano?!?! Acho que não… (talvez por isso não tenha comido mais vezes). Já fui a Letícia (Amazonas) uma vez, região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), e vou voltar agora pois me apaixoneiiiii pelo lugar, e lá servem o famoso ceviche peruano. Quero provar, espero que seja autêntico! Acredito que seja, pois é incrível como os sabores dos pratos mudam (de brasileiro para colombiano) numa simples (e literal) passagem de fronteira.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Te entendo perfeitamente, também já comi ceviche ruim na vida e fiquei encucada! Ceviche é bem questão de gosto também, tem quem ama, quem não vê tanta graça e quem acha horroroso hahahah
E seu comentário deu vontade de ir pra Letícia experimentar Ceviche (além de saudade da Colombia)! Muito obrigada pela leitura e comentário, Sarah, volte sempre por aqui!
CurtirCurtir