Os melhores (e piores) bairros pra se hospedar em Santiago – se é que dá pra chamar algum bairro de “pior”

Já falei mais de 270 vezes por aqui que Santiago é uma cidade sensacional (pra quem estiver duvidando: 12 coisas que impressionam em Santiago).

Isso torna a missão de escolher onde se hospedar por lá muito fácil: entre os lugares mais famosos entre viajantes, não existe exatamente um lugar “ruim” pra ficar em Santiago, e sim um menos… melhor. E sei que “menos melhor” foi uma facada no pâncreas do português, mas é que realmente não existe expressão mais adequada pra definir.

Na lista a seguir, separei os bairros de Santiago em “vantagens” como: quais os bairros mais bonitos, quais os bairros que tem a melhor vida noturna, quais os bairros que são melhores pra se hospedar se você quer economizar, e por aí vai. Então o que faz diferença na hora de decidir onde ficar em Santiago são detalhes e seu estilo de viagem.

Onde se hospedar em Santiago:

Diferentemente daquele post sobre “onde se hospedar em Bogotá“, quando a gente fala sobre “onde se hospedar em Santiago” os critérios não focam tanto na segurança (já que Santiago tem muitos bairros seguros), mas nas possibilidades de cada bolso, na proximidade dos pontos de interesse (e do metrô, obviamente), na atmosfera, beleza e os arredores de cada bairro. Afinal, onde se hospedar em Santiago?

1. O melhor bairro pra se hospedar em Santiago se dinheiro não é um problema

A resposta pra esse é pá-pum: Las Condes. Pronto. Nem precisa pensar muito não, já pode escolher esse.

Um dos melhores bairros pra se hospedar em Santiago
As ruas arborizadas de Las Condes, um dos melhores bairros pra se hospedar em Santiago

Las Condes/El Golf é uma região incrivelmente bonita, limpa, arborizada e organizada, com muitas opções de hospedagem (tem muitas de luxo, mas dá pra achar intermediárias pesquisando bem).

Pra dar uma noção, lá é um dos bairros/comunas onde os Santiaguinos mais gostam (ou gostariam) de morar.

O bairro é muito bem servido de metrô (é abrangido pelas estações que vão de Tobalaba a Los Dominicos), tem um parque lindo e muito adorável (Parque Araucano… pode colocar na sua lista de lugares pra conhecer lá), delicioso de se passar uma tarde tranquila, e pra quem for sedento por compras, um shopping enorme pra ninguém botar defeito (Shopping Parque Arauco, que aliás, fica bem perto do Parque Araucano e você pode combinar um passeio nos dois logo).

Um dos melhores bairros para se hospedar em Santiago
Cruzando o Parque Araucano pra chegar no outro lado de Las Condes (onde fica o Shopping Parque Arauco)

Tem até um shopping inteiro que vende SÓ artigos esportivos, e com uma área que simula ondas e você pode SURFAR mesmo nele (Mall Sport, falei dele aqui nessa lista: 10 passeios maneiríssimos pra fazer em Santiago).

Querendo mais motivos pra ficar lá, Las Condes ainda vai facilitar sua ida pros Andes, porque é um dos bairros mais próximos – e os passeios costumam sair de lá mesmo.

De Las Condes você pode chegar em 1 hora (ou menos!) em Farellones, e leva um cadinho mais pra chegar em El Colorado, La Parva e Valle Nevado. E aposto que você quer brincar na neve, né? (Clica no link pra ver minha “visão” sobre isso!)

Onde se hospedar em Santiago: os melhores bairros (e os piores também)
Las Condes, além de ser um dos melhores bairros de Santiago pra se hospedar, ainda te deixa um pouco mais perto dos passeios pro Valle Nevado

Se os preços dos hotéis em Las Condes assustam, não é pra desanimar: tem muita opção de lugares no estilo “apart-hotel” pra se hospedar (você pode ver vários aqui), que permitem que a gente se sinta em casa, e ao mesmo tempo tenha toda a comodidade de um hotel por ali (tirando o café da manhã, que não rola… mas em alguns até oferecem essa opção!).

Os preços de estadia em um apart-hotel, por conta da abundância de opções, são beeem mais amigáveis. E pra estadias mais longas você consegue achar valores ainda melhores.

1.1 O melhor bairro pra se hospedar em Santiago se você prioriza economia

“SAI, larga meu dinheiro”

Se hospede no Centro.

Só fique mais atento aos seus pertences, e evite andar muito tarde por lá (mas o centro de Santiago ainda é, definitivamente, muito mais seguro que o centro das cidades grandes do Brasil).

Fuja de Vitacura e evite Las Condes.

Como falei ali em cima, procurando beeem dá pra achar opções a preços bem justos em Las Condes… mas se você precisa economizar ao máximo, o mais justo dos preços não vai ser tão barato quanto o Centro.

E Providência pode ser um meio termo bem interessante: embora seja um pouco mais caro que o Centro, é menos residencial e mais barato do que Las Condes e Vitacura.

Você pode ver algumas (mais de 300…) opções de hospedagem em Providência aqui.

2 O melhor bairro pra se hospedar em Santiago se você prioriza agitação e vida noturna

Lastarria e Bellavista é o seu lugar. Pode ir sem medo.

Lastarria é na verdade uma área dentro no Centro, que tem a vida noturna bem agitada.

Pra entender onde fica, olha esse mapa aqui.

Bellavista é um pouco menos agitado que Lastarria (só um pouco), mas ainda traz opções pra quem quiser chaqualhar de noite, comer em muitos restaurantes até tarde e afins.

2.1 O melhor bairro pra se hospedar em Santiago se você prioriza tranquilidade

Las Condes volta pro pódio, e aqui também entra Vitacura.

Ambos tem uma atmosfera mais tranquila, residencial, com muitas ruas arborizadas, e parques verdes e lindos como o Parque Araucano (em Las Condes) e o Parque Bicentenário (em Vitacura).

Os melhores e piores bairros de Santiago pra ficar
Parque Araucano, em Las Condes
sky-costanera-visto-do-parque-bicentenario-em-santiago-chile
Vista do Sky Costanera (essa foto foi tirada lá do Parque Bicentenário)

Vitacura é o mais pacato e isolado desses dois. Até um pouco demais. Não acho que seja uma escolha comum pra se hospedar em Santiago, mas é um daqueles lugares em que os santiaguinos gostam pra morar também.

Tipo aquele bairro que você escolhe pra ficar se tá indo com a família, quer relaxar e ter bastante sossego, e não faz a menor questão de bater muita perna, nem de se hospedar num lugar central.

3. O melhor bairro pra se hospedar em Santiago se você prioriza ficar próximo dos “pontos turísticos”

Pode escolher o Centro, sem pensar muito.

Aqui vou considerar como “ponto turístico” aqueles lugares que todo mundo chama de “imperdíveis”, e se você voltar de lá sem ter ido, pessoas vão soltar horrorizadas “COOOMO você foi no lugar Y e não fez a coisa X” – com aquele tom que faz parecer que você contou que matou alguém com uma motosserra.

Mas já falei algumas vezes que pra mim a palavra “imperdível” nem existe: a gente tem que ir só no que tá com vontade e pronto. Não há, na história da humanidade, notícia de alguém morrendo por não ter tirado foto com o Pateta na Disney, ou da Torre Eiffel em Paris.

Onde se hospedar em Santiago?
Bolsa de Santiago – um dos lugares que vão falar “COMO ASSIM VOCÊ NÃO VIU?” se for pra Santiago (mas que só vi por acaso porque tava no meio do caminho)

Em todo caso, vamos continuar: o Centro é uma boa opção porque tem exatamente a concentração da maioria desses lugares “tem que ir” de Santiago.

Alguns exemplos: o Palacio de La Moneda, a Catedral Metropolitana (que é lindona, VÁ!), o Cerro Santa Lucia (que é lindão, VÁ! – 2), Lastarria, essa Bolsa de Santiago aí em cima na foto, e mais uns tantos…

Aqui no 1 viagem, 2 visões já saiu uma lista enorme de passeios bacanas, baratos (ou até gratuitos!) em Santiago, aliás. Procura na categoria “Chile” daqui!

4. O melhor (e o PIOR) bairro pra se hospedar em Santiago se você prioriza comodidade e proximidade do metrô

Quase todos os bairros em Santiago são muito bem servidos de metrô, e você não deve ter problema nenhum com isso, se prestar atenção na localização do hotel/albergue/afins no mapa.

Mas eu disse quase. Tem um bairro, em especial (que figura na lista dos mais tranquilos, abastados e bonitos) que em regra vai te deixar bem afastado do metrô e de quase tudo, o que realmente não achei legal. Esse bairro é Vitacura.

Vitacura, como eu já disse, é bem bonito, e é lá que fica o Parque Bicentenário (que talvez você queira visitar, se for fã de fazer picnic na graminha, e curtir um sossego observando os pássaros e as pessoas fazendo cooper o dia todo… ou se quiser fazer o cooper junto).

Mas Deus do céu, como é isolado/nada cômodo.

Querendo proximidade do transporte público, fuja mesmo de Vitacura se puder, a menos que o bairro faça muito seu estilo e você não ligue de pegar bastante táxi ou fazer longas (mas eu quero dizer LOOOOOOONGAS) caminhadas até o metrô, ou qualquer coisa de que precise.

Um dos melhores bairros em Santiago
Santiago numa manhã de primavera com cara de inverno (tem um vídeo da cidade nessa primavera invernal aqui)

Ficando no Centro, você tá muito bem servido de metrô, com as estações que vão de San Pablo a Baquedano (linha vermelha), em Las Condes também (mencionei no tópico 1), em Providência idem e por aí vai…

Conclusão:

Talvez dê pra resumir as opções de hospedagem em Santiago assim:

Quer um combo de beleza, tranquilidade, segurança e comodidade: vai de Las Condes.

Quer um combo de economia, comodidade, grande movimentação e proximidade de pontos turísticos: se hospeda no Centro/Lastarria/Bellavista ou Providência.

Quer ficar próximo do metrô: quase todos atendem essa exigência. Mas sempre olha antes no mapa a quantas quadras seu hotel/albergue/apartamento vai ficar da estação mais próxima… e foge de Vitacura.

Leia também: O que fazer em Santiago? 10 passeios lindos (muitos gratuitos) na cidade

Qualquer outra dúvida pode mandar nos comentários e pra ler mais sobre o Chile, tem mais posts aqui!

E querendo fuçar mais, o 1 viagem, 2 visões tá no instagram (tem várias fotos do Chile lá!), facebook e agora no youtube também (que tem vídeo da primavera em Santiago) ! Segue lá que eu fico sempre muito feliz!

32 comentários sobre “Os melhores (e piores) bairros pra se hospedar em Santiago – se é que dá pra chamar algum bairro de “pior”

    1. Se hospedar em Providência é uma escolha bem inteligente mesmo, acho que lá acaba juntando um pouco das qualidades de todos os bairros! Tem a economia, a comodidade, o lado mais residencial, movimento e a proximidade desse metrô que REALMENTE é a mãe dos viajantes, definiu muito bem! hahaha
      O metrô em Santiago quebra um galho absuurdo!
      Muito obrigada pelo comentário!

      Curtir

    1. Valparaíso é a sua cara mesmo! Consigo imaginar uma crônica saindo de lá hahaha
      Acho que você ia gostar muito das duas cidades! E como Valparaíso é colaado em Santiago, dá pra fazer bate-volta sem se preocupar muito com onde se hospedar lá! Obrigada pelo comentário!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Fiz uma reserva nas proximidades do Parque Almagro, quase em frente ao próprio parque. Fica bem ao lado da estação de metrô, e pretesndo fazer todas as atividades a pé mesmo. foi uma boa escolha?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Fernando! Deve ter sido uma boa escolha sim, ainda mais tão pertinho do metrô! Você deve conseguir fazer muita coisa a pé+metrô pela cidade. Muito obrigada pela leitura e comentário, quando voltar de Santiago me conta como foi sua experiência perto do Parque Almagro!

      Curtir

    1. Oi, Adriana! Obrigada pela leitura e comentário! Não conheço o bairro Nuñoa pra opinar, infelizmente 😦 Numa rápida pesquisa li algumas pessoas comentando da distância do metrô, então quando pesquisar seu hotel por lá é bom jogar no google maps (ou olhar no mapa do booking) o endereço exato pra saber a distância dos pontos de interesse (comento sobre isso aqui: https://1viagem2visoes.com/2017/09/03/como-escolher-bem-um-hotel-ou-apartamento-em-qualquer-lugar-do-mundo-6-dicas/) Boa viagem e volte sempre por aqui (e quando voltar de Santiago conta como foi a experiência no Nuñoa!)

      Curtir

    1. Oi! O barrio Brasil deve ser uma boa escolha em Santiago sim, lá tem a Plaza Brasil que é um ponto bacana de se visitar, e estações de metrô próximas (que é o principal). Se vocês se hospedarem próximos ao metrô em Santiago, tá tudo certo! Boa viagem e aproveitem bastante! Obrigada pela leitura e comentário e volte sempre por aqui. 🙏

      Curtir

  2. Na minha opinião, a mais detalhada descrição dos bairros a se hospedar. Me ajudou muito, vou dia 15/08 e estava super perdida vendo pessoas falarem de vários bairros, mas nem sabia o por que escolher um deles. Muito obrigada, quando voltar, conto como foi minha experiência no bairro de escolha.

    Curtido por 1 pessoa

  3. gente, mesmo lendo muito ainda me encontro indecisa sobre qual lugar ficar. Simpatizei com Lastarria pq gosto da night mas tenho mudo de ter muito barulho pra dormir. Lastarria é como se fosse a Lapa aqui no Rio.

    Curtir

    1. Entendo perfeitamente a dificuldade em decidir, eu fiquei na mesma, porque Santiago tem muita opção boa pra se hospedar (acaba sendo um “dilema bom” que a gente vive antes da viagem hahaha)
      Dei uma pesquisada em hotéis em Lastarria bem avaliados e que as pessoas não reclamassem do barulho e me deparei com esse aqui que é um dos mais bem avaliados em toda a cidade no Booking, impressionante: https://www.booking.com/hotel/cl/cumbres-lastarria.pt-br.html?aid=1217599&sid=82fd301d56b0b67235a30486713f6efa&ucfs=1&srpvid=a11688a857e501a2&srepoch=1534361170&room1=A,A&hpos=1&hapos=1&dest_type=district&dest_id=3104&srfid=f4a4e02723105085c75bdc23d9c41abc34969ce4X1&from=searchresults;highlight_room=#hotelTmpl

      Curtir

    2. Olá Pessoal . Fui em Santiago chegamos um dia depois do primeiro protesto. O aeroporto no dia antes de nossa chegada tinha 500 pessoas querendo partir. Nossa sorte é que transfer de ida e volta tudo combinado caso contrário estávamos perdidos. Pessoal passamos uma semana foi sufoco. Nesses dias só um shop abriu e tinha toque de recolher na cidade. (Gente podia andar) porém não tinha metrô, táxi e Uber. O sky coatanera não abriu um dia. O bom que andamos a pé. O centro ninguém podia ir. Fizemos passeios nas viniculas praticamente sozinhos (fomos em 4l). Fomos Cajon de Par da, Vina del mar . Foi surreal. Polícia, exército. Nossa van foi parada na estrada por sorte estávamos com nosso passaporte e passe entregue no aeroporto e foram muito cordiais e falaram para termos cuidado. Tenho muitas fotos doa protestos. Fui muito interessante participar desse momento no Chile e vê os problemas isso é o resumo do resumo. Os hotéis no centro muitos foram invadidos pelos manifestantes . (Foi triste) ficamos Providência. Abraços . Vamos voltar novamente agora depois da PANDEMIA Infleizmente

      Curtido por 1 pessoa

    1. Então, achei Santiago muito diferente do Rio de maneira geral, fiz até um comparativo exatamente disso aqui!!! https://1viagem2visoes.com/2017/04/14/melhores-e-mais-impressionantes-fatos-santiago/ hahaha não sei qual bairro seria mais parecido… mas se você gosta de night, Lastarria pode ser seu lugar ideal mesmo! Na pior das hipóteses você também pode ver outras opções em outros bairros e pegar um metrô pra lá! E quando voltar me conta como foi! Muito obrigada pela leitura e comentário!

      Curtir

  4. Ola amei o post,muito interativo e divertido também me ajudou muito a decidir onde ficar ,sou viajante de 1 viagem rsrs,ia ficar em Valparaíso mas pelo que entendi nao é muito seguro e isso eu preso muito vou com meu filho! Quero conhecer muitas coisas lá com 9 dias será que consigo? Neve,andes etc que vejo no sr google rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Fabiana, feliz de ler que o post te ajudou! Aqui tem uma lista de passeios bonitos e baratos em Santiago que pode ajudar na viagem com seu filho: https://1viagem2visoes.com/2017/09/17/o-que-fazer-em-santiago-10-passeios-lindos-e-muitos-deles-gratuitos-na-capital-do-chile/
      Sobre Valparaíso, você pode fazer um passeio bate-e-volta lá e em Vina del Mar! Escrevi como fazer aqui: https://1viagem2visoes.com/2018/09/15/como-chegar-valparaiso-vina-del-mar/ espero que ajudem!
      Boa viagem e volte sempre por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário