10 detalhes adoráveis de Guatapé, a cidade mais colorida da Colômbia (Como chegar, o que fazer e quanto custa o bate-e-volta)

Guatapé é um pueblito da Colômbia que se não for o mais colorido do mundo, tá quase lá.

Comentei sobre essa cidadezinha e seus habitantes serem terrivelmente adoráveis no post sobre a experiência de subir La Piedra Del Peñol. Mas a gente já tá cansado de saber que “uma imagem vale mais que mil palavras”, então vou tentar mostrar pra vocês como Guatapé é adorável por fotos mesmo. De bônus, também conto como chegar, o que fazer em Guatapé, quanto custa o bate e volta de Medellín e mais um monte de coisa.

Aqui cabe dizer que essas fotos foram tiradas de celular, e cabe mais ainda contar que meu celular é bem furreca, daqueles que travam com frequência, a memória tá sempre enchendo e a câmera nem tem flash, dentre outras coisas (“você é masoquista?” – Não, eu abdico de atualizar celular com frequência pra viajar mais).

Então se alguma foto saiu legal, a culpa é toda da cidade!

Bora:

10 detalhes encantadores de Guatapé

1. Detalhes de flores pra todo cantinho que se olha em Guatapé, e um cenário incrivelmente colorido até num dia nublado e “fueim” desse aí

ruas-coloridas-guatape-colombia-proximo-a-medellin-turismo
aposto que o diálogo do casal ali é “lindo dia hoje, não, dona Jurema?”, “na verdade tá horrível o dia, Jorge, que cê tá falando, Guatapé que é linda mesmo”

2. Cachorros dormindo tranquilamente nas ruas de Guatapé, e que de bônus combinam com desenhos na parede

o que fazer em Guatapé?

se eu pudesse adotava tudo (se você morar na Colômbia ou puder, esse vive pela plaza principal de Guatapé)

3. Senhores caminhando de poncho pelas ruas coloridas de Guatapé, que saem na sua foto e ajudam a embelezá-la ainda mais

ruas-coloridas-de-guatape-na-colombia-7
eu realmente queria muito poder agradecer a esse senhor por ter dado toda a graça da foto

4. Um cenário que prova (de novo) que Guatapé é deslumbrantemente colorida até em dia nublado

ruas-coloridas-de-guatape-colombia-turismo
aaughh, é bonito demais!!!

5. Caminhando nas ruas coloridas de Guatapé você vai encontrar amigos incrivelmente dóceis (e leais, e possivelmente os melhores amigos que alguém pode fazer na vida)

o que fazer em Guatapé? Quanto custa? Como chegar?
prapare-se pra eventuais ataques de petit em Guatapé

6. Essa escada que… ow, olha essa escada!!!

escadarias-e-ruas-coloridas-em-guatape-colombia

7. Essa igreja que… ow, olha essa igreja!!!

como chegar em guatapé?

8. Ruas que rendem foto bonita até com um céu muito do sem graça desse

ruas-coloridas-de-guatape-colombia
é muita cor, meu Deus

9. Amigos que vem te dar as boas-vindas e pedir um carinho

10. Esse outro habitante adorável de Guatapé caminhando determinadíssimo pelas ruas

cao-lindo-nas-ruas-lindas-e-coloridas-do-pueblito-guatape
foi bem difícil escolher só 10, tô me sentindo até mal por ter excluído outras

E se as fotos te convenceram a ir, vamo ao que interessa:

Como chegar em Guatapé?

O ponto de partida é Medellín (que todo mundo tá cansado de saber que é meu novo grande amor), e a viagem é bem tranquila e rapidinha (já abre em outra aba pra ler depois daqui: O que fazer (e o que NÃO fazer) em Medellín? Passeios gratuitos (ou BEM baratos) e opções de bate-e-volta da cidade).

Vá ao Terminal Norte, e descendo as escadas/elevador você vai ver muitos guichês que vendem passagens pra Guatapé a bons preços (podem variar de companhia pra companhia, mas dificilmente passam de 15.000 pesos).

Se você pretende subir a Piedra Del Peñol também, eu definitivamente recomendo que você compre passagem pra “La Piedra”, e não Guatapé, pelos motivos que expliquei no post sobre o mirante.

Dá pra ir pra La Piedra primeiro e depois pra Guatapé de tuk-tuk, de boa.

tuk-tuk-em-guatape-destinos-lindos-na-colombia
“muito prazer, eu sou o tuk tuk de Guatapé, seu principal meio de transporte”

O trajeto Medellín -> Guatapé/La Piedra de ônibus leva mais ou menos duas horas (demora um pouquinho mais que a viagem pra Santa Fé de Antioquia, se você já tiver ido e quiser um parâmetro).

O que fazer em Guatapé?

Acho que nem precisaria listar nada: a graciosidade da cidade (E OS CÃES!) por si só já é um belo “o que fazer em Guatapé”.

Mas dá pra fazer tirolesa também, passeio de barco, passeio de helicóptero, jet ski, comer bem pagando pouco, e mais um monte de coisa. Leve dinheiro, porque muitos lugares não aceitam cartão lá.

E um detalhe bacana é que pelo que notei Guatapé tem piso tátil em várias partes pra ajudar os cegos e deficientes visuais a caminharem pela cidade. Pelo visto não é só Medellín, mas Antioquia em geral que tem consideração pelo próximo (você pode ler mais sobre isso em Os motivos pra conhecer Medellín, a deliciosinha).

Onde comer (e quanto custam as refeições) em Guatapé?

Falei ali em cima que dá pra “comer bem pagando pouco”, então vou ser um pouco mais específica sobre isso e passar pra vocês a média de preço desses restaurantes que se concentram ali pela pracinha principal de Guatapé.

Se você for chegado em peixe, as “bandejas con pescado” lá custam mais ou menos 14.000/15.000 pesos. Já as “parrillas” custam de 11.000 a 14.000 pesos. As de carne costumam vir acompanhadas de batata à francesa e salada, e as de peixe vem acompanhadas de salada e patacón.

Daí você pode estar se perguntando o que raios é patacón, então: é uma banana verde “à francesa”- e no caso do restaurante em que experimentei, infelizmente tava bem dura e fueim. Então só não crie muita expectativa em cima desse patacón aí, que eu criei e me frustrei. A tilápia, no entanto, é bem gostosa (e o feijão colombiano é incrível, sempre), e essas parrillas costumam ser fartas pra caramba.

Pra beber, uma limonada custa uns 3.000 pesos, e os sucos lá variam um pouco de preço se você pedir com leite (fica tão gostosinho com leite!) ou sem. Tem outras opções de bebida, e a maioria não passava de 4.000 pesos (isso no final de 2016).

Infelizmente não lembro de ter visto opções vegetarianas nos cardápios pra colocar aqui.

Como é o clima em Guatapé?

Em outubro lá tava bem gostosinho: um friozinho suave. E pelo que o pessoal de Medellín comenta, o clima em Guatapé sempre costuma ser um pouquinho mais frio que Medellín.

Ou seja, em todo caso, “leva um casaquinho”.

Qualquer outra dúvida ou críticas de “QUE DESPERDÍCIO UMA CIDADE TÃO BONITA SAIR EM FOTOS TÃO RUINS COM ESSE SEU CELULAR FURRECA” fiquem à vontade nos comentários.

Pra ler mais relatos e dicas sobre a Colômbia, tem um compilado aqui.


Pra ver mais fotos e dicas de Guatapé, da Colômbia e da América latina, segue o 1 viagem, 2 visões no instagram e no facebook!

E quinta que vem acho que sai um post sobre o que fazer em Lima (digo “acho”, porque vai que eu piro e decido escrever sobre receitas coreanas, sei lá)…

16 comentários sobre “10 detalhes adoráveis de Guatapé, a cidade mais colorida da Colômbia (Como chegar, o que fazer e quanto custa o bate-e-volta)

    1. Oi, Clayr! Feliz de saber que as informações foram úteis! Da última vez em que fui, era lá pras 18:00, 18:30, a saída do último ônibus de Guatapé pra Medellín, e dava pra comprar na hora sim. Escrevi um pouquinho mais sobre isso no final do post sobre La Piedra del Peñol, espero que te ajude: https://1viagem2visoes.com/2016/11/03/vale-a-pena-subir-la-piedra-del-penol-na-colombia/
      Muito obrigada pela leitura e comentário, e boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário