Santa Fé de Antioquia: cheguei num vulcão e não sabia

Palavras não podem definir como Santa Fé de Antioquia é quente. Tanto não podem, que sempre que eu comentava com qualquer pessoa na Colômbia que tava pensando em ir pra Santa Fé, elas imediatamente soltavam um “UHH, SANTA FÉ?! MUY CALIENTE!!!”, mas essas palavras não me deram a menor noção do que me esperava, e eu nem dei bola.

Pensei “que mané muy caliente, sou cria do Rio de Janeiro / Salvador“, e fui tranquilona.

plaza-em-santa-fe-de-antioquia-pueblo-da-colombia-1
uma das pracinhas em Santa Fé

Mas assim que cheguei lá, senti aquele bafo assustadoramente quente na minha cara e aquele sol sem vergonhíssimo torrando minha cabeça, deu vontade de dar meia volta, fugir e ir correndo pra minha Medellín (me apaixonei por Medellín e agora tô íntima chamando de “minha”)que tem o clima incrivelmente agradável o ano todo – chega a ser covardia comparar.

plaza-de-santa-fe-de-antioquia-pueblito-quente-da-colombia
reação ao chegar – aqui tem mais fotos da minha cara chegando lá

Se Medellín é a “ciudad de la eterna primavera”, podem anotar que Santa Fé de Antioquia é o “pueblo del eterno verano infernal dentro del volcán”. Ainda vão atribuir esse título pra lá qualquer dia, aguardem.

Agora depois de mais de 10 linhas reclamando, vamos falar bem de lá, porque tem bastante coisa pra falar bem.

O que fazer em Santa Fé de Antioquia?

Pra começar, se você é fãzasso de cidades coloniais, em especial Tiradentes e Ouro Preto, definitivamente vai valer a pena conhecer Santa Fé.

pueblos-da-colombia-santa-fe-de-antioquia-a-um-bate-e-volta-de-medellin

Lá foi a capital de Antioquia até 1826 (não decorei essa data, acabei de ler no google), e é considerado um monumento nacional, e por muitas pessoas um dos pueblos mais bonitos da Colômbia.

O centro de Santa Fé parece totalmente intocado pelo tempo –  quer dizer, tem carros de som lá tocando funk do Rio de Janeiro, o que é bem “tocado pelo tempo”, mas fora isso, ela se mantém exatamente como era há séculos atrás.

Sobre o funk, é sério, quando eu cheguei na praça principal tava tocando “Passinho do volante”.

Mais especificamente na parte “girando, girando, girando prum lado, girando, girando, girando pro outro, no passinho do volante quero ver o baile todo”. Gostei de pensar que era a cidade dando as boas vindas pros cariocas chegando lá e fiquei prosa.

santa-fe-de-antioquia-colombia-nublada-e-ainda-assim-muito-quente

Além de ser muito charmosinha, conservada e ter várias ruazinhas com potencial pra render fotos lindas (mas a gente sai suando, com cara de sofrido e cabelo oleoso em todas as fotos, infelizmente), a cidade fica bem perto de Medellín, e a viagem sai ridiculamente barata.

Acho que foi 9.000 pesos pra ir (e cobram um pouco mais caro pra voltar, mas bem pouco mesmo, tipo 10.000 ou 12.000 pesos). Vou reunir as “informações úteis” de como chegar na cidade mais pro fim do texto, que agora quero continuar falando dela, aguenta aí (ou pula pro final se não quiser spoiler de como é lá).

rua-de-santa-fe-de-antioquia-colombia

Santa Fé tem uma vantagem em relação às cidades coloniais mineiras em termos de acessibilidade: o chão NÃO É TÃO RUIM PRA CAMINHAR. O chão da cidade é de pedrinhas e tem um leve desnível, sim, mas não é tão assassino.

Essa questão de chão de pedras desniveladas pode até ser interessante, por significar que a cidade não foi descaracterizada, mas garantir o direito de todas as pessoas se movimentarem numa cidade é mais necessário do que a “caracterização de um lugar”.
Se parar pra pensar, faz muito pouco sentido valorizar um piso totalmente desnivelado por questões estéticas e históricas, em detrimento de pessoas com dificuldade de locomoção, que muitas vezes vivem na cidade e não podem sequer sair de casa direito, reféns de um “calçamento histórico”.

plaza-em-santa-fe-de-antioquia-pueblitos-da-colombia
Mas Santa Fé, como eu disse, tem o calçamento um pouco mais amigável… e rende visões (e fotos) bonitas em cada ruazinha que se vira, com aqueles vales ao fundo. Putz, aqueles vales ao fundo… Aliás, a Colômbia inteira é extremamente bem servida de pueblos com paisagens assim. Se tivesse um concurso de “país que mais tem pueblitos adoráveis com vales lindos ao fundo“, acho que ela levava o prêmio mesmo.

baloes-e-mickey-nas-ruas-de-santa-fe-de-antioquia-colombia
hehee

Você pode conhecer Santa Fé tanto num bate-e-volta, já que a viagem é rápida, quanto se hospedar por lá, se quiser curtir mais a tranquilidade e atmosfera do lugar.

Querendo um hotel, recomendo pegar um cêntrico, perto da plaza principal (ou nela mesmo), que aí você vai estar perto de absolutamente tudo que interessa na cidade.

Aqui tem a lista de opções, pra você buscar qual te interessa mais.

paisagens-em-santa-fe-de-antioquia

Um negócio importante: Santa Fé tem muitos cães na rua, e todos obviamente MORRENDO DE CALOR, então se puder, por favor, leve água na bolsa e uma tigelinha ou algo parecido, pra oferecer água pra eles, e seu lugar no céu vai estar garantido. Ninguém me deu um toque sobre isso, e eu fiquei tendo uma síncope por não ter como oferecer água pros cães sem ser jogando no chão, diretamente da garrafa (mas eles ficavam meio assustados quando eu virava a garrafinha no chão e saíam de perto :().

Pensando melhor, não precisa botar água na mochila não, esquece, porque a água fica fervendo quando você chega lá, então é melhor comprar uma gelada na cidade mesmo. Lembrei disso agora, eu mal conseguia beber a que levei, de tão quente que ficou.

plaza-principal-de-santa-fe-de-antioquia-colombia

No mais, só pega as roupas mais fresquinhas que você tiver, um prendedor de cabelo se for o caso (se reparar tô segurando o cabelo em 98% das fotos, esqueci do prendedor e não tava aguentando) passa protetor solar, e aproveita a beleza do pueblito!

Como chegar em Santa Fé de Antioquia?

Santa Fé fica bem pertinho de Medellín e você chega lá pegando um ônibus coloridinho, que em regra vai ficar tocando vallenato, rumba e reggaeton o trajeto todo – gostei bastante disso, é tão divertido, maaas caso te incomode/você queira dormir, leva um fone pra garantir.

Reparei que em viagens de manhã/noite eles diminuem o som no ônibus e fica bem baixinho, então não é nada que vá te incomodar mesmo. Não sei se é sempre assim, pode ser diferente em cada ônibus.
Mas eu sinceramente não recomendo dormir, viu, porque tem umas paisagens que achei tão bonitas no caminho…

Vá ao Terminal Norte em Medellín, desça 2 lances de escada (se não me engano…) e lá você vai encontrar vários guichês vendendo passagens pra Santa Fé a aproximadamente 9.000 pesos, com saídas a cada meia hora.

esturricada-de-calor-nas-ruas-do-pueblito-de-santa-fe-de-antioquia-colombia
“tô derretendo de tanto suar, espero que esteja disfarçando bem aqui pra foto”

A viagem tem uma quantidade considerável de curvas (sobe sobe soobe a seerra), mas não chegou a me enjoar, e se eu não enjoei, você também não vai, porque como já disse antes, eu sou praticamente a “boneca enjoadinha da estrela“, enjôo fácil em tudo que é viagem.

Você vai saber que tá chegando no destino quando seu ônibus começar a pular bastante. Quando vai chegando lá, o chão de terra faz o ônibus tremerrr.

ruas-de-santa-fe-de-antioquia-colombia-no-verao

Ah, lembrei que também tocou Só Pra Contrariar no ônibus. É bem interessante viajar num ônibus na Colômbia ouvindo “tô fazendo amor com outra pessooaaa… mas meu coraçãão vai ser pra sempre seeeu”.

Onde se hospedar em Santa Fé de Antioquia?

Querendo se hospedar (lembrando que dá perfeitamente pra fazer bate-e-volta), o principal é privilegiar um quarto com ar-condicionado ou pelo menos um ventilador potente e piso/paredes que isolem o calor. Deve ser realmente complicado dormir sem isso, dado o clima vulcânico da cidade.

E se você ler que o hotel/pousada/apartamento não tem água quente, nem se intimide e pode ir mesmo assim, porque lá a água deve ficar morna mesmo sem aquecimento.
Um hotel cêntrico, próximo a plaza principal, também é a melhor opção pra quem quer conhecer o pueblo.

pueblitos-na-colombia-santa-fe-de-antioquia-entardecer

“Mas e o airbnb?” Sempre recomendo airbnb com muita força aqui (e fico passando aquele convite pra quem quiser se inscrever e ganhar R$ 85 de desconto na próxima viagem *wink wink* – edit: agora é 130 de crédito!), só que Santa Fé de Antioquia infelizmente tem poucas opções de hospedagem pelo site (só 48 anúncios no total, considerando toda a cidade e também proximidades, da última vez que chequei), e os preços não são tão convidativos, já que a concorrência é baixa.

Além disso, acho que nesse caso ficar num apartamento tiraria bastante da experiência “colonial” da cidade, e você provavelmente vai lá pra isso.

Você pode ver mais umas opções legais de hotéis/pousadas aqui (lembrando que se você reservar seu hotel por esse link, você não paga nada a mais, e de bônus o 1 viagem, 2 visões ganha uma comissão, que me faz dar pulinhos daqui).

igreja-no-pueblo-santa-fe-de-antioquia-colombia
a cidade ferve nos fins de semana (sem trocadilho), especialmente no domingo, olha o tanto de carro

Qualquer dúvida/comentários de “AH VÁ, NEM É TÃO QUENTE ASSIM LÁ, LARGA DE SER EXAGERADA” podem mandar aí nos comentários (mas se for o segundo caso, eu não vou acreditar em você)!

E pra descobrir mais sobre Medellín e outras atrações lindas na Colômbia, é só checar aqui.

20 comentários sobre “Santa Fé de Antioquia: cheguei num vulcão e não sabia

    1. ahe8ae8 DUVIIIIDO! não, tô brincando, pior que já sofri de calor em Minas então acredito, lá tem um climinha abafado safado demais mesmo!
      Mas Santa Fé é nesse mesmo esquema de ser assustadoramente abafado, sabe? Bem esse “calor mineiro” aí mesmo!

      Curtir

  1. “Santa Fé tem muitos cães na rua, e todos obviamente MORRENDO DE CALOR, então se puder, por favor, leve água na bolsa e uma tigelinha ou algo parecido, pra oferecer água pra eles….” ❤ ❤ ❤

    É muito bom saber que pessoas como você existem no mundo. Quando for, levarei uma bolsa térmica cheia de cubos de gelo para dar pros cachorrinhos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário