5 sorveterias no Rio que valem a pena até no inverno – ainda que o Rio não tenha exatamente um inverno

Falar de sorvete nessas últimas semanas é quase uma subversão: tá um frio de lascar enquanto escrevo isso aqui, e nesse clima glacial acho que ninguém quer saber de tomar algo gelado.

Mas recentemente percebi que tomar sorvete no frio é uma ideia fenomenal: eles costumam estar na promoção, não vão mais derreter em 3 minutos na minha mão, as sorveterias não estão mais lotadas, e a gente nem precisa mais esperar naquelas filas que viram a esquina pra pedir uma casquinha em qualquer lugar.
Aproveitando que a humanidade finalmente descobriu que aquele papo de “tomar sorvete no frio faz mal” era mito, segue lista de algumas das sorveterias mais bacanas aqui do Rio.

Se você ainda tiver completo pavor de tomar sorvete no inverno, a lista vai continuar aí quando o calor voltar também. Vamo lá:

As melhores sorveterias do Rio:

1. Pra quem gosta de se esbaldar tomando sorvete artesanal, de todos os sabores possíveis, tem o Sorvete Alex, na quadra logo atrás do Copacabana Palace (ou seja, depois de conhecer o hotel, você pode só andar uma quadra e aproveitar pra tomar sorvete gostoso), que eu só conheci graças a um amigo, o Ricardo, e devo minha vida a ele por isso.

Lá tem os sabores mais inusitados, tipo damasco (recomendo), milho verde (também recomendo) e cereja (imagina se não vou recomendar), e os sorvetes são todos bons demais.

É uma sorveteria simples, pequena, bem caseira, e que tem tudo pra te deixar feliz da vida. Tanto, aliás, que no verão lá costuma estar assim:

12466082_1222071857807624_6517675564330523500_o
sorvete alex em dezembro (foto tirada daqui)

… o que só reforça que tomar sorvete no inverno é uma ótima ideia. Vai ter lugar pra sentar, não vai ter fila, e o sorvete vai demorar menos pra derreter na casquinha/copo/palito/sua mão toda.

Atualização: agora tem outra Sorvete Alex em Copacabana, na rua Barata Ribeiro, 589!

2. Já se o que você curte é gelato, a Bacio de Latte já é tão amada por todos os cariocas (aliás, por todos os seres humanos que provam aquele gelato) que nem precisava de menção aqui. Com ou sem recomendação, todo mundo vai parar lá (e depois volta,e depois vai de novo, e depois mais uma vez).

(Falando em coisas que cariocas amam, leia também as 6 formas de identificar um carioca na rua – que também serve como um “Guia de sobrevivência no Rio de Janeiro” pra quem for turista!)

Os preços na Bacio de Latte não são tãão convidativos, infelizmente, mas o gelato deles é realmente sensacional, com vários sabores caprichados, que tornam a tarefa de selecionar só alguns pra sugerir complicada. Simplesmente não consigo, então vão até lá e provem logo tudo.  

O único problema é gerado pela principal qualidade: lá tá quase sempre cheio ou com uma fila chata, já que todo mundo gosta.

Tem Bacio em vários shoppings do Rio de Janeiro e em Niterói. Alguns deles: Rio Sul, Barra Shopping, Shopping Leblon, e recentemente surgiu uma barraquinha no primeiro andar do Botafogo Praia Shopping (que inclusive citei nessa lista aqui de passeios gostosos e tranquilinhos no Rio de Janeiro) .

3. Continuando no campo dos gelatos, tem uma gelateria italiana bem pertinho da Sorvete Alex aliás (acho que até na mesma calçada) com uma pegada diferente, decoração muito charmosinha e tudo lá é feito na hora, a Gelato Mio.

Lá você vai pra ver a magia do gelato sendo feito “ao vivo” (eles ficam lá giraaando, e eu fico hipnotizada feito cachorro olhando assador de frango giratório) com ingredientes fresquinhos, ou pra tomar um cafézinho caprichado num ambiente agradável – entre outras coisas gostosas que eles oferecem.

Tem opções de gelato como Nutella e Pistache (recomendo). Quem me apresentou esse foi um amigo, o Pedro (que se apaixonou pelo gelato de Zabaione). Brigada, Pedro!

13087195_1323202747709369_755447789421955142_o
lá é bonitinho à beça (foto roubada daqui)

4. Se o que você gosta é de ostentação mesmo, tipo encher um pote de sorvete, jujuba, calda, paçoca, marshmallow, canudinho de biscoito e passar mal de tanto açúcar no sangue depois, na Av. Nossa Senhora de Copacabana tem uma sorveteria self-service, a Sorvetes Ally. Atualmente ela tá com uma promoção bacana no Peixe Urbano, de 50% de desconto, vê  no site (se não achar é porque provavelmente acabou).

 

5. Já se você é chegado só em paleta, eu nem sei por onde começar a listar, porque tem paleteria demais pelo Rio.

Selecionar uma é difícil mas vou ficar com a Paletize, que eu e Ricardo descobrimos dia desses e foi uma baita surpresa. Sério, lá tem paleta de (respira fundo): Kinder Ovo, Oreo, Kit Kat, Ovomaltine, Ninho trufado, Ferrero Rocher, Prestígio e muitos outros sabores, dos mais incríveis possíveis – até alguns que a gente achava que não eram possíveis.

Lembro que a primeira que experimentei lá foi de Ninho Trufado, e quando dei a primeira mordida, fechei os olhos, suspirei e quase desmaiei numa catarse só de emoção boa.
Nunca vou esquecer. Andar nas ruas numa tardezinha de sol fraco, com uma paleta sensacional na mão e pensando “meu Deus, a vida é boa”.

A primeira do Ricardo foi de Prestígio, e ele igualmente teve uma epifania na primeira mordida. A gente ficou lá dividindo as paletas um com o outro (porque não conseguia decidir qual era a melhor) e pensando na beleza de se viver e ter a oportunidade de tomar um treco tão bom.

EDIT MUITO TRISTE: Fomos tentar voltar na Paletize esses dias, e parece que o lugar fechou! 😐 Depois a gente seleciona outra Paleteria pra citar aqui.

Menção honrosa: Um tempo atrás eu e uma amiga muito querida nos deparamos com esse chamariz fabuloso de uma gelateria:

ju-eu-e-squirtle

Provamos uns sabores lá e achamos bem gostosos, mas não o suficiente pra formar opinião (“I’LL BE BACK”). De qualquer forma fica os parabéns pra ideia da propaganda, e pra quem fez o desenho muito bem feito de um Squirtle tomando sorvete.

E termina aqui a lista, TADÁ. Quem se interessar por alguma é só clicar no nome, que linka pra página e tem o horário de funcionamento e endereço (a maioria listada aí é em Copacabana), além de umas fotos dos sorvetes pra passar vontade.

Quem quiser mais dica do Rio pode conferir também a lista de 10 passeios muito gostosos e tranquilinhos na cidade (e não deixa de ler o Guia de sobrevivência do Rio de Janeiro antes de vir!)

7 comentários sobre “5 sorveterias no Rio que valem a pena até no inverno – ainda que o Rio não tenha exatamente um inverno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s