13 lugares lindos que você pode conhecer na Colômbia

Olha, vou começar já me explicando: a Colômbia tem, sem dúvidas, muito mais do que 13 cidades e cenários encantadores que a gente deveria conhecer.

Mas se eu fizesse uma lista com 780, o processo de escolha seria ainda mais difícil. Então…

13 lugares lindos pra conhecer na Colômbia:

Aqui vai uma seleção de 13, pra facilitar um pouco a vida, já que só com 13 já fica bem difícil de escolher.

Na pior das hipóteses: volta pra Colômbia mais vezes e conhece o que ficou faltando (vai ficar faltando, certeza).

1. Guatapé

Se você estiver em Medellín (que por si só já é maneiríssima) e tiver tempo, pegue um ônibus no Terminal Norte e conheça Guatapé, uma cidade pequenininha mas colossalmente encantadora, que se não for a mais colorida desse planeta, deve estar quase lá.

ruas-coloridas-de-guatape-colombia-turismo
Guatapé sendo muito linda e colorida até em dia nublado

ruas-coloridas-de-guatape-colombia

Tem um post bem completo sobre esse destino adorável aqui, com preços, duração de viagem, fotos e outros detalhes pra te ajudar a montar o roteiro.

2. Santa Fé de Antioquia

Santa fé é a cidadezinha colonial (bem quente, viu… beeem quente) intocada pelo tempo, a só 1 hora e quarenta de Medellín e passagens baratinhas de uma pra outra. Além de muito charmosinha, é molezinha e baratinho de chegar.

santa-fe-de-antioquia-5
Esbudegada de calor em uma das muitas ruazinhas charmosas de lá

Quer saber mais? Tem um relato completo com bem mais detalhes sobre a viagem, preços e dicas aqui.

3. Jardín

Outro pueblo bonitasso a uma curta distância de Medellín (mas não tão curta como os destinos anteriores… esse aqui fica a umas 3 horinhas e bláu) é Jardín.

Jardín é um dos mais bonitos e injustamente menos conhecidos (por viajantes, pelo menos) pueblos de Antioquia.

Acho que essa foto linda do Discover Colombia vai dar uma noção melhor pra vocês:Jardin Colombia

Santa Fé acaba sendo muito mais visitada só por ser mais próxima, mas Jardín é coidiloco de bonito e definitivamente merece a visita de quem tá com mais tempo.

4. La Piedra del Peñol

No caminho pra Guatapé, pare em La Piedra del Peñol (fica um colado no outro), pra ver uma paisagem que todos os colombianos dizem ser a “mais bonita do mundo”.

Claro que esse “mais bonita do mundo” pode ser contestado por muitos, mas que é bonita, é.

subir-a-piedra-del-penol-em-dia-nublado-na-colombia
e isso aí foi num dia bem nublado e maisomeno

Não dá nem pra discutir que o lugar é lindo.

vista-da-piedra-del-penol-guatape-em-dia-nublado-avatar
Cara de esbudegadinha subindo La Piedra Del Peñol

Você pode subir cerca de 700 degraus pra ver essa beleza lá de cima, ou ver lá de baixo mesmo, que é tão bonito quanto. Não precisa subir não, se não quiser ou não puder.

photo875283312832260128
essa é a vista lá de baixo já

Essas fotos aí em cima foram tiradas num dia nublado e bem sem graça, então tenha em mente que se você for num dia de céu azul, em que esse azul reflete lindamente na água da represa, é possível que você tenha um colapso por ver algo tão bonito.

Pra ver mais detalhes, preços e como é a experiência de subir na pedra, tem um post completo aqui.

5. Villa de Leyva

De Bogotá, você pode ir pra Villa de Leyva, a um pouquinho mais de 3 horas de viagem da capital. Não vou escrever muito sobre. Se essa foto do Mario Carjaval não te convencer a ir imediatamente, nada mais convence:

procolombia_91
Villa de Leyva por Mario Carjaval

6. Cartagena

Cartagena é uma cidade de adjetivos como bagunçadona, linda, histórica, florida, musical, apavorantemente quente e animada.

É um destino daqueles bem cênicos, que se encaixam pra casais muito apaixonados, sabe? Não à toa muita gente casa ou passa a lua de mel por lá.

Olha esse clipe aqui do Ricky Martin (você vai ouvir bastante essa música dele em todo canto da Colômbia, aliás):

Foi gravado onde? Onde?! Em Cartagena!
Dá uma vontade doida de ir pra lá assistindo, não dá?

O único porém é que as praias de Cartagena não são bonitas, mas pegando um barquinho, a uma curta distância você ainda se esbalda em ilhas lindas de mar azul clarinho no caribe colombiano.

7. Santuário de las Lajas

O Santuário de las Lajas é outro destino pra lista tenho-que-ir na Colômbia – embora fique bem mais próximo de Quito, no Equador. Farei melhor do que escrever, vejam logo porque vocês deveriam ir:

melhores destinos na colombia o que fazer santuario de las lajas.JPG
é até meio difícil acreditar que algo bonito assim exista (foto da wikipedia)

8. San Andres

A Ilha San Andres é um dos destinos mais procurados no mar do caribe, e deve ter algum motivo pra isso.

Não sei precisar se são as águas de um azul bonito pra caramba, a tranquilidade do mar rasinho, a areia branquinha, o clima do lugar, ou coisas como essa foto aqui:

San Andrés Ilha
foto de colegioweb.com

Se possível, definitivamente evite o período de setembro a novembro (muita chuva e furacões pelo Caribe).

9. Caños Cristales

Caños Cristales é um rio colorido (mais especificamente de 5 cores), considerado o “mais bonito do mundo”. E fica onde? Lá na Colômbia também. Esse país é muito bem servido de lugar legal, ow. Tô falando.

“Mas como assim um rio de 5 cores?”

Sei que é dificil absorver essa informação porque um rio colorido já é estranho, quanto mais um que é quase um arco-íris, então vai um vídeo pra entender como é:

Dá vontade de ir agora, né?

10. Valle de Cocora

Pra chegar no Valle de Cocora (que é lindo de viver) o seu ponto de partida é Salento, uma cidadezinha que já valeria a viagem, de tão bonitinha, charmosa e colorida que é também.

Aliás, até aqui já deve ter dado pra notar que a Colômbia é cheia de coisas lindas coloridas: cidades coloridas, rios coloridos, casinhas coloridas, praias com um mar em diversos tons de azul. E essa é Salento:

lugares lindos para conhecer na colombia salento

Então esse tópico é um “2×1”: se puder, conheça Salento e o Vale de Cocora, porque os dois lugares valem a visita.

lugares mais bonitos da colombia para conhecer vale de cocora salento.jpg
foto pra te convencer

11. Parque Tayrona

O Parque Tayrona foi uma sugestão de uma leitora (Leticia, muito obrigada!) nos comentários aqui embaixo (mais um motivo pra amar os comentários de vocês). Ela mora na Colômbia e me abriu os olhos pra existência desse lugar tão lindo, que babei vendo as fotos e agora compartilho a baba e vontade de conhecer com você:

lugares mais lindos da colombia para conhecer parque tayrona
Minha Nossa Senhora (foto: pixabay)

Pra chegar no Parque Tayrona, você vai ter que ir pra Santa Marta primeiro. Ele fica pertinho de Santa Marta, dá pra ir de ônibus pra lá.

Vários hotéis e albergues em Santa Marta oferecem passeios e transfers privados pro Parque Tayrona também. Você já pode ver opções de hotéis e hostels em Santa Marta nessa lista aqui se quiser.

12. Catedral de Sal de Zipaquirá

Uma Catedral de sal. Pronto. Isso é motivo suficiente pra querer conhecer. Mas além disso ela é bem bonita e fica a uma distância não tão grande de Bogotá (aproveita e já lê o relato onde contei as primeiras impressões sobre Bogotá aqui, que cê já pode aproveitar umas dicas), o que te permite um passeio bate-e-volta pra lá.

lugares para conhecer na colombia catedral de sal zipaquira.jpg

E falando em Bogotá, aliás, a capital só não entrou aqui na lista porque é uma cidade que todo mundo acaba conhecendo de toda forma na Colômbia, eu nem preciso sugerir, já que a maioria dos vôos passam por lá.

E porque infelizmente não gostei tanto, como falei no relato, mas aí é questão de gosto. Muita gente ama.

Mas se você estiver indo pra lá, compartilhei aqui o guia sobre os melhores (e piores) bairros pra se hospedar em Bogotá.

13. Medellín

Medellín merece uma citação aqui porque conquistou totalmente meu coração, mesmo parecendo pra muitos só “uma cidade grande sem nada demais”.

medellin-sendo-linda

E essa visão não poderia estar mais equivocada.

Primeiro, porque boa parte dos destinos citados aqui tiveram Medellín como ponto de partida. A cidade é rodeada de outras cidades adoráveis, então você já deveria ir, mesmo que seja pra mal ficar lá (eu mesma acabei indo só com a intenção de viajar pra outros lugares dali, inclusive, mas me surpreendi com Medellín).

Depois, o clima é delicioso o ano inteiro.

Enquanto pra outros destinos você tem que escolher um período do ano que não seja problemático pra ir, em Medellín qualquer época é uma boa época. A cidade recebeu o título totalmente justo de “ciudad de la eterna primavera“. Pensa num lugar de clima tão agradável que você nunca sente calor, nem frio demais, e pra dormir é como se tivesse um “ar condicionado natural”.

Medellín, uma das cidades lindas para conhecer na Colômbia
Pueblito Paisa (falei mais sobre esse chuchuzinho de lugar aqui, nessa lista de o que fazer em Medellín)

Pra finalizar, lá tem um povo tocantemente amável e muita coisa maneiríssima pra fazer, desde se esbaldar com dinossauros no Parque Explora (baita passeio interessante), a dançar todos os dias da semana se você quiser no Parque Lleras, ou curtir o sossego e ruas arborizadas e gostosas em Laureles, conhecer o grandão do Parque Arví, passear de metrocable, contemplar as esculturas de Botero doadas pelo próprio à cidade natal dele, e comer muito bem a preços muito bons.

Se alguém duvidar do tanto que me apaixonei pela cidade, tem toda uma análise gigante/declaração de amor aqui e mais detalhes sobre a experiência lá também.

E se eu te convenci, nesse vídeo aqui dei 6 dicas de viagem de Medellín:

Essa cidade foi a que levou a medalha de ouro mesmo no meu coração (não à toa foi a que mereceu mais parágrafos nesse post) e pode confiar que ela merece sua visita e seu olhar com carinho.

Faltou alguma outra cidade bacana da Colômbia?

Como eu disse antes, a verdade é que a Colômbia certamente deve ter muito mais de 13 cidades/lugares bacanas pra conhecer. Talvez tenha uns 4.578.

Por isso quem quiser acrescentar (ou reclamar “ESSE LUGAR NEM É TÃO LEGAL”) nos comentários, fica à vontade! Qualquer dúvida pode mandar também. E querendo ler mais, aqui tem uma compilação de todos os posts sobre esse país sensacional.

E você já seguiu nossa página no facebook?

27 comentários sobre “13 lugares lindos que você pode conhecer na Colômbia

  1. Como não conheço a Colômbia só tenho uma alternativa entre os 780 possiveis motivos e os 10 ora listados: ir. Sempre o relato chega com um texto que flui com muito talento, sensibilidade, informação, bom humor e naturalidade. O meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Coincidência, estou indo à Colômbia agora em outubro, vejo suas dicas aqui, e me surpreendo com seu apelido de Ornitorrinca, pois reservei um hostel em Bogotá chamado Casa Platypus, que, pra quem não sabe quer dizer ornitorrinco…

        Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde! Tem a Ilha de Providência, cujo acesso se dá a partir de San Andrés. É uma aventura chegar lá, mas vale a pena. De avião, é uma ventania que parece que vai arremessar o avião ( disseram e não tive oportunidade de verificar) e, de barco, me senti sentada num touro mecânico por 4 hs… Tem que usar cinto de segurança e tomar remédio para embarcar. Eu tomei o nosso dramin e acho que fui a única a não passar mal.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olá… Como seria melhor: Bogotá # Medellín # Cartagena # San Andrés ou Bogotá # Cartagena # San Andrés # Medellín. E quantos dias devo reservar para cada cidade? Obrigado e Parabéns… Você transitou dentro do país de ônibus ou avião?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Fausto, obrigada pelo comentário! Eu transitei de avião, e recomendo fazer o mesmo! Apesar das cidades serem próximas, quando você vai de ônibus leva muito mais tempo, porque tem muitas montanhas no caminho… Então se de Bogotá pra Medellín leva uns 20 minutos de avião, de ônibus leva umas 9 horas! É um tempo precioso pra curtir a cidade, que acho não vale a economia (até porque tem promoções muito boas pela “Viva Colômbia”, e você consegue fazer voos bem econômicos!). Se você quiser fazer a viagem por ordem de “destinos cada vez mais agradáveis”, eu recomendaria colocar Bogotá primeiro, depois Medellín (mas aí é questão de gosto!), e depois Cartagena+San Andrés porque são bem próximos, e vôos desses 3 lugares pro outro são um pouco mais baratos! Olhando no mapa, em relação de proximidade, seria realmente Bogotá – Medellín – Cartagena – San Andrés! E a questão do tempo eu diria pra você escolher de acordo com o destino que mais te encantar! Eu me apaixonei por Medellín e quis passar mais tempo lá! Não me arrependo (me arrependo de não ter passado mais tempo ainda… Hahaha). Pensa em qual desses destinos você se imagina mais, tá mais ansioso pra conhecer e quer aproveitar com mais calma, e seleciona uma parte maior da viagem pra ele. Quando decidir me conta como foi!

      Curtir

  3. Amei as dicas. Estou com viagem marcada para final de novembro e pelos dias que vou ficar estou em uma dúvida cruel entre fazer Bogotá- Cartagena – San Andres ou Bogotá – Medellin – Cartagena. Qual sua opinião? Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada pelo comentário, Fernanda!! Feliz que as dicas foram úteis! Essa sua dúvida é realmente difícil, eu não conseguiria optar também… Amo Medellín, e San Andres é um paraíso colombiano que encaixa bem com Cartagena, e a escolha mais certeira se você gosta de praias paradisíacas… Se houvesse a possibilidade, faria Medellín, Cartagena e San Andres, ficando menos tempo (ou nenhum tempo) em Bogotá, hahahaha MAAAS é questão de gosto mesmo, tem gente que ama Bogotá e pode considerar essa sugestão uma heresia! hahahha quando decidir me conta, hein, tô curiosa!!!

      Curtir

  4. Quanto delicia de lugar juntos!
    Moro na Colombia há dois anos e poderia citar alguns lugares especiais de lindos, como: Santa Marta, Parque Tayrona, Nevada de Santa Marta, Bucaramanga, Barichara, San Gil, Barranquilla, Cali, Pasto e mais um montao de lugares lindos e inesqueciveis.

    Amei ler tantas coisas lindas sobre esse lugar tao maravilhoso e especial.

    Quanto tiver uma outra oportunidade conheca um poucos mais desses lugares que citei acima.

    Beijos especial.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que comentário mais lindo, Leticia, muuuito obrigada! Enriqueceu muito o post! Quero ir em TODOS esses lugares da Colômbia (em especial Parque Tayrona), tô ferrada pra dar conta de tudo! hahahaha
      Volte sempre por aqui e obrigada pela leitura e as dicas preciosas! Beijão!

      Curtir

Deixe um comentário