O que fazer em Aruba (além de boiar em praias incríveis)?

A primeira coisa que esse post precisa comunicar é que não tem absolutamente nada de errado em ir pra Aruba e SÓ ficar boiando nas praias incríveis de lá. Aliás, recomendo com força essa atividade (ou inatividade) na ilha, o que é facilmente perceptível pelas fotos lá do instagram:

Mas se você tá indo pro país e quer fazer outras coisas além disso, essa lista mostra algumas possibilidades (e são muitas) de passeios e atrações lindas em Aruba. Com fiz a viagem mais econômica possível, as sugestões vão se encaixar pra quem quer gastar pouco em Aruba também. Bora lá.

10 passeios em Aruba (o que fazer em Aruba além de praiapraiapraia)

As primeiras duas dicas são pros amantes de animais, e as outras envolvem passeios culturais, festivais, compras, dançar loucamente ou só contemplar a beleza estonteante da ilha mesmo.

Dica 1 do que fazer em Aruba além de praia: conheça o trabalho lindo do Donkey Sanctuary

No início de Aruba, quando o país era “só” uma ilha paradisíaca isolada (e sequer era considerado um país ainda), alguns dos principais habitantes de lá eram… burrinhos.

Em uma síntese sem muito “floreamento”, muitos burros foram levados pra Aruba pra serem explorados. Quando “perderam a utilidade”, foram simplesmente abandonados.

[Ou seja, burros eram os donos deles.]

Por conta disso, Aruba tem uma quantidade significativa de burros machucados, desnutridos e em estado de abandono por lá… ou tinha. Porque o Donkey Sanctuary surgiu.

Foto do Santuário de burrinhos em Aruba. A foto mostra um burrinho no meio do mato e eu de costas, me aproximando dele pra fazer carinho

Esse lugar rende uma visita que toca mesmo o coração (de todos aqueles que tem um).

No Donkey Sanctuary você pode conhecer e alimentar os burrinhos que ficam soltos por lá, e visitar a lojinha do Santuário, onde tudo que você compra é revertido para ajudá-los. Tem muita coisa adorável nessa loja, tipo “sabonete de leite de burrinho em formato de burrinho”, burrinhos de pelúcia, postais de burrinhos… e toda compra é por uma boa causa. Dá vontade de fazer as “compras do mês” naquele lugar.

Todos que trabalham no Donkey Sanctuary são voluntários, fazem um trabalho incrível, e qualquer ajuda que você puder dar faz muita diferença pros burrinhos e pras pessoas que cuidam deles.

A visita definitivamente não vai tomar um dia inteiro, costuma durar umas 2 horas, no máximo. Então depois de lá, você ainda pode aproveitar pra curtir Mangel Halto, por exemplo. Uma praia fenomenal bem sossegada, que fica relativamente próxima (9 minutos de carro, de acordo com o google maps) ao Santuário.

mangel halto o que fazer em aruba alem de praia.jpg
Nem só de Flamingo Beach vive Aruba: Mangel Halto é de babar

Dica 2 de passeio além de Praia em Aruba: Ostrich Farm

O avestruz é um bicho engraçado.

Curiosamente também é um dos bichos mais rápidos e fatais do mundo (se ele der uma patada num ser humano, ou até num leão, pode matar na mesma hora).

E agora eu provavelmente te fiz desistir de conhecer a Ostrich Farm em Aruba.

Foto da fazenda de avestruz em Aruba. Na foto estou eu, sorrindo, e um avestruz do meu lado. Nós dois estamos olhando na mesma direção. O avestruz parece muito compenetrado, deve ter visto algo interessante
Mas não desista

Vale a pena visitar: os avestruzes dessa fazendinha são adoráveis. Eles praticamente posam pra foto contigo, os cuidadores vão te ensinar fatos bem interessantes sobre eles, você vai ver um ovo de avestruz (spoilers: é enorme), e se quiser pode interagir e dar comidinha pra eles também.

Pra quem vai pra Aruba com crianças, reforço essa recomendação, porque elas com certeza vão se divertir. Inclusive vimos uma lá bem deslumbrada.

3. Uma dica “2 em 1” do que fazer em Aruba: Bon Bini Festival e Museu Fort Zoutman

Toda quinta-feira (dia mais aleatório possível) rola um festival de boas-vindas em Oranjestad, o centro/capital de Aruba (do qual falei mais aqui) que tem comidinhas arubanas a um preço amigável, barraquinhas vendendo coisas, e apresentação de música e dança.

A entrada custa 5 dólares, e o Festival rola no Museu Fort Zoutman.

Aí você já aproveita e conhece o Museu, pra depois curtir o festival! Aqui são 2 coisas pra fazer em 1 só.

Foto do Museu Fort Zoutman em Aruba. O Museu é uma pequena torre colorida (azul, vinho e branco) e eu estou na frente dele, atravessando a rua, o cabelo bagunçado pelo vento. O céu está bem azul ao fundo, com nuvens bem brancas e bem desenhadas, riscando o céu
Museu Fort Zoutman: subindo ali no alto você tem uma vista bem bacana da cidade

Aqui vale uma observação: algumas pessoas dizem que o Bon Bini Festival é aquela típica atração “pega-turista”.

Mas isso realmente depende da percepção e do ânimo de cada um no momento: chegando lá, a gente gostou bastante, comeu um pratinho bacana e simples a um preço amigável (só não gostamos de uma “sopa de carne” que tem lá, que nem arubana é, aliás), e se divertiu tanto que até chamaram a gente pro palco pra dançar na apresentação do carnaval.

Se você for pro Bon Bini Festival de coração aberto, e sem grandes expectativas (é realmente uma apresentação simples, em cadeirinhas improvisadas de plástico e tudo, mas ainda assim bacana), deve gostar.

Se você estiver esperando um super festivalzão, pode sair meio frustrado.

4. O que fazer em Aruba se você gosta de compras: Oranjestad é O lugar

Palm Beach é o lugar pra quem quer saber de praias badaladas, mas se você quer saber é de compras em Aruba, Oranjestad é um lugar sem competição pra quem gosta de gastar todo o dinheirinho comprando absolutamente todo tipo de bugiganga.

Foto de Oranjestad, o Centro de Aruba. A imagem mostra um prédio cor de rosa, coqueiros, carros passando. O sol se põe ao fundo

Lá também tem cassinos, lojas de grife, cinemas, centros comerciais e muitos restaurantes bacanas. Aliás, “comer” é uma boa atividade pra entrar nessa lista.

E por que não?

5. O que fazer em Aruba: experimentar a comida caribenha!

O Caribe tem alguns pratos diferentes e saborosos, além de temperos inusitados. Um exemplo de prato bem gostoso e que eu nunca tinha provado antes, nem imaginado que existia, foi um camarão coberto por uma crosta de coco frita, no restaurante Driftwood (que fica em Oranjestad, então você já pode aproveitar o passeio do tópico 3 ou 4 e ir pra lá depois).

E vale muito a pena experimentar os pratos do restaurante “Gostoso” em Aruba, que também fica em Oranjestad, mais escondidinho.

Foto de uma das refeições deliciosas de Aruba: essa se chama galinha stoba, tem arroz, batata frita e uma galinha temperada de forma diferente que não sei descrever, só provando pra saber
Galiña Stoba no Restaurante Gostoso

Lá você encontra um mix de comida arubana e portuguesa em um ambiente muito aconchegante e gostosinho, com atendimento excelente e um dono ultra simpático.

não dá pra ir segunda-feira: como nos apaixonamos por lá, tentamos ir todo dia, e na segunda demos de cara na porta.

Fica aberto de terça à domingo, de 12:00 às 22:00 (fechado no intervalo das 15:00 às 17:00).

Anota o endereço desse achado, porque é bem escondidinho mesmo: Caya Ing. Roland H. Lacle 12, Oranjestad.

6. O que fazer em Aruba se você gosta de praias mais “selvagens”: conheça o “outro lado” da ilha

Quando você estiver cansado de boiar nas praias calminhas de Aruba (impossível, mas vá lá), adivinha só: tem outro lugar pra você boiar. A Natural Pool.

Esse lugar gostoso fica no Parque Arikok, onde você também pode fazer passeios maneiríssimos de jipe ou dirigir seu próprio UTV, contemplando a paisagem desértica do outro lado de Aruba.

Aproveita e dá uma chegada também na Natural Bridge.

Foto de uma ponte formada por rochas em Aruba, acima do mar

Conheça as ruínas de Bushiribana Gold mill, descubra as cavernas de Aruba, veja penhascos em que ondas de um tom azul lindo se misturam com outros tons e batem violentamente nas pedras (diferentemente do resto da ilha, que nem onda tem) e enfim… é muita coisa. Precisa de um post inteiro só pra isso (que virá).

Imagem de uma paisagem mais desconhecida de Aruba, com o mar bem agitado, de um azul esverdeado bem forte, muitas pedras e um jipe
O outro lado de Aruba

De toda forma: encaixa o Parque Arikok na sua lista, que vale a pena.

7.  O que fazer em Aruba se você gosta de trilhas: suba o “vulcão” Hooiberg

“Ah meu Deus, tem vulcão em Aruba?”

Na verdade tem uma formação vulcânica, o Hooiberg, que é o segundo ponto mais alto de toda a ilha, e que te rende uma vista bacana lá de cima. Subir o Hooiberg pode até te permitir enxergar a Venezuela ao longe, se a visibilidade estiver favorável no dia.

O que fazer em Aruba além de praia - dica 9: vulcão hooiberg

A subida pode ser cansativa, então leve muita água e se proteja bem do sol, especialmente porque não tem sombra por lá.

Altamente recomendável ir de boné e óculos escuros.

8. O que fazer em Aruba além de praia pra quem gosta de vistas bonitas: Alto Vista Chapel e California Lighthouse

Alto Vista Chapel é uma igrejinha, bem pequenininha mesmo e adorável, cercada de um cenário interessante que mistura a paisagem desértica e cheia de cactos de Aruba, com o mar ao fundo.

alto vista chapel aruba igreja o que ver alem de praia.jpg

Foto dos cactos de Aruba. São cactos grandes, bem verdes, longos. Eu estou sentada em uma pedra, na frente deles. O cabelo bagunçado pelo vento (como sempre)

Já o California Lighthouse é o Farol de Aruba, de onde você tem uma vista bonita da ilha, apesar de não pode entrar. Tem um restaurante bem bacana lá perto também, o Faro Blanco – vista deslumbrante, e faixa de preço não tãão amigável. Mas se você pedir entrada, lembra que dá pra dividir o prato principal. Falei sobre isso aqui: 9 dicas de economia em Aruba.

Essas duas atrações ficaram juntinhas em um tópico só porque não levam muito tempo de visita (você não deve passar mais de 1 hora em cada uma), então se quiser dá pra ver ambas em um dia só, e depois, obviamente, ir pra praia deliciosa de Arashi (que é onde fica o farol) pra… voltar a boiar.

9. E o que fazer em Aruba à noite?

Se você quer um programa pra noite em Aruba, já bota na sua lista o Kukoo Kunuku!

Kukoo Kunuku é uma experiência extremamente divertida, que vai basicamente te levar pra dançar, cantar e chaqualhar maracas em uma espécie de ônibus escolar antigo, ridiculamente colorido, em movimento.

Esse ônibus colorido faz paradas em vários bares, e em cada um desses bares todo mundo desce, dança e tem direito a um shot de graça. É tipo um “tour” por…festas.

Pra quem tá se perguntando se vale a pena fazer esse “tour” mesmo se não beber: eu não bebo, e foi absolutamente divertido. E você não vai passar sede se não tomar os drinks:  te dão água, de toda forma (lembrando que Aruba tem aquela “segunda melhor água do mundo”, que já mencionei no post Como economizar em Aruba).

O ônibus te busca e te deixa no hotel em que você estiver.

“E se eu estiver hospedado em casa/apartamento em Aruba?”

Você pode usar o hotel mais próximo como referência. Depois de fazer a reserva, eles te mandam um e-mail, que vai indicar onde você pode pegar o ônibus.

E na volta, conversa com o motorista, que ele pode quebrar seu galho e te deixar pelo menos mais perto da sua casinha!

10. Bônus do que fazer em Aruba: o maior torneio internacional de tênis do Caribe é lá!

Se você estiver em Aruba na época do Aruba Beach Tennis Open, não deixa de ir! Falei sobre isso aqui.

“E o que fazer em Aruba se eu só quiser saber de praia mesmo?”

Aí você tá no melhor destino possível! O que mais tem em Aruba é praia gostosa pra curtir (e pra se hospedar: falei sobre isso aqui). Só entre as mais famosas, de areia branquinha e mar incrivelmente azul e tranquilo, tem: Eagle Beach, Palm Beach, Baby Beach, Arashi Beach, Mangel Halto e por aí vai… Mas tem mais praia linda, viu? Muito mais. Essas aí são só as mais visitadas.

Finalizo aqui a lista, com a certeza de que tem muito mais pra fazer em Aruba e ainda vou ter que editar isso aqui pra acrescentar conforme for lembrando!

Leia também: Como tirar fotos ruins na viagem (porque as boas todo mundo acha que já tira)

DÁ pra fazer viagem econômica pra Aruba? – 9 formas de economizar na ilha

Até o próximo post!


Pra ler todos os relatos e dicas desse país incrível, como onde se hospedar por lá, é só checar a categoria Aruba no menu lá em cima (ou clicar nesse link)!

Qualquer dúvida ou sugestão, fica à vontade nos comentários! E segue o 1 viagem, 2 visões no facebook, instagram e youtube também!

Deixo agora vocês com esse bônus: eu brincando de sério com um flamingo na Renaissance Island.

8 comentários sobre “O que fazer em Aruba (além de boiar em praias incríveis)?

  1. Você e seu texto são capazes de fazer um congestionamento(carrocarrocarro/buzinabuzinabuzina) um momento único de paz, meditação e boa música. Há sempre em suas viagens o algo mais que faz o lugar ser mais que o clichê. E deixa em quem passa por aqui, como eu, com o gosto de partir logo. O meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Que bom que te deixou feliz! 😊 Aí com isso fiquei feliz também! Rsrs 😊❤️
        É sim, Aruba está no topo da minha lista de destinos internacionais. Não sei se vai ser o primeiro, porque talvez viaje antes a trabalho, mas com certeza será o primeiro quando eu for passear. 😁😍

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário