20 dicas da Colômbia que eu gostaria que tivessem me dado antes de ir

Não sei se você chegou nesse compilado de dicas da Colômbia depois de ler sobre os 13 lugares totalmente encantadores que esse país tem pra oferecer (que na verdade são muito mais de 13, mas minha mão pediria arrego se eu fosse escrever sobre 450 lugares de uma vez), mas você deve estar aqui provavelmente porque é sagaz e se convenceu de que vale muito a pena conhecer esse país.

A Colômbia, de fato, além de ser cheia de destinos lindos, tem um povo encantadoramente receptivo (leia essa declaração de amor aqui pra Medellín pra entender), não é um destino muito caro pra se viajar – com pesquisa e planejamento, pode sair bem em conta – e além de tudo vai quebrar totalmente o estigma de “VOCÊ TÁ INDO PRA LÁ?! QUE PERIIIGO!!!” quando você for (mas infelizmente ouvi isso antes de ir, e ainda ouço depois de voltar…).

Mas antes de ir, é bom ler algumas dicas da Colômbia que podem ser banais, mas que me fizeram falta nesse país delicioso.

20 dicas sobre a Colômbia que eu gostaria de ter lido antes de ir

Dica 1 (começando com uma tão básica quanto necessária): Leve adaptador de tomada. Taí um negócio que eu sempre esqueço, e sempre faz falta. O padrão na Colômbia é diferente, e se você chegar de noite/madrugada, nem sempre vai encontrar perto de você uma loja aberta e chamada “absolutamente tudo que você precisa, seu esquecido, inclusive adaptadores”.

10 dicas da Colômbia (Bogotá, Medellín e etc!)
As casinhas charmosas de La Candelaria em Bogotá

Chegando no Aeroporto:

Dica 2.  No aeroporto El Dorado o wi-fi até pega bem na fila da imigração (aproveita pra dar notícias de “cheguei/tô bem” enquanto espera na fila, e terminar de disponibilizar offline todas as informações de que pode precisar), e depois dali o sinal desaparece.

Dica 3. A fila da imigração no aeroporto de Bogotá (que em regra vai ser sua sua porta de entrada no país) é sempre bem grande e demorada. E vai ter fila grandona pra sair do país também, por isso chegue no aeroporto com o máximo de antecedência que puder.

ruas-coloridas-guatape-colombia-proximo-a-medellin-turismo
a beleza de Guatapé, uma das cidades mais coloridas de toda a Colômbia

Dica 4. LEVE CANETA, porque ao chegar você tem que preencher aqueles formulários de imigração de sempre, e não vi nenhuma disponível lá pra usar. É igual ao formulário de entrada em qualquer país, informando o endereço de onde vai ficar hospedado (tenha anotado / offline, caso seu celular descarregue ou fique sem wi-fi), se tá carregando algo de muito valor, nome, número do seu documento de identificação (que na Colômbia pode ser passaporte ou identidade), etc, etc.

Dica 5. A altitude em Bogotá rende bastante problema digestivo, então é bom colocar um floratil ou algo parecido na bolsa.
E coma pouco. Não se renda a comer até se sentir muito satisfeito, pare antes disso.

Dica 6.  Além do floratil, é realmente importante colocar uma muda de roupa na sua bagagem de mão. Isso porque a maioria esmagadora dos vôos pra Colômbia fazem alguma conexão, e nessa conexão a bagagem pode ser extraviada… infelizmente, rola bastante. Pra sobreviver na viagem enquanto a mala não chega, é bom ter umas roupinhas e itens mais necessários contigo.

Dica 7. Quem vai pra Colômbia não costuma pensar que vai precisar bastante de agasalho (preferencialmente com capuz) e guarda-chuva, mas na capital você vai precisar mesmo. Lá é bem frio e chuvoso quase o ano todo.

mirador-de-medellin-no-pueblito-paisa
Peguei dias nublados e chuvosos em Medellín também – que ainda assim é MUITO adorável, como já falei 370 mil vezes aqui

Dica 8. Mesmo se estiver nublado, passe sempre protetor solar antes de sair, porque a altitude queima ainda mais, e rende surpresas quando você chega de noite e se olha no espelho. Não só a altitude, mas se você estiver no caribe colombiano ou qualquer outra cidade, é evidente que precisa passar bastante.

Dica 9. Se puder (e se não quiser passar por nenhuma dificuldade com falta de celular / internet na Colômbia), compre logo um chip assim que chegar no seu destino. Faz muita falta. O wi-fi funciona em alguns lugares, mas notei que celulares sem chip da Colômbia às vezes tem mais dificuldade pra pegar o wi-fi nos lugares. Além disso, em alguns aeroportos e terminais rodoviários, a conexão é bem ruim e só pega em alguns cantos.

Passei um perrengue pra conseguir chamar uber em determinados momentos, por exemplo, porque o wi-fi tava horrível (ou por falta dele), e me arrependi de não ter comprado um chip logo que cheguei na Colômbia.

Dica 10, pras mulheres viajando sozinhas na Colômbia:

Uma notícia triste pra gente que vive no Brasil, e ao mesmo tempo “boa” pra te tranquilizar antes da viagem: existe um ranking de “países menos recomendados para mulheres viajantes”.
A parte triste: o Brasil tá bem lá em cima na lista, sendo um dos destinos menos recomendados pra mulheres em viagens.

A notícia “boa” pra quem vai viajar pra Colômbia: ela tá melhor do que nosso país nesse ranking aí.
O assédio lá de fato existe e pode vir a ser incômodo, mas não é pra deixar o nível te intimidar e menos ainda te fazer desistir da viagem. Vá, porque você realmente vai amar aquele país!

img_20161017_145605038_hdr

E leia também o post em que respondi 10 perguntas e respostas sobre viajar sozinha, que talvez pode te ajudar!

Dica 11. Voltando ao tema “wi-fi”, o Café Juan Valdez, espalhado por todas as cidades da Colômbia, é muito gostoso e tem wi-fi bom e sinal aberto.

Dica 12. E por falar em Juan Valdez, peça pra se inscrever no “programa de fidelidade” do Café, assim que fizer sua primeira compra. Você vai acabar indo muito lá, e esses pontos de fidelidade podem te render descontos ou até cafézinhos de graça.

Dica 13. Em vários lugares você vai precisar do espanhol pra se comunicar, e em muitas cidades pequenas as pessoas não falam inglês.

O português é de difícil compreensão pra eles, até palavras que você acredita que são muito parecidas. Isso acontece especialmente nas cidades menores, como Santa Fé de Antioquia e Guatapé (que definitivamente valem a pena conhecer).

É óbvio que sempre dá pra se virar com mímica, desenhando, ou até brincando de “imagem e ação”, visto que a gente vai até pra Hong Kong e sobrevive, mas um vocabulário básico de espanhol facilita pra caramba a viagem.

ruas no centro histórico de Bogotá (20 dicas da Colômbia)

Dica 14. Óculos escuros. Não esquece. Não só porque os raios solares são ainda mais cruéis na altitude, mas porque você vai querer abrir os olhos pra conseguir ver aquelas paisagens lindas, e às vezes o sol não deixa, seja na altitude ou não. Se você esqueceu, quando for comprar é só pedir por “gafas de sol”.

Precisa de passaporte pra entrar na Colômbia?

Dica 15. Não, mas caso tenha, leve seu passaporte. Dá pra entrar lá com a identidade, mas com o passaporte pode ser muito mais prático e rapidinho.

Ainda mais se for o passaporte novo, com chip: tem filas só pra ele em alguns aeroportos, já que ele passa automaticamente.

Além disso, alguns hotéis podem te liberar de pagar algumas taxas se você mostrar o passaporte lá.

subir-a-piedra-del-penol-em-dia-nublado-na-colombia
Vista da Piedra del Peñol, em Guatapé

Dica 16. Acho que já falei muito isso aqui, mas sempre vale repetir: caso passe por Bogotá (e muito provavelmente passará) você vai estar a mais de 2.600 metros de altitude. Essa altitude toda, que a gente definitivamente não está acostumado no Brasil, pode causar muitas (muitas…) reações desagradáveis. Uma forma de se prevenir das consequências do oxigênio escasso é evitando esforço físico nos primeiros dias. Não saia sassaricando no primeiro dia, por mais tentado que você fique, tá? Você precisa se aclimatar antes.

Chegue em casa/no hotel/no hostel, dê uma descansadinha da viagem longa, faça refeições leves (LEVES! LEVES!!!) e no máximo uma caminhada pra conhecer as proximidades. Não fica pensando “baah, eu tenho fôlego”, porque até jogadorzão de futebol passa mal, e até guias profissionais de alpinismo já morreram devido ao mal da altitude, em casos mais graves que vieram a causar edema pulmonar ou cerebral.
Você pode vir a ser um dos sortudos que não sente absolutamente nada, mas não joga com a sorte e com a sua saúde.

medellin-deliciosinha
As esculturas de Botero na deliciosa Medellín

Dica 17. Além do cartão de crédito, vale a pena levar dinheiro também. Boa parte das cidadezinhas pequenas (e você vai querer conhecê-las, tem diversas adoráveis – listei várias no link lá no começo do post) tem muitos estabelecimentos que não aceitam cartão. Antes de ir pra elas, troque seu dinheiro e leve o tanto que achar que vai precisar.

Dica 18. A cotação em Bogotá em regra é melhor do que nas outras cidades. Se quiser trocar uma parte logo no aeroporto (trocar no aeroporto nunca costuma ser muito recomendado, mas se estiver com pressa e não tiver opção…), a cotação (no final de 2016) era de 750.

img_20161018_182918343_hdr

Dica 19. Espero que você goste de rumba, vallenato, reggaeton e todo tipo de música latina dançante que existe (não sei como não gostar), porque é isso que vai estar tocando em quase todo lugar.

Dica 20. Não cometa a heresia de não provar a limonada com coco, que também tem em todo restaurante, de qualquer cidade da Colômbia.

Deve ser minha sugestão mais do fundo do coração nessa lista.

Dicas da Colômbia
O momento mágico em que descobri a limonada com coco

Menção honrosa: O Dilvo do Meras Crônicas acrescentou mais uma dica nos comentários que mereceu vir pra cá.

21 – A Shakira não mora mais em Barranquilla. Nem adianta procurar a casa dela por lá”

[Atualização em julho de 2017: não esquece que a partir desse ano você também precisa do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela antes de ir pra Colômbia! Se você já estiver de viagem marcada, não deixa pra resolver isso em cima da hora, porque a vacina tem que ter sido tomada pelo menos 10 dias antes da sua viagem!]

Boa viagem, e qualquer outra sugestão/dúvida/dica, fica à vontade pra acrescentar nos comentários!

E siga o 1 viagem, 2 visões no facebook e no instagram pra receber mais delas (ou só pra deixar a gente feliz mesmo)!


Leia também sobre:

  1. Os melhores (e os piores) lugares pra se hospedar em Bogotá
  2. Primeiras impressões da capital da Colômbia (e o mal da altitude)
  3. 6 BONS motivos pra conhecer Medellín
  4. “A vista mais bonita do mundo” de acordo com os colombianos

E se você tiver Medellín no seu roteiro na Colômbia, nesse vídeo aqui dei 6 dicas boas! Só dar o play!

34 comentários sobre “20 dicas da Colômbia que eu gostaria que tivessem me dado antes de ir

      1. Boa noite…poderia por favor me tirar uma dúvida?
        Viajarei à CARTAGENA em maio deste ano, e há uma conexão de 2 horas em Bogotá. Sou asmático…acredita que eu possa ter alguma complicação nestas horas que ficarei no aeroporto esperando a conexão?
        Muito obrigado!!!!

        Curtir

  1. Olá! Ótimas dicas!
    Já fui à San Andrés mas não me lembro mais de algumas coisas. Tem tempo já!
    Vou novamente para lá e minha conexão terá somente 2h! Terei que passar pela imigração em Bogotá e embarcar. Você acha que dará tempo? Tenho medo de perder o voo da conexão! :(( Vou pela Avianca.
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada pelo comentário, Eunice!! Feliz de ler isso! Deve dar tempo sim, mas talvez você nem precise passar pela fila de imigração em conexão (o que seria melhor ainda)! Qualquer coisa liga pra companhia aérea pra confirmar o que você deve fazer, ou já pergunta assim que desembarcar (contato da Avianca: 0300 789 8160)! Nas conexões que fiz em viagens não tive que passar por fila de imigração, só sair correndo pro portão de embarque do próximo vôo! Espero que seja assim contigo também!

      Curtir

  2. Somos um casal na faixa dos 65 anos, estou preocupada com a altitude de Bogotá. Vamos ficar 4 dias e tenho amigos que ficaram muito cansados. Gostaria de algumas dicas suas. Agradeço Carolina.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Carolina! O que mais me prejudicou em Bogotá foi ter comido muito assim que cheguei! Refeições leves ajudam muito, e não fazer esforço no primeiro dia. Se puder chegar e ir direto descansar, melhor ainda! A altitude acaba afetando sem regras as pessoas… Muitas não sentem nada! Já outras passam muito mal (costuma ser o meu caso) e precisam redobrar o cuidado. Aqui escrevi um pouco como foi minha experiência, e um leitor fez um comentário sobre a dele, que foi totalmente diferente: https://1viagem2visoes.com/2016/10/24/bogota-primeiras-impressoes-soroche/ Pra se sentir mais segura, você pode ir num médico antes, e ele deve te tranquilizar e passar recomendações de remédios caso surja uma emergência (mas não surgirá)! No mais, não fica preocupada, curta muito sua viagem, porque pode ser que a altitude não te faça mal algum! Muito obrigada pela visita e comentário, volte sempre por aqui! E depois da viagem conta como foi a experiência! Abraço!

      Curtir

      1. Muito obrigada pelas dicas! Vou fazer tudo com calma e aproveitar á viajem. Quando voltar contarei minha experiencia para você.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Oiiiiii menina amei seu post! Vou viajar em julho pela.primeira vez para fora do país e será para Colômbia passar as férias com uma amiga que mora lá! Minha mãe está apavorada porque ela ama aqueles documentários sobre aeroportos do Discovery sobre tráficos que são pegos na imigração do El Dorado, e ela está me deixando tensa! Não tenho espanhol mas já comprei um guia de espanhol de conversação para viajantes hehe minha maior preocupação é assim que colocar os pés no.aeroporto ( minha amiga vai me esperar na saída) , quando eu descer.fo avião, vou direto para a imigração? Eles vão conduzir até lá? Vão me perguntar algo ou só.me.entregar o formulário? Revistam a mala? Hahaha tava pensando em levar goma de tapioca(sou do Ceará) para minha amiga mas desisti pq daqui que eu prove que é tapioca vou ser é presa!!! Beijosss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada pelo comentário, fiquei feliz mesmo de ler isso! Olha, fica tranquila que vai ser tudo mais simples (e principalmente intuitivo) do que você tá imaginando. E apesar de espanhol ajudar demais nas interações, muuita gente se vira sem espanhol nenhum na Colômbia! Como funciona: você sai do avião e vai indo pra fila da imigração junto com os outros passageiros (só seguir o fluxo e ir olhando as plaquinhas), e quando avistar uma fila enorme: é ela. Hahahha é bom aproveitar lea ir usando o wi-fi nessas horas, porque lembro que logo depois de passar pela fila o wi-fi ficou ruim, mas não sei se isso já melhorou, espero que sim. Não devem te perguntar nada, e basicamente eles te dão o papelzinho pra preencher (leva caneta, vale a pena pra evitar a fila de desesperados por uma que esqueceram – eu sei porque fui um deles). Você entrega o papel preenchido (com informações de onde cê vai ficar, número de documento e etc) pra eles e depois é só alegria. Quer dizer, depois, se não me engano, é hora de entrar em outra fila, do raio-X da mala hahaha. Mas depois dessa é só alegria! Diz pra sua mãe parar de ver qualquer documentário tenso sobre avião e aeroporto, num faz bem não!!! Hahahha BOA viagem, divirtam-se muito! Qualquer outra dúvida é só falar (e desculpa a demora pra responder essa), e volta aqui depois pra contar como foi, heeeein (com certeza muito melhor do que cê imagina)!
      Vou ficar curiosa! Beijoss!

      Curtir

  4. Amei esse post. Uma amiga me mandou o link e já amei as dicas. E já tenho pergunta pra fazer. Estou indo pra Bogotá, Cartagena e San Andrés. Vamos chegar dia 31/12/2018 em Bogotá e queremos uma dica de festa de reveillón, sem ser o Café Gaira e o Andrés Carne de Rés, porque não aceitam menores de 14 anos e tenho 2 adolescentes de 13 anos no grupo que começou comigo, minha mãe e minha afilhada e agora tem 10 pessoas. rs Virou excursão. Tem alguma dica de festa de reveillón em Bogotá ?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fiquei super feliz com seu comentário, Ale, muito obrigada! Agradece à sua amiga também! Então, eu não passei o réveillon na Colômbia, mas os amigos que já passaram, preferiram ficar em Cartagena – parece que o ano novo lá “ferve” mais que em Bogotá mesmo ou em Medellín (que recomendo muito uma visita se você tiver como encaixar no
      seu roteiro)! Vou perguntar aqui pra conhecidos que já foram onde que tem réveillon legal e já te digo! E boa viagem, curta muuuito a Colômbia! Qualquer coisa dá uma olhada aqui que tem um compilado de todos os posts que escrevi de lá!

      Curtir

      1. Pois é ! Eu sei que Cartagena é o que bomba no reveillon ds Colombia, mas ficava muuuuuito caro passar lá. Por isso alterei a ordem dos destinos rs. Aguardo ansiosa se seus amigos indicam algum lugar incrível pra passar o réveillon que aceite crianças. E vou ler esses posts todos do compilado da Colômbia, assim que eu entrar de recesso! Enquanto isso, minha amiga Elise e meu primo David vão lendo tudo por aqui! Beijos e obrigada pela atenção!

        Curtido por 1 pessoa

    2. Oi, Ale! Desculpa a demora, tô atolada com fim de ano e tava pesquisando pra te responder um compilado de (possíveis!) opções pra reveillón em Bogotá! Me informaram que costuma ter show de fogos de artifício na “Torre Colpatria”, é uma ideia ir pra assistir! Os restaurantes dos grandes hotéis também costumam ter ceias caprichadas e festas de ano novo! Pesquisando vi que é o caso do JW Marriot (não confundir com o Marriot, o JW é esse aqui , Sofitel (esse aqui) e Dan Carlton (aqui), acho que vale a pena conferir também!

      Espero que te ajude um pouco, qualquer coisa volta por aqui e me conta como tão seus planos, vou pesquisar mais depois! Um beijo e boa viagem!!!

      Curtir

  5. Olá ! Muito bom e útil seu comentário. Vou viajar para Cartagena na Colômbia no dia 12/03/2019 e vou fazer conexão em Bogotá na ida e em Medelin na volta. Gostaria de saber se nos aeroportos posso fazer troca de moedas do Real (Brasil) para o Peso Colombiano? Obrigado. VILMAR LUIZ MARINI

    Curtido por 1 pessoa

      1. Boa noite, Cris! Olha, a altitude em Bogotá é bem tranquila pra maioria das pessoas! Eu só tive problemas lá porque tenho tendência mesmo. Escrevi minha experiência com “soroche” aqui e você pode perceber que há comentários relatando que não sentiram nada: https://1viagem2visoes.com/2016/10/24/bogota-primeiras-impressoes-soroche/ Então pode ir tranquila! Na pior das hipóteses é só tomar um dos remédios pra soroche que vendem aos montes nas farmácias de lá é vai ficar tudo bem. Boa viagem e volte sempre por aqui!

        Curtir

  6. Parabéns pelo excelente guia (o melhor que encontrei) sobre a Colômbia. Irei em fevereiro e pretendo a principio visitar somente Bogotá e Medellín (15 dias). Irei sozinho e já irei excluir Lleras Park do roteiro. A última coisa que quero é ser confundido com turista sexual. Até por respeito a Colômbia e sua gente. Vou optar por Provenza numa sexta à noite. O intuito é conhecer pessoas de verdade e a cultura do lugar. Muito obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário